Os benefícios do suor para o seu corpo

Ok, estar suado não é uma das melhores sensações do mundo, mas é algo natural que acontece sempre que aquele verão chega e estamos andando na rua, depois de se exercitar, ou depois de ficar dentro do bar abafado. E, embora a sensação e o cheiro possam não ser os mais agradáveis, o suor pode trazer muitos benefícios pro seu corpo sabia? Quer saber porquê? Então continua lendo abaixo:

#1 Ele é nosso sistema de ventilação

Isso não é novidade mas, só para que já comecem a mudar de ideia sobre o suor, é importante saber que ele existe para controlar nossa temperatura corporal, para que esteja em equilíbrio com a temperatura ambiente. Suamos quando estamos muito quentes e a evaporação do suor faz com que nossa temperatura corporal diminua, evitando que a gente derreta de dentro pra fora e coisas assim (não exatamente desse jeito, mas você entendeu. Ele é importante).

#2 Ele te acalma

Justamente por que ajuda a resfriar o corpo, o suor ajuda em momentos de estresse. Claro que se exercitar faz 90% do trabalho quando você está nervoso ou teve um dia ruim, mas o suor ajuda ao resfriar o corpo e te dar uma sensação de alívio, que acalma bastante.

#3 Ele ajuda em dias de dificuldade

Não somente água, o suor também elimina do corpo algumas substâncias do sangue, como o sal, e toxinas. Por isso, quando tomamos aquele shot de tequila a mais (ou passamos o nível recomendado em 3 garrafas de cerveja) você pode tomar água, mas também pode fazer alguns exercícios aeróbicos que vão te fazer suar e retornar aos poucos a sobriedade. Além disso, ele também ajuda a reidratar a sua pele que ficou seca por causa do álcool ingerido. Quem diria ein.

#4 Ele te mantém jovem

Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas, estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele. Ou seja, não só ele pode te ajudar a ter um rostinho jovem, como torna a cicatrização de machucados e cortes mais eficiente.

#5 É remédio também

Além de tudo isso, o suor ainda te protege de bactérias que você nem mesmo vê que estão em você. Como assim? Explicamos: o suor é antibiótico. Ele é um fluido corpóreo natural que carrega um antibiótico natural chamado Dermicin, responsável por destruir bactérias na superfície da pele. E isso é muito legal.

#6 O suor ajuda sua pele

Se pensarmos que a grande maioria das pessoas que têm a pele oleosa sofrem com maior número de espinhas e cravos, pode parecer contraditório que o suor evite a acne. Mas, se pensarmos que o suor não é o causador de uma pele oleosa, afinal, todo mundo sua, faz sentido que, ao suarmos, os poros se abram e fiquem menos sujeitos a serem obstruídos, o que diminui a chance de cravos e espinhas.

E aí? Pelo menos agora o caminho da academia até o chuveiro mais próximo vai ser um pouco mais confortável sabendo que estamos ajudando nosso corpo, né não? Ou pelo menos a gente tenta enganar o cérebro que sim.

Lembrando que o suor é positivo, mas não deve ser em quantidades muito grandes! Dá uma olhada AQUI para ver como acabar com o suor excessivo.