As olimpíadas estão chegando ao fim, e por diversos motivos essa vai entrar para história com uma das mais emocionantes e diferentes que já presenciamos. Além do fato de ter ocorrido um ano após o planejado, devido a pandemia, tivemos outros fatos inéditos, como países ganhando medalhas em modalidades que ainda não tinham conquistado e, é claro, a inclusão de dois esportes inéditos na edição: o skate e surfe!
Já comentamos aqui um pouco sobre esses esportes radicais, mas o assunto hoje vai um pouco mais além: os mais atentos devem ter notado que o skate, até por ser novidade, teve algumas peculiaridades não vistas em outros esportes. Nesta matéria queremos contar um pouco mais sobre isso, além de falar mais do nosso universo de moda e estilo masculino, falando dos uniformes únicos que vimos durante os jogos.
Bora lá?
As Diferentes Modalidades nos Jogos
Uma das características da categoria de skate foi a presença de duas diferentes modalidades: skate street e skate park. Não sabe a diferença entre elas? A gente te conta, fica tranquilo:
O skate street, que nos rendeu prata com Kelvin Hoefler, nos dá a dica em seu nome de como funciona: com uma pista bastante inspirada em elementos presentes nas ruas de uma cidade, os skatistas usam corrimões, escadas e rampas para executar suas manobras e reunir o máximo possível de pontos, dados por uma comissão técnica especializada. É uma modalidade que muitos praticantes do esporte já participaram, já que está bastante atrelada a cultura do skate e é extremamente democrática no acesso (afinal estimula os atletas a usarem tudo disponível no espaço para executar manobras complexas e impressionantes).
Já o skate park conta com uma arena diferente, que lembra uma piscina, chamada de arena “bowl”, que pode ter paredes de até 4 metros. Além disso ainda existem os half pipes, arenas em formato de “U” que permitem aos skatistas fazerem manobras aéreas com mais liberdade, além de manter o ritmo da performance. Alguns elementos do street podem aparecer, como corrimões, mas a grande sacada do park são as pistas mais angulosas e profundas. Essas características tornam o streetpark bem diverso, versátil e democrático, já que pegam vários elementos de outras modalidades e os inclui num só parque. A final masculina dessa modalidade já ocorreu e nos trouxe prata com Pedro Barros!
Música nas pistas
Os mais atentos devem ter notado também que alguns atletas usavam fones de ouvido durante suas baterias, algo um tanto incomum para competições desse tipo. O porquê pode ser bem mais simples do que parece: diferente de categorias coletivas em que precisa haver bastante comunicação com o time ou a direção técnica, o skate exige uma concentração mais centralizada internamente, fazendo com que o skatista até se beneficie da música para entrar no estado mental necessário para as manobras.
O americano Jagger Eaton, medalhista de bronze da modalidade street, conta que ouviu rap e country durante toda a sua participação do evento, até para alcançar a agressividade que foi sua marca registrada na competição.
Hoefler também usou os fones, mas durante muito tempo eles estavam silenciosos, combinando com a vibe mais quieta e introvertida do atleta.
Uniforme Personalizado dos Skatistas
Uma das principais curiosidades que surgiu com a categoria do skate, ainda mais pelos fãs de moda masculina, foi na variedade de uniformes dentro de uma mesma seleção das diversas confederações. Para você ter uma ideia, os skatistas do Brasil receberam kits confeccionados pela Nike com mais de 40 peças, que iam de camisas a bonés e tênis.
Isso, segundo o presidente da CBSk, Eduardo Musa, tinha um motivo claro:
“Nossa grande preocupação era atender a todas as possibilidades já que, no skate, a escolha da roupa diz muito sobre a personalidade e estilo de cada skatista”, comentou.
Se engana quem pensa que isso é uma característica apenas do Brasil: a própria categoria de Skate tem como cultura a flexibilidade e personalização de cada atleta. Daí a explicação para todo esse esforço, tanto dos organizadores do evento quanto da nike e seus designers, de oferecer uma vasta gama de opções para cada atleta poder se expressar da forma que considera a melhor de acordo com seu estilo.
Legal pontuar que os uniformes estarão disponíveis para compra no Brasil num futuro próximo, então entusiastas do skate e moda podem esperar ansiosos por esse momento.
Quer saber de outro esporte bastante conhecido pelos uniformes? É o basquete! E nele é fácil de notar que dentro e fora dos campos os jogadores são mestres no estilo, dá uma olhada no vídeo abaixo!
Bom, eram essas as curiosidades que mais geraram dúvidas durante os jogos olímpicos, e resolvemos trazê-las para você para, na próxima edição, estar mais por dentro dessa novidade que claramente chegou para ficar! E se você quer estar ainda mais preparado, tanto no conhecimento quanto na aparência, precisa conhecer a Men’s Market!
A Men’s Market é uma empresa reconhecida nacionalmente por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.
As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.
Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.
→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←
E aqui no Blog da Men’s você vai conferir diversas matérias sobre o cuidado pessoal masculino, indo de dicas para corte de barba até tipos de treino para ganho de massa! Dê uma olhada nessas opções:
Pelos da barba caindo: Possíveis causas e como prevenir!
Como deixar o rosto quadrado com a barba: passo a passo
O estilo de 4 jogadores da Copa América para você conferir
Como se vestir bem no inverno? 7 dicas de moda masculina
O Estilo de 6 Jogadores da Eurocopa