Harmonização Facial: o que é, contra indicações e famosos que fizeram!

Ultimamente na mídia temos visto muitos casos de famosos apostando nos procedimentos estéticos para mudarem a aparência e alcançarem um efeito de rejuvenescimento. Em alguns casos esses procedimentos não são muito bem recebidos, até pela diferença notável que acabamos percebendo, mas também vemos vários casos de famosos que fizeram sucesso e agradaram com esses processos.

Hoje queremos falar mais sobre a harmonização facial, que tem dado o que falar, com alguns criticando e tendo suas ressalvas com o resultado, e outros empolgados com essa nova tendência e a transformação que pode trazer para o rosto. Bora lá?

O que é harmonização facial?

A harmonização facial consiste em um conjunto de procedimentos estéticos, em sua maioria não cirúrgicos, que visa usar os traços naturais do rosto como base para uma modificação das características. Isso pode consistir em tentar “corrigir imperfeições” ou realçar traços considerados positivos no rosto com a ajuda desses procedimentos.

Claro que essas decisões não são feitas unicamente pelo médico responsável, tendo sempre a opinião e vontade do paciente como base para se entender o que se deseja ser mudado e o que é possível ser mudado.

Muitas clínicas realizam, bem antes de se entender os processos que serão adotados, realizar uma análise dos traços faciais do paciente, para que se identifique fatores como simetria e assimetria, áreas com caimento, procedimentos estéticos já realizados e, numa forma geral, o quanto esse rosto “precisará ser harmonizado”.

Dentre os procedimentos mais comuns que são adotados durante uma harmonização facial, temos:

Preenchimento facial para eliminar linhas de expressão ou outros locais que se julga “faltantes de volume”, como acontece com os lábios, maçãs do rosto, enfim;

Alongamento, definição ou aumento do ângulo do maxilar;

Tratamento de pele, acom a aplicação de agentes que suavizam linhas e texturas, clareiam manchas e modificam a aparência;

Modelação do nariz, podendo atenuar a ponta, trabalhar a simetria ou diminuir traços como tamanho e formato das narinas (ainda sem procedimentos cirúrgicos);

Remoção de uma parte da gordura do pescoço (a papada), cuidando de queixo duplo e redefinindo o contorno do rosto;

Uso de fios de sustentação para minimizar a queda dos tecidos do rosto; 

Retirada da Bola de Bichat (uma porção de gordura presente na lateral do rosto, também chamado de bichectomia. Esse é um procedimento cirúrgico e que deve ser adotado com muito cuidado! 

A maioria desses procedimentos usam ácidos naturais e bioestimuladores para promover esse preenchimento ou redução no rosto, permitindo ao médico “moldar o formato e contorno para chegar nessa aparência mais “harmoniosa”. Essas substâncias são absorvíveis, biodegradáveis e compatíveis com o corpo humano, o que dá maior segurança para o processo. 

Indicações e contra indicações da harmonização facial

Como todo procedimento, estético ou não, cirúrgico ou não, alguns cuidados devem ser tomados para garantir que nada saia fora do esperado e não tenha risco para o paciente.

Quanto à indicação, tanto homens quanto mulheres podem fazer harmonização facial e se beneficiar com o resultado (por ser bem mais que só “alongar o maxilar”, não é apenas no rosto masculino que se beneficia). Vale entender essa vontade de modificar a aparência, a predisposição a passar pelo procedimento, as condições necessárias e outros fatores. 

Um julgamento comum é que, para a harmonização facial ser indicada, o paciente deve estar insatisfeito com a aparência sem ter um ponto específico de insatisfação ou um descontentamento com alguma “base” do rosto, como por exemplo não gostar do formato do nariz como um todo.

De forma parecida, a contra indicação é para quando o mais adequado é um procedimento cirúrgico, já que a harmonização facial ainda terá como base os traços originais do rosto, não conseguindo modificar a estrutura. Além disso, é claro, pacientes com quadros de saúde mais frágeis ou que tenham saído de processos que baixam a imunidade devem evitar a harmonização (ou qualquer outro tratamento estético) até ter o aval do médico responsável.

Famosos que já aderiram à harmonização facial

Alok Harmonização Facial

Reprodução: Pinterest

Alok foi um dos famosos que se rendeu à harmonização facial (e dizem que outros procedimentos) para mudar o formato do seu rosto. O foco parece ter sido no maxilar e mandíbula, dando mais destaque e modificando o ângulo para um rosto mais quadrado e desenhado. Ao menos ao que parece isso não afetou o crescimento de barba na região! 

Dá para notar também uma diferença no formato dos lábios e na ponta do nariz. O que achou do resultado?

Bill Harmonização Facial

Reprodução: Pinterest

O ex-participante do BBB21, Arcrebiano, ou Bill, apareceu no programa e logo chamou a atenção pelos seus traços, agradando muitos com a aparência. O que não foi conhecido num primeiro momento é que o brother já havia realizado uma harmonização facial!

Não se tem detalhes de quando o procedimento foi realizado, apenas do nome da profissional, Amanda Ponce, de Goiânia. Foi ela, inclusive, que trouxe a público essa informação, pois após um tempo da entrada de Bill na edição ela postou em suas redes relatando o case de sucesso e comentando sobre como foi o trabalho: “Realçamos a beleza que já existia”.

Das olheiras preenchidas ao queixo proeminente, o resultado final é inegavelmente impactante, e parece ter conquistado o público (e a sister e cantora Karol Conká, que teve um envolvimento com o educador físico no começo do programa),

Lucas Lucco Harmonização Facial

Reprodução: Pinterest

Provavelmente um dos artistas que mais apresenta diferenças estéticas e físicas no geral desde o começo de sua carreira é o cantor Lucas Lucco, que recentemente somou a harmonização facial à sua lista de procedimentos, mesmo que de forma mais singela.

O cantor, no ano passado, começou um tratamento para reverter a harmonização, que parece não ter agradado muito, no final.

Ontem, porém, circulou a notícia de mais um procedimento: a aplicação de botox nas axilas para “parar de suar”, segundo o cantor. 

Por fim, um famoso que deu o que falar no quesito procedimentos estéticos foi Zac Effron, que recentemente apareceu com a aparência mudada. Ainda não se sabe o motivo disso, e muitos especialistas já comentaram que não é positivo especular sobre se houve e qual foi o procedimento realizado.

Bom, era isso que tínhamos separado para esse assunto, não esqueça de deixar nos comentários o que achou desses resultados! E se estiver em busca de mudar a aparência de uma maneira mais tranquila, a Men’s Market é para você!

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

 

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

 

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender bem mais sobre tendências de cabelo, barba e cuidados com o corpo. Que tal dar uma olhada em algumas dessas matérias?

Como fazer com que meu corte de cabelo dure mais tempo?

Como ficar com o corpo definido? 7 dicas para Projeto Verão

O que é crossfit? Como funciona? Vale a pena? Emagrece?

Mala de academia: 7 itens para não esquecer – O Blog da Men’s Market