Mala de academia: 7 itens para não esquecer 

Para quem vai à academia regularmente, fazer a mala com os itens básicos é um procedimento rotineiro antes do treino.

Algumas pessoas inclusive mantêm um kit embalado em casa ou no carro, para que possam pegar rapidamente quando precisam, e outras têm várias bolsas prontas para diferentes tipos de exercícios.

No entanto, se você vai viajar ou visitar uma unidade diferente, é fácil esquecer algum item importante e acabar arruinando seu treino.

Além disso, certos objetos fornecidos gratuitamente em algumas academias – toalhas de mão, por exemplo – podem não ser disponibilizados em outros lugares.

Para te ajudar a evitar contratempos, preparamos uma lista com itens obrigatórios para todas as malas de academia. Veja abaixo!

1. Fones de ouvido

Toda academia que se preze tem um som de fundo, geralmente animado e enérgico, para estimular a atividade física. 

Porém, há quem prefira ouvir sua própria playlist, com músicas selecionadas especialmente para o momento do treino.

Se esse é o seu caso, mantenha sempre um bom par de fones de ouvido em sua mochila. A dica é investir em um modelo sem fio para não atrapalhar a execução dos exercícios.

2. Garrafa de água

Este é um item indispensável na bolsa de todo frequentador de academia (e praticantes de qualquer atividade física).

Beber água é importante antes, durante e, principalmente, depois do treino – afinal, você termina a série exausto, suado e bastante desidratado.

Leve sempre uma garrafa reutilizável com água mineral e evite ter que esperar na fila do bebedouro para matar a sede.

3. Suplemento de proteína

Se você deseja ter ganhos musculares sérios, não basta cuidar da alimentação pré-treino: é importante também consumir algum suplemento de proteína durante os exercícios. 

Esse tipo de produto é concebido especialmente para nutrir seu corpo de maneira adequada visando uma rotina de ginástica e musculação. 

O soro de leite (o famoso whey) é a proteína em pó mais recomendada pelos especialistas para entusiastas de academia. Tudo que você precisa fazer é misturar com água, agitar e tomar. 

4. Toalha

A maioria das academias oferece toalhas de mão gratuitamente, mas, se o local que você frequenta não tiver, garanta a sua. 

Toalhas são úteis para limpar equipamentos sujos e enxugar o suor após uma série mais pesada. É ainda melhor se ela tiver um gancho pequeno para que você possa prendê-la ao equipamento em que estiver treinando.

Não cometa o erro de compartilhar a toalha usada de outra pessoa, já que esse item pode conter bactérias prejudiciais à saúde.

Photo: DrawnByShaun – Pixabay.com

5. Desodorante

Você sabe, suar na academia é inevitável. O problema é que, junto com o suor, surge aquele clássico odor nas axilas que pode incomodar quem está treinando a seu redor.

Portanto, um frasco de desodorante roll on ou aerosol é outro item que jamais pode faltar na sua mala de academia. 

Se seu desodorante diário não der conta do recado, procure fórmulas antitranspirantes (de toque seco) e com proteção reforçada contra o odor. É a escolha certeira!

6. Kit de primeiros-socorros

Não importa o quão coordenado você seja, acidentes sempre podem acontecer. 

Tratando-se de um local cheio de pessoas manipulando objetos e equipamentos pesados, essas chances se tornam ainda maiores. 

Por isso, pense em um kit de primeiros-socorros com itens simples, como ataduras, band-aids e gaze. O suficiente para tratar um eventual machucado e compacto para caber na mochila que você leva para o treino.

7. Muda de roupa

Este não é necessariamente um item obrigatório em uma mala de academia, mas é bastante útil para aqueles dias em que você tem planos de sair com alguém depois dos exercícios. 

Afinal, nada agradável encontrar a namorada ou uma pretendente sem estar com a higiene em dia, não é?

Limpe-se com uma ducha rápida ou lenços umedecidos e depois coloque uma roupa limpa, fresca e cheirosa. Você se sentirá renovado imediatamente. 😉