Limpeza de pele negra masculina: tudo que você precisa saber

A limpeza de pele negra masculina também segue um passo a passo de cuidados essenciais. Para manter a beleza negra masculina é importante entender quais são suas necessidades de cuidados principais.

Cada tipo de pele, tanto em relação a cor quanto a outras particularidades, pede cuidados específicos. Então se puder, consulte um dermatologista para aprimorar os cuidados, além dos que vamos falar neste post.

Antes de mostrar como fazer a limpeza de pele negra masculina, é importante entender as características que predominam nos tons de pele mais escuros.

Continue lendo e saiba tudo o que você precisa para se cuidar!

Características da pele negra

A pele negra é rica em melanina, uma proteína existente nas células da nossa pele. Quanto mais retinta (escura) é a pele, mais melanina ela possui.

Além de colorir a pele, a melanina tem a função de proteger a derme da ação dos raios solares. Por isso, é comum ouvir que as pessoas negras não precisam usar protetor solar (mas já avisamos que é #MITO).

A maior concentração de melanina protege sim a pele, mas também a torna mais suscetível a desenvolver manchas, daí a importância de não se expor ao sol sem proteção.

Aliada a essa característica, a limpeza de pele negra masculina correta é importante porque a oleosidade também é maior.

As glândulas sebáceas são maiores e mais ativas na pele negra, consequentemente, a produção de sebo é maior o que favorece o surgimento das espinhas.

Se você não controlar sua mão nervosa e espremer as pústulas, a tendência na hora da cicatrização é que as marcas fiquem mais pigmentadas porque a concentração de melanina na pele é maior.

Mas se você seguir os cuidados com a pele negra oleosa corretamente, manter a cútis bonita, iluminada e uniforme fica mais fácil.

Então deixe a preguiça de lado e confira o passo a passo básico para uma limpeza de pele negra masculina eficaz!

Como fazer limpeza de pele negra masculina?

beleza-negra-masculina

Para fazer uma limpeza de pele negra masculina correta e sem ter muito trabalho no dia a dia, você precisa realmente fazer o básico.

A pele do homem é naturalmente mais espessa e isso é bom a longo prazo, pois a tendência é que as rugas e linhas de expressão demorem mais a aparecer.

Os homens de pele negra ainda tem a vantagem de terem mais colágeno na pele, uma proteína que deixa a derme mais firme e com melhor sustentação.

Então tudo que você precisa fazer é cuidar para preservar as características favoráveis da sua pele e tratar os problemas mais específicos de forma adequada com a orientação do dermato.

Veja o passo a passo para a limpeza de pele negra masculina:

1. Higienizar

O primeiro passo da limpeza de pele negra masculina é realmente higienizar a pele. Para receber qualquer produto específico de tratamento e proteção é fundamental estar com a pele limpa.

Caso a pele seja oleosa, o recomendado é usar um sabonete antioleosidade em gel ou em barra, na textura de sua preferência, a base de ativos que controlam a produção de sebo como o ácido salicílico.

A limpeza retira o excesso de sebo que entope os poros da pele, formando cravos e espinhas. Por isso, lave pelo menos duas vezes por dia (de manhã e à noite).

espuma-micelar-de-limpeza-men-skin

Espuma Micelar de Limpeza Men Skin 55g. Veja mais.

Leia também: Como controlar a oleosidade da pele masculina? [JEITO CERTO]

2. Esfoliação

A esfoliação é um passo da limpeza de pele negra masculina que não entra na rotina diária. O processo deve ser feito apenas de uma vez até três por semana.

Como os produtos de esfoliação são abrasivos, é importante ter cuidado na hora de aplicar. Força não é o principal. O produto deve ter partículas pequenas e o movimentos deve ser circular e suave.

Os homens com barba podem caprichar na esfoliação da região para retirar as células mortas e evitar a foliculite na barba que é bastante comum devido a “agressão” que a lâmina faz no rosto.

Aprenda como fazer do jeito certo no post: 4 dicas de esfoliação para o rosto masculino. Ou também conferir o passo a passo no vídeo abaixo:

3. Hidratação

Com a pele limpa e esfoliada, o próximo passo da limpeza de pele negra masculina é a hidratação.

A função do hidratante é evitar a perda excessiva de água da pele o que deixa a derma mais ressecada e fazer um reparo das barreiras da pele.

Esse passo é importante, inclusive, para as peles mais oleosas. Afinal, hidratação e oleosidade são duas coisas diferentes.

Mas para evitar acentuar ainda mais o brilho do rosto, o hidratante pode ser em textura gel ou sérum. Além de ser oil free e antioleosidade para manter a pele sequinha por mais tempo.

hidratante-facial-isoativo-omera-futura-biotech

Hidratante Facial Isoativo Omera Futura Biotech 50g. Veja mais.

Saiba mais sobre esse passo no post: ‘Hidratante facial masculino: como escolher + dicas’.

4. Tratamento

Esse passo da limpeza de pele negra masculina é alternativo e, de preferência, os produtos específicos para pele negra devem ser prescritos por um dermato.

Quando se trata de cuidar de algo específico é recomendado ouvir de quem sabe, pois um produto pode funcionar bem em uma pele e para outra não.

Quem tem melasma, um tipo de mancha crônica é comum em peles negras, também precisa de uma orientação profissional para manter a manchas sob controle.

Alguns exemplos de produtos de tratamento para pele negra são:

– vitaminas antioxidantes (C e E);

– ácidos (glicólico, retinol, hialurônico, etc);

– cremes clareadores;

– cremes anti-idade para área dos olhos, entre outros.

5. Proteção

O quinto e último passo da limpeza de pele negra masculina é a proteção da pele. O protetor solar é prato principal desse menu de cuidados, portanto, nunca pule essa etapa.

Tanto no dia a dia quanto na praia, aplique o protetor solar na pele e espere, no mínimo, 30 minutos para se expor ao sol.

Caso você esteja se perguntando: “Mas eu tenho pele oleosa, mais uma coisa para passar no rosto?”.

Não se desespere! Para gerar oleosidade extra na pele, dê preferência aos protetores solares de toque seco que além de proteger não provocam brilho em excesso.

protetor-solar-biomarine-oil-free-sun-marine-fps-50

Protetor Solar Biomarine Oil Free Sun Marine FPS 50 60g. Veja mais.

Gostou das dicas de limpeza de pele negra masculina?

Agora que você sabe como fazer a limpeza de pele negra masculina, pode começar uma rotina mais regrada para cuidar do seu rosto.

São passos rápidos e que vão ajudar a manter os resultados de tratamentos mais específicos que você fizer como laser para melasma, peelings com laser, entre outros.

E a Men’s Market te ajuda a ter só os melhores produtos no seu nécessaire masculino! Confira a categoria completa de Skincare e confira nossa seleção de marcas.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja de produtos masculinos. E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro!