Movember: o que é? Entenda sua relação com a saúde do homem

O Movember é uma campanha e também uma fundação que trabalha pela conscientização da saúde mental do homem, prevenção do suicídio e também de doenças como câncer de próstata e câncer de testículos.

Novembro é um mês muito importante para a saúde do homem de todas as partes do mundo. Neste mês é celebrado o Movember ou ‘Novembro Azul‘, como é conhecida a campanha aqui no Brasil.

Você já deve ter visto alguns caras ostentando um belo bigode quando chega essa época do ano. Quer entender melhor essa história?

Continue lendo este post e entenda como surgiu o Movember e como ela se tornou uma aliada do Novembro Azul brasileiro.

O que é Movember?

o-que-e-movember

Como todos sabemos, as boas histórias surgem com alguns amigos e uma boa cerveja na mão. Foi assim que surgiu o Movember.

Um belo dia, os amigos Travis Garone e Luke Slattery se encontraram para jogar conversa fora e levantaram o assunto sobre o motivo dos tipos de bigodes terem sumido dos rostos masculinos.

Sendo assim, eles se propuseram um desafio: encontrar 30 caras que topassem raspar suas barbas e deixar apenas o bigode, trazendo a moda de volta.

Em 2004, inspirados pela ideia de que o bigode era sempre uma porta de entrada para o início de uma conversa, os amigos decidiram apoiar uma causa e criaram o site e a fundação que apoiaria a campanha Movember dali para frente.

Além disso, o site pedia doações aos usuários que seriam todas revertidas a PCFA (Prostate Cancer Foundation of Australia). Naquela época, a doação arrecadada pelo Movember havia sido a maior que a PCFA já tinha recebido.

Desde então o movimento tem crescido a cada ano e ganhado adeptos ao redor do mundo. A campanha se espalhou e tornou-se um incentivo a prática do exame preventivo do câncer de próstata que é até hoje encarado como um tabu por boa parte da população masculina mundial.

Mas porque movember? Bom, depois de conhecer a história do movimento fica mais fácil entender o nome da campanha. O termo é a junção das palavras em inglês: mustache (bigode) e november (novembro).

O que é Novembro Azul?

o-que-e-novembro-azul

O Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Desta forma, no mês de novembro, os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e o exame de sangue do PSA.

De todos os tipos de câncer, o de próstata é o 6° mais comum no mundo. Por isso, os cuidados são essenciais para a saúde do homem.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam o exame de próstata todos os anos.

Também existem outras iniciativas criadas para conscientizar problemas relacionados à saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de novembro. Esse movimento está presente em mais de 20 países – incluindo o Brasil.

Por aqui, o pioneiro na abordagem dessa questão foi o Instituto Lado a Lado pela Vida, que abraçou a ideia e criou o Novembro Azul no ano de 2008.

O assunto é abordado por meio de palestras e ações em locais de grande circulação de pessoas como estradas, estádios e autódromos, todas dando um destaque especial para a saúde do homem e os cuidados a fim de evitar diversas doenças.

E mesmo com tantas campanhas, infelizmente muitos homens ainda evitam o exame de toque retal por puro preconceito.

A Men’s Market acredita que quanto antes esse preconceito for superado, maior é a chance de cura da doença. Afinal, homem que é homem também se cuida.

Prevenção câncer de próstata

Para aqueles que não sabem, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, segundo dados divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer).

1 em cada 6 homens pode ter ou terá câncer de próstata. Se a doença for diagnosticada nos primeiros meses, é muito mais fácil de ser tratada e curada.

Os fatores de risco do câncer de próstata incluem:

  • idade avançada (acima de 50 anos);
  • histórico familiar da doença;
  • fatores hormonais e ambientais;
  • hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas);
  • sedentarismo;
  • excesso de peso.

A doença é detectada pelo exame físico (toque retal), que é justamente o motivo de tabu.  É fundamental lembrar que o exame é realizado pelo urologista e o procedimento é extremamente comum em sua rotina.

Por isso não há problema nenhum e você não precisa ter vergonha de realizar o exame. O toque retal dura cerca de 15 segundos e não afetará a sua masculinidade, meu caro amigo. Pelo contrário, ele poderá salvar sua vida!

#DesafioMovember: deixe seu bigode crescer!

Curtiu a ideia do Movember para conscientizar os homens sobre a importância de realizar os exames para detectar o câncer, principalmente o de próstata?

Deixar o bigode grosso não é tarefa fácil, mas pelo menos durante o mês de Novembro a gente te convida a se juntar com a Men’s nessa tarefa.

Ah, mas bigode não combina comigo! Quem foi que disse isso? Os bigodes foram durante muito tempo símbolo de respeito e masculinidade, então não precisa ter vergonha nenhuma.

Não é brega e nem fora de moda, pelo contrário, é muito estiloso e único. Olha só as dicas para os bigodes em cada tipo de rosto:

desafio-movember-rosto-redondo

desafio-movember-rosto-quadrado

desafio-movember-rosto-fino

desafio-movember-rosto-ovalado

Fonte: GQ Brasil.

Quer mais inspirações? Confira no post: ‘Melhores bigodes de todos os tempos: 17 + icônicos com fotos’ 📷.

Como cuidar da barba e do bigode?

Aqui na Men’s nós adotamos o estilo e incentivamos durante a campanha (fora dela também!). Para cuidar do bigodão, contamos com dois produtos aqui do nosso e-commerce:

cuidados-barba-bigode

Já a Cera Modeladora de Bigode Barba de Respeito faz com que os fios do seu bigode não fiquem arrepiados e fora do lugar, além de dar um toque de hidratação com um cheiro agradável de macho alpha.

Já o Óleo de Barba Sobrebarba Jungle Boogie é indicado principalmente para homens com a barba em comprimentos maiores ou que sentem os pelos da barba ressecados e desgrenhados.

Gostou de conhecer o Movember?

Agora você está pronto para adotar o bigode durante o próximo Movember ou quando você quiser! Mas tem outro cuidado importante: o da higiene íntima.

É fundamental que você faça uma limpeza diária do pênis com um sabonete íntimo com o pH adequado para a região.

sabonete-intimo-don-alcides-mamonas-assassinas-sabao-cra-cra

Sabão Crá-Crá masculino | Veja mais.

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

Temos a maior coleção de categorias e produtos específicos para as necessidades dos homens, incluindo Fazer a barba e Cuidar da barba

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!