O que é o Novembro Azul? #Novembroazulécoisaséria

Novembro Azul. Saiba mais.

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desta forma, no mês de novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e o exame de sangue do PSA.

De todos os tipos de câncer, o de próstata é o 6° mais comum no mundo, por isso, os cuidados são essenciais para a saúde do homem. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam o exame de próstata todos os anos. Também existem outras iniciativas criadas para conscientizar problemas relacionados a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de novembro. Esse movimento está presente em mais de 20 países – incluindo o Brasil.

Por aqui, o pioneiro na abordagem dessa questão foi o Instituto Lado a Lado pela Vida, que abraçou a ideia e criou o “Novembro Azul” no ano de 2008. O assunto é abordado por meio de palestras e ações em locais de grande circulação de pessoas, como estradas, estádios e autódromos, todas dando um destaque especial para a saúde e os cuidados que os homens devem tomar afim de evitar diversas doenças.

E mesmo com tantas campanhas, infelizmente muitos homens ainda evitam o exame de toque retal por puro preconceito. A Men’s Market acredita que quanto antes esse preconceito for superado, maior é a chance de cura da doença, por isso nesse mês de novembro lançamos uma campanha de conscientização dando um enfoque especial nessa questão do preconceito e como esse pensamento sem sentido acaba prejudicando a saúde do homem, porque, afinal de contas, homem que é homem também se cuida.

Dá uma olhada em algumas peças da campanha:

Curtiu? Então fica ligado na nossa página do Facebook e no nosso Instagram porque durante todo o mês de novembro estaremos disponibilizando algumas dessas fotos e outros dados bem importantes à respeito da saúde do homem.

Ficou curioso? Então clique AQUI e entenda um pouco mais sobre essa iniciativa bem bacana. #Novembroazulécoisaséria