Os formatos de corpo e estilo ideal para cada um deles

Se você se interessa por treinos, exercícios e estilo, já deve ter ouvido falar em algum lugar sobre os diferentes formatos de corpo masculino, não é mesmo? Esses formatos ou tipos são divididos em endomorfo, ectomorfo e mesomorfo, cada um tendo uma diferente estrutura física (que é o que define a distribuição muscular e o formato dos ossos) e metabolismo (a tendência de ganho ou perda de peso).

biotipo masculino

Fonte: Pinterest

Se você achou que essas classificações só são úteis para dietas e estilos de treino, precisa rever isso: conhecendo elas fica mil vezes mais fácil acertar no caimento das roupas!

Aqui, no Blog da Men’s, já demos dicas de como se vestir de acordo com a silhueta masculina, mas neste post vamos nos aprofundar sobre esses principais tipos de corpo masculino, e entender os cuidados necessários para cada um ao escolher um visual. 

Vamos lá?

Principais tipos de corpo masculino

Como comentamos, conhecer os tipos de corpo masculino e saber qual é o seu pode ser a diferença entre ficar bem na fita, com um visual alinhado, ou sair por aí todo desengonçado.

Tipo de corpo masculino Mesomorfo

Dentre os formatos corporais masculinos, o mesomorfo é considerado por muitos como o mais equilibrado.

Os caras que se encaixam nesse perfil têm facilidade tanto para ganhar quanto para perder peso, o que garante maior eficiência no processo de definição muscular.

Com isso, costumam ter braços e pernas definidos, cintura mais fina e ombros largos, ficando entre as silhuetas conhecidas como trapézio e triângulo invertido.

Como o mesomorfo deve se vestir?

Fonte: Pinterest

A melhor dica para esse biotipo é usar essa estrutura de triângulo invertido ao seu favor, preferindo peças que sejam mais leves na parte de cima, evitando acentuar muito a largura dos ombros, cintos ou outra quebra no meio, para denotar a cintura, e uma calça larga com calçados chamativos e com destaque do resto da roupa. 

Mangas curtas também são uma ótima opção, para valorizar os braços, além de camadas diversas, como uma jaqueta ou casaco. Camisetas com gola V ou camisas com o botão de cima aberto são ótimas opções para alongar o tronco, tirando um pouco a atenção dos ombros.

 Para as cores, vale usar tons claros na parte de baixo e escuras em cima, mas isso vai depender do seu gosto pessoal.

Tipo de corpo masculino Ectomorfo

O Ectomorfo é um biotipo com um metabolismo mais rápido, o que deixa o homem com uma maior dificuldade em ganhar peso, e eles por consequência costumam ser mais magros.

Com ombros estreitos e pernas compridas, geralmente são caras mais altos, que se encaixam no perfil de silhueta retangular.

Como o ectomorfo deve se vestir?

tipo físico masculino

Fonte: Pinterest

No ectomorfo, a largura do quadril e ombros costuma ser proporcional. Tendo isso em vista, a intenção é dar um pouco mais de destaque para os ombros, gerando um visual mais atlético e evitando uma silhueta muito reta e dura.

Para isso, vale optar por camisas e camisetas com corte ajustado e com bolso na altura do peito. Ah, e esse estilo DEVE dar uma chance para as linhas horizontais. Blazers, casacos ou jaquetas levemente acinturados também contribuem para alongar os ombros.

Quanto às calças, dê preferência para as de corte reto ou slim fit, que são sucesso garantido!

Tipo de corpo masculino Endomorfo

O terceiro dentre os biotipos masculinos são os endomorfos, que costumam ter mais facilidade para ganhar peso e maior tendência a acumular gordura, devido a um metabolismo lento.

Possuem ossos mais largos — principalmente nos quadris — e geralmente são de estatura baixa, com coxas grossas e braços finos. Na maior parte das vezes se encaixam em uma silhueta triangular ou oval.

Como o endomorfo deve se vestir?

tipo de corpo masculino endomorfo ectomorfo mesomorfo

Fonte: Pinterest

Em geral, o endomorfo possui o quadril mais largo, então vale optar sempre por roupas com bom caimento, evitando tanto as muito largas quanto as apertadas.

Tamém é uma boa ficar longe das linhas horizontais, pois elas irão acentuar ainda mais a largura do quadril. Por outro lado, aposte nas listras verticais, que proporcionam um visual mais alongado, assim como a gola V, que também cumpre bem esse papel.

Como você pode perceber, se vestir bem é mais uma questão de conhecer seu próprio corpo e apostar nas peças certas, do que querer se enquadrar em uma padrão de beleza irreal.

E para completar o seu visual, nada melhor do que uma barba bem feita e um cabelo bem cuidado. E você sabe muito bem que essa é a nossa especialidade! 

A Men’s Market é uma empresa reconhecida nacionalmente por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino. Também contamos com um clube de assinatura completo! Entenda mais:

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

E aqui no Blog da Men’s você vai conferir diversas matérias sobre o cuidado pessoal masculino, indo de dicas para corte de barba até tipos de treino para ganho de massa! Dê uma olhada nessas outras opções de matérias sobre cuidados com o corpo:

Sofre com cravos no nariz? Saiba como remover sem machucar a pele! 

Você sabe o que é zona T?

Como cuidar da saúde das axilas? Dicas e produtos para incluir na rotina