Entrevista de emprego para homem: que roupa usar? Como agir?

Chegou aquele momento decisivo: a entrevista de emprego. Essa é a hora em que muitos caras se desesperam, ficam nervosos com o que vão falar e, em algum momento, surge a pergunta: que tipo de roupa para entrevista de emprego homem deve usar?

Fica tranquilo, pois a gente não vai te deixar na mão! Neste post vamos te dar algumas dicas de como se portar, além de sugestões das melhores roupas para entrevista de emprego masculino.

Assim você vai conseguir compor um look masculino para entrevista de emprego digno da vaga dos seus sonhos! Vamos lá?

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Tão importante quanto as roupas para entrevista de emprego, um homem deve saber como se portar nesse tipo de situação, afinal, a maneira como o indivíduo se apresenta para a empresa é tão relevante quanto seu currículo.

De nada adianta uma ótima formação acadêmica e boas experiências profissionais se o entrevistado não projetar isso no visual para entrevista de emprego. Então se liga nas dicas:

1 – Capriche no marketing pessoal

“Marketing pessoal”, eu diria, é “vender-se”, no caso, através de um discurso (verdadeiro!) sobre seus objetivos, valores e experiências. Lembre-se sempre de elaborar a linguagem de acordo com a vaga para a qual está se candidatando:

Para estagiários, por exemplo, espera-se vontade de aprender, comprometimento e, acima de tudo, humildade. Nada pior do que arrogância, concorda?

Já para um cargo de chefia, espera-se liderança, domínio da alocução e capacidade de se comprometer com as metas da empresa, entre outras virtudes.

Em ambos os casos, confiança é importante, mas não em demasia (pois pode soar insolente), mostrar uma certa vulnerabilidade humaniza a relação e te garante pontos positivos.

look visual masculino para entrevista de emprego

Para cargos mais elevados, uma alfaiataria precisa e alinhada

2 – Busque informações sobre a empresa

Um ponto importante da preparação para uma entrevista de emprego é sempre pesquisar a história da empresa: de onde é, como funciona, quais serviços oferece, etc. Isso demonstra que o candidato já está, de certa forma, inserido no contexto da organização.

Demonstrar foco e atenção na hora da conversa é outro ponto a salientar. Concentre-se no que está sendo dito a você, responda as perguntas com precisão e evite ser prolixo. E nada de responder WhatsApp na hora do bate-papo!

3 – Jamais minta no currículo!

Sobre mentir no currículo, só digo uma coisa: uma hora a verdade vem à tona. Não é uma opção e você só vai se envergonhar quando descobrirem a verdade. Seja, portanto, realista com suas informações e explicite o necessário.

4 – Seja objetivo

Se você trabalhou com cinco coisas diferentes e possui 10 cursos extracurriculares, filtre-os de acordo com o perfil da vaga. Não há necessidade de falar na entrevista que você foi vendedor de uma loja no shopping quando tinha 18 anos se sua vaga é de coordenador de um núcleo. Seja preciso e objetivo.

como se arrumar para uma entrevista de emprego

Meio termo entre o formal e o casual

5 – Treine

Para os mais tímidos, vale trabalhar em sua casa a exposição oral (com família, amigos e até em frente ao espelho), suas expressões e gestos. Dominar a eloquência e harmonizar as palavras certamente te garantirá muitos pontos.

Atente-se para não falar errado: conjugue os verbos no tempo correto, flexione a sentença toda no plural ou no singular e tome cuidado com imperativos (podem ser uma zona de conflito).

Como se arrumar para uma entrevista de emprego?

Agora, que já vimos algumas dicas de como se portar, é hora de vermos quais são as melhores roupas para homem em uma entrevista de emprego.

Antes de pensar no que irá vestir, é preciso fazer um paralelo entre a vaga e a empresa. Para qual cargo você será entrevistado? Como é a empresa? Esse tipo de informação é muito importante para definir qual a melhor roupa para entrevista de emprego masculino.

Por exemplo: corporações mais formais e nobres exigem uma vestimenta específica; instituições que trabalham nas áreas de criação ou de moda possibilitam roupas mais ligadas a tendências; outras mais informais, como startups, exigem um meio termo.

roupas para entrevista de emprego masculino

Cores neutras para não fazer feio no dia são as melhores escolhas

Quanto a melhor roupa para um homem em uma entrevista de emprego para um cargo mais elevado, a grande sugestão são as roupas de alfaiataria masculina, impecáveis e alinhadas.

Como escolher as peças de roupa para entrevista de emprego para homem? 

Opte sempre pelo básico. Não é hora de provar aquela combinação nova ou usar aquele sapato cheio de coisas. Cores neutras, de preferência lisas, e mais escuras: errar com preto é quase impossível, não é mesmo?

Selecione a roupa um dia antes, passe-a e deixe separada. Calça de alfaiataria, camisa ou camiseta bem passada e um bom par de calçados não tem erro (valem mocassins e até tênis mais elegantes).

Como cada empresa possui um nível hierárquico, explicitar roupas de acordo com cada vaga torna-se inviável. Mas, em suma, lembre-se que para níveis menos elevados a atenção dada ao visual deve ser a mesma que para uma vaga de chefia.

A maneira como nos apresentamos, vestimos, gesticulamos e coordenamos as palavras é fundamental. Bom preparo e boa entrevista!

Antes de concluir, que tal conferir as dicas do Coloral de como se vestir para entrevista de emprego? Segue o vídeo:

Em nosso Facebook você encontra mais dicas de roupas para entrevista de emprego para homem, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? Deu para entender que tipo de roupa para entrevista de emprego um homem deve usar?

Agora que você já sabe que tipo de roupa para entrevista de emprego um homem deve escolher, basta você buscar mais informações sobre a empresa e treinar para fazer bonito na entrevista!

Ah! E não se esqueça de caprichar nos cuidados com a barba, pele e cabelo também, afinal, isso também faz parte do seu visual, não é mesmo?

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender como ser um homem de sucesso.

Agora você já tem uma boa noção do melhor tipo de roupas para entrevista de emprego masculino. Então que tal algumas dicas de cuidados com a aparência para completar o seu look masculino de entrevista de emprego? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Barbear perfeito: confira 3 dicas para você chegar lá!
  2. Como ser um homem elegante e estiloso em 10 passos
  3. Como usar um terno com 10 dicas de estilo comprovadas

Gostou dessas dicas de roupas para entrevista de emprego que um homem deve usar? Tem alguma outra dica? Conta pra gente aqui nos comentários!