Pele Madura: Você já precisa cuidar dos efeitos do envelhecimento?

É comum, principalmente quando somos mais jovens, não estarmos tão preocupados com a aparência e saúde da pele, mas a verdade é que essa é uma tendência que está mudando cada vez mais, e não é para menos: a medida que vão passando os anos nossa pele desenvolve sinais de envelhecimento que ficam impossíveis de ignorar.

cortes-cabelo-masculino-homens-maduros

A boa notícia é que com a tecnologia atual já existem rotinas de skincare capazes de evitar esses sinais do enfraquecimento e desgaste da pele, conseguindo mantê-la com mais vitalidade e força por mais tempo. Está curioso para quais são esses cuidados e se você já deve adotá-los? Continue a leitura que a gente te conta!

Pele madura: a partir de que idade é considerada?

Mesmo que a maioria dos especialistas concordam que a pele é considerada madura a partir dos 40 anos, mesmo antes já é possível notar sinais de que ela já não é a mesma e está precisando de cuidados especiais. Listamos abaixo o que você já deve ser capaz de perceber a partir de certa idade:

* 30 anos: Fica evidente a decaída da elasticidade da pele, com o primeiro sinal de linhas de expressão surgindo. Também é nessa idade que a exposição solar começa a ter mais mais chances de desenvolver manchas, sendo possível notar isso especialmente na região dos olhos.

* 40 anos: As manchas vem em maior número nessa idade, aparecendo em áreas com maior exposição ao Sol como rosto, mãos e braços. As linhas de expressão e rugas que já existiam podem ficar mais pronunciadas e aparentes.

* 50 anos: A pele passa a ter mais sensibilidade, ficando também áspera e perdendo o brilho. É possível notar olheiras e bolsas abaixo das pálpebras.

* 60 anos: O surgimento de rugas profundas se torna frequente, assim como uma flacidez na região do maxilar, bochechas e testa.

Mais de 60 anos: A pele fica ainda mais sensível, desenvolvendo manchas e irritações com facilidade. A perda do brilho e flacidez ficam evidentes.

É importante pontuar também que isso acontece não só com a pele do rosto, mas também com a do resto do corpo, ficando evidente em áreas com mais sensibilidade e exposição ao Sol, como é o caso do peitoral, mãos, braços e pescoço.

Pele madura: a importância da hidratação

Independente da idade, a hidratação é uma necessidade da pele, já que isso ajudará a manter o viço (que é a firmeza da pele, sua capacidade de se manter estável e preenchida), o brilho e a resistência da pele a agentes externos. A pele madura, como comentamos anteriormente, vai ficando cada vez mais ressecada, devido a diminuição de produção de substâncias importantes para a retenção de umidade e preenchimento das camadas dérmicas, como é o caso do Ácido Hialurônico.

A hidratação ainda é a chave para responder uma pergunta que se torna comum ao passar dos anos: “Como combater a flacidez?”. Com mais umidade no organismo, a flacidez naturalmente diminui, mas esse não é o único motivo desse hábito ser importante: Maioria das fórmulas indicadas para hidratação da pele contam com ativos que promovem a viçosidade.

Um outro ponto que é legal de comentar nesse tópico é sobre a oleosidade, que em certas idades e tipos de pele é gerada em excesso, e outras acontece o oposto. Uma rotina de hidratação vai ser capaz de diminuir a produção excessiva de óleos da pele, assim como promover a reposição para os homens que tem como problema o ressecamento, devendo ser adotada por todos, mas por motivos distintos.

Pele madura: como prevenir o envelhecimento acelerado

Um dos sinais mais claros de envelhecimento na pele são manchas amarronzadas e ressecadas, que costumam ser chamadas de melanoses ou manchas senis. É claro que o mais comum é que elas comecem a surgir com 60 anos ou mais, mas quanto antes a prevenção começa mais dá para se retardar e prevenir esses e outros efeitos, como linhas de expressão profundas e rugas.

hidratante-pele-oleosa-inverno

Além do protetor solar, que se você ainda não usa diariamente precisa começar já, existem as indicações da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), que tem recomendações como o consumo de 2 litros de água diários para garantir uma hidratação natural para o organismo. 

Outros cuidados que ajudam são o de se evitar a exposição solar contínua, o estresse, o consumo de bebida alcoólica, o tabagismo e noites mal dormidas, mas sabemos que pode ser mais complicado cortar aquela breja do fim de semana, então sem pressa para isso.

Pele madura: Qual a rotina ideal, afinal?

A gente já comentou que o melhor é que se adote uma rotina de skincare para se prevenir do envelhecimento da pele, mas também queremos te passar os passos recomendados para ela e ainda indicar produtos para serem adotados! Se liga:

  1. Limpeza: Etapa fundamental, onde você vai retirar as impurezas superficiais da pele e prepará-la para o resto da rotina. Aqui recomendamos o uso da Espuma de Limpeza Facial Shiseido Men Face Cleanser, que conta com toda a experiência dos mais de 150 anos da Shiseido em cuidados com a pele;
  2. Esfoliação: Aqui é onde você vai remover as sujeiras ainda mais profundas da pele, desobstruindo os poros. O Esfoliante Facial Energizing Deep Clean da Neutrogena ainda tem o benefício adicional de promover a renovação celular, retirando células mortas e estimulando o nascimento de novas;
  3. Sérum: Tem como função dar o pontapé na hidratação da pele, além de oferecer nutrientes extras para ela. O Sérum firmador Black Pines da Korres ainda tem um efeito lifting que stimula a tonacidade da pele e previne a flacidez;
  4. Hidratação: Aqui sim você vai oferecer para pele uma hidratação completa e profunda, estimulando também a retenção de umidade que previne o ressecamento. Hidratantes como o Gel Hydro Boost Neutrogena, que contém ácido hialurônico, são ainda mais indicados para a prevenção do envelhecimento da pele; https://mensmarket.com.br/products/gel-hidratante-facial-neutrogena-hydro-boost-water-fps-25-55g (vitamina C, E, B5, ácido hialurônico, retinóico)
  5. Protetor solar: Como comentamos, essa etapa é indispensável para garantir que sua pele fique protegida dos raios solares e evite manchas, rugas e linhas de expressão marcadas.

Lembrando que todos esses produtos que comentamos estão na Men’s Market!

A Men’s Market é uma empresa reconhecida nacionalmente por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino. Também contamos com um clube de assinatura completo! Entenda mais:

 

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

E aqui no Blog da Men’s você vai conferir diversas matérias sobre o cuidado pessoal masculino, indo de dicas para corte de barba até tipos de treino para ganho de massa! Dê uma olhada nessas outras opções de matérias sobre cuidados com o corpo:

Sofre com cravos no nariz? Saiba como remover sem machucar a pele! 

Você sabe o que é zona T?

Como cuidar da saúde das axilas? Dicas e produtos para incluir na rotina