Benefícios da Hidratação: fique mais SAUDÁVEL e BONITO 💧

Alguns dos principais benefícios da hidratação para a saúde são:

  1. Mantém o organismo saudável e funcionando plenamente;
  2. Confere uma aparência mais jovem e saudável à pele;
  3. Contribui para o funcionamento adequado dos órgãos;
  4. Evita a retenção de líquidos;
  5. Ajuda no processo de perda de peso.

A água atua no transporte de nutrientes e oxigênio pelas células do nosso corpo, na hidratação de tecidos e até mesmo na regulação da temperatura corporal.

Só aí já podemos ter uma boa noção da importância de seu papel no organismo, mas os benefícios da hidratação vão muito além, influenciando até mesmo em nossa aparência.

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre a importância da água para nossa vida. Você vai conhecer os benefícios da hidratação para a saúde e entender como ela pode contribuir até mesmo para deixar a sua pele, barba e cabelos mais bonitos.

O que é hidratação?

benefícios da hidratação para a saúde

A água é vital para o funcionamento do nosso organismo. Ela é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes por todas as células do corpo, mantendo as funções metabólicas e, consequentemente, nossa saúde em dia.

Um ser humano adulto tem, em média, cerca de 60% do corpo composto por água. No entanto, parte dela é eliminada via suor, urina e até mesmo pela respiração.

Para manter nosso corpo funcionando corretamente, precisamos repor este líquido. É aí que entra a hidratação, como um processo de reposição de água no organismo.

Qual a importância da hidratação na atividade física?

importância da hidratação na atividade física

Você sabia que a hidratação tem um importante papel na prática de atividades físicas?

Quando nos exercitamos, nossos músculos esquentam, e o processo natural do organismo para manter a temperatura do corpo estável é a transpiração.

Ao suar, estamos perdendo líquido, que se não for reposto, provoca um desequilíbrio no organismo, o que pode ocasionar desde dificuldade de concentração e até perda de rendimento, dificultando a execução dos exercícios.

Por isso, procure sempre manter seu corpo hidratado antes, durante e após as atividades físicas! 💪

Qual a importância da hidratação para a pele e cabelo?

importância da hidratação para pele cabelo

Além de ser indispensável para o bom funcionamento do corpo, a hidratação também oferece benefícios para a nossa aparência.

Conforme já mencionamos, uma das funções da água é garantir a hidratação dos tecidos, e é claro que isso inclui nossa pele, unhas, cabelos e barba.

Quando você consome uma quantidade suficiente de água, é possível perceber os benefícios da hidratação pelo espelho. Sua pele mais macia e saudável, e suas unhas, cabelo e barba ficam mais fortes, com muito mais brilho e resistência.

Por outro lado, a falta de hidratação fará com que sua pele fique mais áspera e ressecada, deixando-a mais exposta ao envelhecimento precoce. Além disso, sua barba e cabelos ficam mais fracos, ressecados, quebradiços e sem brilho, o que também pode agravar problemas de queda.

5 benefícios da hidratação para a saúde

Agora que você já está por dentro da importância que a água tem para o organismo, vamos conferir 5 grandes benefícios da hidratação para a saúde do nosso corpo.

1 – Mantém o organismo saudável e funcionando plenamente

Como vimos, a água é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes a cada uma das células do nosso corpo. Um dos grandes benefícios da hidratação é manter a pressão arterial equilibrada, permitindo que a circulação seja capaz de irrigar todo o organismo, garantindo seu funcionamento pleno.

2 – Confere uma aparência mais jovem e saudável à pele

Uma pele ressecada frequentemente terá uma aparência mais envelhecida, acentuando o surgimento de rugas e marcas de expressão. Por outro lado, uma pele hidratada terá um aspecto mais jovial, com uma aparência mais vistosa, saudável e radiante.

3 – Contribui para o funcionamento adequado dos órgãos

Além de viabilizar o transporte de oxigênio e nutrientes pelo corpo, a hidratação oferece benefícios para o bom funcionamento dos órgãos, sobretudo os rins, evitando por exemplo, a formação de cálculos renais (pedras nos rins), infecções do trato urinário, etc.

4 – Evita a retenção de líquidos

Quando o acesso à água é escasso, o corpo retém líquido como uma forma de preservar a sobrevivência do organismo, o que acaba deixando-o mais inchado. Ao ingerir uma quantidade suficiente de água diariamente, seu cérebro entende que não está mais sob ameaça, e deixa de acumular líquidos.

5 – Ajuda no processo de perda de peso

Uma boa hidratação também pode ser uma forte aliada para quem está querendo perder peso. Isso porque o consumo de água confere sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos. Além disso, também ajuda a eliminar líquidos e toxinas, o que por si só já vai te ajudar a desinchar e perder peso.

Como manter a hidratação do corpo da forma correta?

Você já deve ter ouvido falar que tudo em excesso faz mal, e com a água não é diferente. Popularmente, costuma-se dizer que uma pessoa adulta deve consumir cerca de 2 litros de água por dia, mas como vimos, essa quantidade pode variar.

Ao praticar exercícios, por exemplo, você precisará aumentar o consumo de água para repor o líquido perdido durante a atividade física. O mesmo vale para dias quentes, nos quais suamos muito mais.

Muitas pessoas têm dificuldade em desenvolver o hábito de beber água. Nesses casos, o ideal é ir se acostumando aos poucos.

Algumas estratégias que podem te ajudar a criar o costume de beber água para aproveitar todos os benefícios da hidratação, são:

  • dividir o consumo de água ao longo do dia;
  • programar alarmes no celular ou mesmo utilizar aplicativos que te ajudem a lembrar de beber água de tempos em tempos;
  • manter uma garrafa d’água sempre por perto, além de te ajudar a lembrar, elimina o trabalho de ir até a cozinha, pegar o copo, encher de água, tomar, voltar às suas atividades. É só pegar a garrafa e beber, simples!

o que é hidratação

Squeeze Personalizada Men’s Market

Ah! E nada de dar uma de espertinho e pensar que vai se hidratar à base de cerveja ou refrigerante, heim! Para desfrutar dos benefícios da hidratação você pode beber água, água de coco, chás… Sucos também ajudam, mas o ideal mesmo seria consumir a fruta in natura, para manter uma maior integridade de suas fibras.

Quer se aprofundar mais no assunto e saber mais sobre a importância da água e os benefícios da hidratação para a saúde? Então confira o vídeo abaixo:

Em nosso Facebook você encontra mais dicas para a sua saúde, como os benefícios da hidratação, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? Bora tomar aquele copão de água gelada?

Agora que você conhece os benefícios da hidratação, chega de desculpas para não beber água! Afinal, além de melhorar a sua saúde, também fará super bem para a sua aparência. E além disso, vale lembrar que você ainda pode utilizar produtos sensacionais para potencializar ainda mais os seus resultados.

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e ainda desmistifica os maiores mitos sobre a pele masculina.

Os benefícios da hidratação para a saúde são capazes de deixar a sua pele jovem por muito mais tempo. Mas além de caprichar na ingestão de líquidos, que tal mais algumas dicas de cuidado? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Hidratante facial masculino: como escolher + dicas
  2. Melhor creme rejuvenescedor masculino: pele jovem e bonita!
  3. Como fazer limpeza de pele masculina em 4 passos

Você já conhecia esses benefícios da hidratação para a saúde? Já está colocando em prática essa estratégia? Como estão os resultados? Conta para a gente aqui nos comentários!