3 básicos corporais para o dia a dia

É inegável que as barbas e cortes de cabelo e os cuidados que exigem são assuntos que a gente vive comentando aqui no Blog da Men’s. Mas, não dá pra deixar passar batido alguns outros pequenos toques que, de vez em quando, a gente dá uma descuidada. A gente fala hoje aqui de três produtos básicos que muita gente passa batido, seja por preguiça, ou por falta de costume mesmo, mas que são essenciais não só para a aparência, mas também para a sua saúde e bem-estar.

Desodorante para os pés

Por que usar:

O chulé é produto da soma de calor + suor + bactérias da sua pele. O resultado é um odor desagradável, que pode tornar-se um problema crônico. Nada pior do que estar numa situação em que você é pego desprevenido e precisa tirar os sapatos, sabendo que o chulé está lá, dominando o seu calçado e pés. Usar desodorante para os pés é uma das maneiras de combater esse problema e sua eficácia é ampliada se alguns outros cuidados, como o uso de meias de algodão ou bacteriostáticas, que contem partículas de prata, que impedem a proliferação de fungos e bactérias.

Desodorante para os pés Dr. Jones Dry Foot 24hDesodorante para os pés Dr. Jones Dry Foot 24h

Como usar:

Os pés devem estar limpos e muito bem secos, para evitar qualquer acúmulo de umidade dentro do calçado. Como são produtos encontrados em formato aerossol, basta aplicar em todo o pé e aguardar secar por completo antes de colocar a meia.

Hidratante para o corpo

Por que usar:

O uso de hidratante corporal não é exclusividade feminina. Apesar da pele masculina normalmente ser mais grossa, ela também sofre danos causados pelo sol e precisa repor a hidratação perdida em dias de frio, que causam ressecamento.

Hidratante Corporal Dr. Jones Isotonic Hydra SprayHidratante Corporal Dr. Jones Isotonic Hydra Spray

Como usar:

Para que haja uma absorção eficiente, é preciso que a pele esteja limpa, por isso aplicar o hidratante após o banho é o mais recomendado pelos dermatologistas. Inicie a aplicação pelos pés, subindo por toda a extensão das pernas até a virilha. Na barriga e nádegas, faça movimentos circulares. Nos braços, passe o creme a partir das mãos em direção às axilas; reforce a hidratação na região dos cotovelos, área extremamente ressecada e que costuma criar aspecto esbranquiçado. E, lembre-se: não é necessária uma grande quantidade de produto (leia-se “você não está na propaganda Monange”, ok?).

Protetor solar

Por que usar:

Basicamente, recebemos dois tipos de radiação. Os raios UVA são os grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele e aparecimento de manchas. Isso porque eles são constantes durante todo o dia e conseguem atravessar superfícies como o vidro, além de penetrarem mais profundamente na pele. Já a radiação UVB é mais intensa das 10h às 16h e é a responsável por deixar a pele vermelha e queimada. Apesar de ser auxiliar na produção da vitamina D, esses raios são os grandes vilões quando o assunto é câncer de pele. É por esse motivo que dermatologistas recomendam a exposição solar fora desses horários, para conseguir obter os benefícios da produção de vitamina D, reduzindo possíveis prejuízos. Ou seja: não tem como escapar do uso dos bloqueadores.

Clinique City Block Sheer FPS 25 40mlClinique City Block Sheer FPS 25

Como usar:

Assim como os demais produtos da rotina diária de cuidados com o rosto, os protetores são encontrados em diversas formas: creme, gel e até mesmo spray. Apesar dos cremes apresentarem maior capacidade de resistir ao suor, água e atrito, os protetores em gel ou gel-creme costumam ter maior eficácia quando se trata de pele oleosa. Para quem tem esse tipo de pele, a frase a ser buscada na embalagem é “oil-free”: o protetor solar para pele oleosa não deve conter óleo. Para quem tem pele seca, o ideal, então, é buscar um produto em creme ou loção. As peles normais podem optar por um protetor solar facial nas versões loção, sérum ou spray. A absorção, como sempre, será mais eficaz sobre as peles limpas e deve ser realizada com cerca de 15 minutos antes da exposição ao sol.