Cortes para carecas: o que considerar + 13 fotos para te inspirar

Seja por uma característica genética ou por algum problema de saúde, os cabelos podem começar a cair e surge a necessidade de se pensar em estilos de cortes para carecas.

É muito comum que o cabelo comece a ralear aos poucos e isso é o que vai demandar algumas adaptações no corte.

Então, não precisa se desesperar e passar máquina zero no cabelo logo de cara — a não ser que você queira, claro.

Mas é possível ir se adaptando e usando as características do seu rosto, da sua barba e até do próprio corpo para criar um novo estilo com um corte de cabelo para calvície.

Além das inspirações de cortes para carecas, reunimos neste post informações importantes para você considerar na hora de mudar o corte para se adaptar ao estágio capilar que você se encontra.

Continue lendo e saiba como se cuidar e manter a autoestima em alta!

Estágios da calvície

Para escolher o melhor corte, é importante entender que a calvície pode começar e se desenvolver de maneiras diferentes.

Existem homens que começam a perder cabelo na região das “entradas” nas laterais do topo da cabeça. Já outros perdem cabelo na região da coroa na parte alta atrás da cabeça.

As falhas também podem surgir como buracos espalhados pelo couro cabeludo. Então, para saber como lidar com essa situação, é recomendado buscar a orientação de um dermatologista.

O dermato vai analisar o seu caso e investigar as possíveis causas para chegar a um diagnóstico e sugerir um tratamento.

Se o quadro é realmente calvície, ele segue a escala abaixo que mostra a evolução que o quadro pode chegar:

escala-hamilton-norwood-calvicie

Escala Norwood-Hamilton, criada em 1951 pelo Dr. Hamilton e complementada na década de 70 pelo Dr. Norwood.

A escala possui sete graus de perda de cabelo, então dependendo do seu estágio em particular é que os cortes para carecas serão mais ou menos eficazes.

Esse é um assunto sensível para muitos homens, pois o cabelo é parte da nossa personalidade e autoestima.

Mas buscar alternativas para lidar com essa mudança será fundamental para que você se aceite nessa nova fase capilar.

E a nova imagem pode ter ainda mais peso. Você lembra do jogador francês Zidane antes de adotar a careca? Ou sabia que o também ex-jogador inglês David Beckham adapta seus cortes de cabelo masculino para camuflar suas falhas?

Para fazer a escolha certa entre os cortes para carecas, alguns fatores são importantes. Confira!

O que considerar para escolher o corte de cabelo para calvície?

Quando a calvície acontece e os cabelos começam a rarear e gerar falhas, a cabeça e o rosto ficam em evidência. É impossível não reparar.

Então antes de adotar qualquer um dos cortes para carecas, é preciso considerar:

– formato do rosto;

– desenho da barba;

– musculatura do trapézio e pescoço;

– uso de óculos.

Vamos falar de cada um desse detalhes a seguir:

Formato do rosto

O cabelo interfere diretamente na visualização dos ângulos do rosto. Sem os fios, dependendo do formato da sua face, você vai perder a definição do rosto. É nesse ponto que entra a barba.

Leia mais sobre esse assunto no post: [GUIA] Corte de cabelo masculino para cada tipo de rosto.

Desenho da barba

O desenho de uma barba bem feita vai compensar a falta de cabelo na cabeça, valorizando e marcando a estrutura óssea do seu rosto. 

E não apenas a existência da barba, mas também o desenho bem feito, o que implica diretamente em um cuidado com a barba.

Como a intenção é compensar a falta do cabelo, tirar o excesso de barba e fazer um desenho estiloso vai ser fundamental para seu novo visual.

Então, busque por formatos de barba que valorizem o seu tipo de rosto. Opções não faltam como barba comprida, bigode, barba cerrada, cavanhaque, entre muitos outros estilos.

Leia também: 6 combinações de cortes de cabelo masculino com barba para você escolher.

Musculatura do trapézio e pescoço

Se você optar por um corte para carecas como o cabelo raspado com máquina bem baixa ou máquina zero, o ponto de atenção é a musculatura do trapézio (ombros) e o seu pescoço.

A proporção entre essas partes do corpo e a cabeça sem cabelo é importante para criar uma harmonia no visual.

Isso porque se você estiver mais magro, sua aparência pode parecer mais frágil. Porém não se preocupe, pois não é necessário virar um monstro na academia.

Aqui vale procurar um personal trainer ou uma boa academia para ter uma orientação para ganhar massa muscular nessa região e equilibrar o visual corporal.

O resultado é uma aparência harmônica e até mais imponente para ficar um careca de respeito. Um exemplo é o ex-jogador de basquete Michael Jordan, careca e com um visual super marcante.

michael-jordan-careca

Uso de óculos

Quem usa óculos ganha um excelente aliado para compor com os cortes para carecas. O tamanho do óculos, o formato das lentes e a estrutura vão ajudar a tirar a atenção dos cabelos.

Considerando o combo formato do rosto, estilo de barba e tipo de óculos, você consegue criar um novo estilo, que vai continuar valorizando seu visual.

As armações mais grossas como as de acetato liso, por exemplo, ou até estampadas, são truques que muitos caras adotam para equilibrar com a careca. 

Na hora de escolher o seu, a melhor dica é experimentar! Teste tamanhos, formatos de lente e armações diferentes para comprar a que combina com você. 

Para escolher um modelo confortável, lembre-se que:

– a armação do óculos não deve encostar na bochecha quando você fala ou sorri;

– o óculos deve se apoiar 100% no nariz;

– a armação, de preferência, não deve ser grande a ponto de encobrir toda a sobrancelha.

Essas são dicas ergonômicas simples que valem para todo mundo que usa óculos. #ficaadica. 

Aprenda mais dicas no post: Qual o óculos de grau ideal para meu formato de rosto?

Tipos de cortes para carecas

Agora sim, separamos alguns tipos de cortes para careca entre os mais utilizados por quem deseja disfarçar a calvície. Olha só!

1. Buzzcut

O buzz cut é um estilo de corte de cabelo masculino para quem possui entradas grandes e evidentes bem rente ao couro cabeludo e de comprimento homogêneo.

Manter o comprimento baixo ou quase na máquina zero ajuda a esconder a falta de cabelo. Esse é um tipo de corte excelente tanto para quem tem barbas curtas ou longas e cria um visual sexy e atraente.

2. Corte com volume no topo

Quando a calvície começa a aparecer, os cortes para carecas com volume no topo ajudam a disfarçá-la. 

Ao contrário do buzzcut que tem o comprimento homogêneo, o corte com volume do topo, como o próprio nome diz, evidencia o cabelo no topo da cabeça.

Se combinar com seu estilo, você pode raspar as laterais. O segredo é finalizar o corte deixando o cabelo bagunçado, mas sob controle, passando uma pomada, por exemplo. 

3. Raspado

Se você não tem medo de mudar o visual, pode optar por raspar totalmente o cabelo. Bem estilo Bruce Willis, saca?

A barba aqui também será sua aliada. Teste desenhos de barba diferentes e descubra o que mais se adapta ao seu rosto.

GALERIA de fotos: 13 cortes para carecas

Agora que você sabe como se preparar, criamos uma galeria com fotos para te inspirar na hora de escolher um dos estilos de cortes para careca favoritos. 

tipos-cortes-carecas

tipos-cortes-carecas-2

tipos-cortes-carecas-3

tipos-cortes-carecas-4

tipos-cortes-carecas-5

tipos-cortes-carecas-6

tipos-cortes-carecas-7

tipos-cortes-carecas-8

tipos-cortes-carecas-9

tipos-cortes-carecas-10

tipos-cortes-carecas-11

tipos-cortes-carecas-12

tipos-cortes-carecas-13

Gostou das dicas de cortes para carecas?

Agora que você já sabe que dá pra continuar estilosos usando cortes para careca, é importante cuidar para aproveitar o melhor do seu novo corte de cabelo.

Shampoos, finalizadores, acessórios, tudo isso você pode encontrar na Men’s Market. 

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina e com certeza seus preferidos estão por lá!

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!