Barba bem feita (rala ou grande)! Modelos, fotos + tutorial

O segredo da barba bem feita é ter uma rotina de cuidados com seus pelos faciais. Quem decide se assumir como um barbudo, precisa se dedicar para que o visual reflita uma escolha e não um desleixo.

Cada cara vai ter seus produtos preferidos, o jeito de se cuidar, mas um upgrade é sempre bem vindo, não é mesmo?

O shampoo de barba e o óleo são exemplos de produtos que vão ajudar tanto na hora de fazer a barba quanto para manter o resultado.

Para te dar uma força, montamos um passo a passo completo que ensina como manter a barba bem feita, dicas de modelos para mudar o visual e uma galeria de fotos de barbas bem feitas para te inspirar. Confira!

Como ter a barba bem feita?

barba-bem-feita-como-fazer

Tanto os homens que querem ter uma barba grande quanto uma barba rala bem feita precisam: cuidar, aparar e manter o desenho da barba.

Sim, até os caras com aquela barba de lenhador, grandona, precisam cortar as pontas e acertar o bigode.

Tanto cuidado se reflete na estética, é claro, mas também é uma forma de manter os pelos da barba saudáveis e limpos.

Confira o passo a passo que você pode seguir para ter uma barba perfeita. É bem simples e nem precisa marcar horário na barbearia. 😉

1. Lave a barba antes de aparar

Os pelos secos e sujos dificultam muito na hora de fazer a barba, sem falar que “matam” seu visual no dia a dia.

Então lave sua barba com um shampoo específico para ela. Mas por que gastar dinheiro extra com esse tipo de produto? Você pode lavar com o shampoo para o cabelo mesmo.

Poder realmente pode, mas não se você quiser ter a barba bem feita e bonita. Lembre-se que a barba fica no rosto e sua pele é completamente diferente do seu couro cabeludo.

Por isso, o shampoo de barba é o ideal porque ele limpa sua barba, sem agredir o seu rosto.

shampoo-condicionador-barba

1. Shampoo Barba e Cabelo Men’s | 2. Condicionador de Barba Sobrebarba Jungle Boogie.

A mesma lógica vale para o condicionar que deve ser aplicado depois da barba limpa para deixar o pelos bem macios.

2. Deixe a barba secar e escove os fios

Depois de terminar a limpeza da barba, deixe os fios secarem e penteie os pelos no sentido contrário para visualizar melhor onde estão os excessos.

3. Apare os pelos e acerte o desenho

Apare o excesso de comprimento dos pelos por toda extensão da barba, inclusive do bigode. Feito isso, aplique um óleo pré-barbear para deixar os fios mais maleáveis e hidratados.

Passe o sua espuma ou creme de barbear favorita nas bochechas e no pescoço. Em seguida, envolva o rosto com uma toalha quente.

creme-de-barbear-cavalera

Creme de Barbear Cavalera 100g.

Esse passo é opcional, porém aquecendo o rosto os poros dilatam e o barbear fica mais fácil. Além de evitar os pelos encravados depois.

Deixe a toalha agindo por cinco a 10 minutos. Em seguida, comece a acertar o desenho da sua barba. Você pode usar uma navalha (no final tem tutorial em vídeo), lâmina de barbear ou uma máquina de barbear elétrica.

Tem dúvidas sobre qual produto usar para se barbear? Leia também o post: Gel, espuma ou creme de barbear: qual a melhor opção?

4. Como fazer a barba do pescoço?

A barba do pescoço é uma parte curinga para que o resultado seja uma barba bem feita realmente.

Para acertar na hora de fazer a linha da barba, comece tirando o excesso das laterais e da frente do pescoço, subindo até o ponto que você quer que termine o comprimento.

aparelho-de-barbear-gillette-mach3

Aparelho de Barbear Gillette Mach3.

Faça aos poucos e devagar para não tirar mais de um lado do que de outro. De frente para o espelho, olhe para cima e trace uma linha de limite imaginária para se orientar.

Durante o processo, vale olhar direto no espelho para ver se o resultado está ficando como você quer.

5. Finalize com óleo ou balm para barba

Pronto, depois de aparar o excesso de pelos e chegar no modelo de barba desejado, retire qualquer excesso de creme de barbear com a toalha molhada.

Para finalizar, aplique um pouco de óleo ou balm para barba por toda extensão dos fios. Esse produtos ajudam a hidratar, dar brilho, força e evita aquela coceira irritante.

oleo-para-barba-danger-barba-forte

Óleo para Barba Danger Barba Forte.

A frequência para manter uma barba bem feita é, em geral, de 1 semana. Mas você pode definir o intervalo ideal, de acordo com a velocidade de crescimento dos seus pelos.

Agora sim, sua barba bem feita está pronta!

Para ver mais detalhes desse passo a passo e os produtos em ação, confira o vídeo abaixo que mostra como fazer a barba com navalha (vídeo campeão de audiência no nosso canal do Youtube – acompanhe a gente por lá também!):

Modelos de barba feita: o corte ideal

Se você já não curte tanto sua barba, o que não falta é modelo de corte de barba masculina para mudar o visual. Alguns exemplo de modelos são:

  • Stubble Beard;
  • Barba Cheia ou Espartana;
  • Van Dyke;
  • Ducktail;
  • Cavanhaque Biker;
  • Barba cerrada;
  • Profissional.

Escolha um modelo levando em consideração o seu formato de rosto e, principalmente, o volume de barba que você tem.

Algumas tipos de barba exigem mais volume e comprimento, enquanto outros é possível manter com pelos mais ralos.

Faça o match com o seu corte de cabelo para que seu visual fique harmônico. Afinal, o rosto é seu cartão de visita (clichê, porém verdade!).

No vídeo abaixo, nosso parceiro Marinho, da Barbearia Cavalera, mostra três tipos de barba diferentes: a barba cheia, o cavanhaque e o bigode. Veja o passo a passo e o resultado final de cada corte no vídeo.

Fotos de barbas bem feitas para te inspirar

Famosos e anônimos circulam por aí com suas barbas bem feita. Confira algumas inspirações para você também fazer bonito em qualquer ocasião:

barba-cerrada-ben-aflleck

barba-e-bigode

barba-profissional

Cavanhaque-Biker

donald-glover-barba

idris-elba-modelo-corte-barba

ducktail-beard

Fotos: Pinterest.

Melhores produtos para uma barba bem feita

Gostou das nossas dicas para ter uma barba bem feita? O melhor é que você pode manter todos esses cuidados em casa, é só ter no armário os produtos certos.

Aproveite as dicas e encontre os produtos ideais para seu grooming no e-commerce da Men’s Market.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.