Como evitar queda de cabelo: 5 dicas para cuidar dos fios

Está vendo muitos fios de cabelo no chão de casa, na fronha do travesseiro ou falhas começando a surgir? Nessa horas bate um leve desespero e a primeira pergunta é: como evitar a queda de cabelo?

Investigando as causas é possível seguir um plano e um tratamento para prevenir a queda de cabelo.

Dois terços dos homens são afetados pela calvície, com 40% experimentando perda de cabelo perceptível aos 35 anos.

Então, se a queda de cabelo está te preocupando, confira as cinco dicas que separamos abaixo para que você consiga conter a perda dos fios.

Como evitar a queda de cabelo urgente?

como-prevenir-queda-cabelo

Todo homem quer saber como evitar queda de cabelo e essa preocupação é importante, pois vários fatores podem afetar a saúde dos fios e resultar na queda.

Veja abaixo alguns hábitos e atitudes eficientes relacionados à como evitar a queda de cabelo:

1. Consulte um dermatologista

O primeiro passo de como evitar a queda de cabelo é consultar um especialista para descobrir o que está motivando a queda.

Nesse caso, o médico que você deve procurar é um dermatologista. Ele vai analisar o seu cabelo, mas também os seus hábitos diários no cuidado com os cabelos.

Além do uso inadequado de produtos, outros fatores como transtorno de estresse agudo e ansiedade podem provocar a queda.

Além disso, problemas como disfunção na tireoide, anemia, lúpus, alopécia são outras doenças físicas que podem causar queda de cabelo.

Por isso, saber a causa é essencial para evitar a queda de cabelo e não perder tempo com soluções paliativas.

Em alguns casos, o dermatologista vai atuar em conjunto com outros médicos para que o tratamento seja realmente eficiente.

2. Use medicações prescritas

Depois da sua consulta, o dermatologista pode prescrever o uso de alguns medicamentos tópicos para evitar a queda de cabelo.

Alguns dos mais conhecidos e clinicamente aprovados para essa finalidade são: finasterida e minoxidil.

A finasterida age inibindo a ação do hormônio di-hidrotestosterona (DHT) que faz os folículos capilares encolherem e, consequentemente, os fios caírem. 

Já o minoxidil tem a função de aumentar o fluxo sanguíneo e a absorção de nutrientes pelos folículos.

Esses remédios, apesar de eficazes, podem ter efeitos colaterais como perda de libido, irritação na pele e alergias.

Por isso, não utilize esses produtos sem a orientação de uma dermatologista. Principalmente, sem saber se a queda está relacionada a outra condição ou não.

Aplique massageando o couro cabeludo

Seja na hora de aplicar um medicamento como citamos acima ou na hora de lavar com shampoo, massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos — nunca use as unhas.

Estudos apontam que massagear o couro cabeludo melhora a circulação sanguínea tanto no couro cabeludo quanto nos folículos capilares. 

Esse movimento pode ajudar no aumento do volume do cabelo e até a estimular a ação dos genes que fazem o cabelo crescer.

Outro benefício extra da massagem no couro cabeludo, além de evitar a queda de cabelo,  é aliviar o estresse. #ficaadica

Leia também: Como lavar cabelo masculino? 4 erros comuns que fazem mal.

3. Faça procedimentos como drug delivery

Outra opção de como evitar a queda de cabelo é fazendo procedimentos específicos para essa finalidade, como o drug delivery.

O drug delivery é um procedimento feito pelo dermatologista que tem a função de potencializar a ação de um ativo, levando-o até camadas mais profundas da pele.

No caso de homens que sofrem com a queda de cabelo e também os que já têm falhas visíveis, precisam de tratamentos mais específicos.

O procedimento é feito com os mesmos ativos citados acima — finasterida e minoxidil — que são aplicados através de um aparelho com microagulhas ou com o auxílio de um aparelho de laser.

Assim, os ativos chegam de forma mais concentrada e profunda na pele, conseguindo agir nos folículos capilares, estimulando o crescimento do cabelo e também retardando o miniaturização dos fios.

Outro benefício adicional dessa técnica para evitar a queda de cabelo e também tratar o quadro é evitar os efeitos colaterais que ambos os ativos usados possuem no uso tópico. Consulte seu dermato!

4. Troque seu produtos para cabelo

Agora que você já sabe a causa, recebeu um diagnóstico e começou um tratamento, outra mudança que ajuda em como evitar a queda de cabelo é trocar seus produtos diários para cabelo.

Passe a usar shampoos antiqueda, assim como condicionadores e cremes sem enxágue. Esses produtos possuem ativos na fórmula que vão ajudar a cuidar da saúde dos fios e do couro cabeludo.

shampoo-prebiotico-antiqueda-go

Shampoo Prebiótico Antiqueda Go. 150ml | Veja mais.

Evite também o uso excessivo de produtos como gel para cabelo e outros produtos com químicas fortes. 

Se gostar de usá-los, escolha versões com fórmulas mais naturais e lave bem o cabelo para evitar que os resíduos se acumulem nos folículos e impeçam o crescimento.

5. Evite banho quente

Se você é fã de banhos no modo quente/pelando, temos uma má notícia: esse hábito não faz bem para o seu cabelo e nem para sua pele.

O principal motivo é que a água quente acaba levando embora alguns óleos essenciais para proteção do couro cabeludo embora, gerando inflamações e deixando os fios ressecados.

Não existe ainda comprovação científica de que a água quente gere a queda de cabelo, mas acredita-se que as inflamações no couro cabeludo podem causar a miniaturização dos folículos, o que enfraquece os fios. 

Então, para evitar a queda de cabelo e favorecer os resultados do tratamento, regule a temperatura de modo que a água fique em uma temperatura agradável, sem exageros.

Gostou das dicas para prevenir a queda de cabelo?

Com as dicas acima, você consegue não só evitar a queda de cabelo, mas também tratar um quadro de queda e falhas capilares.

O dermatologista pode te ajudar a escolher produtos adequados, prevenir e até diagnosticar um quadro precoce, evitando que ele avance.

Na hora de escolher seus produtos, fique atento a qualidade das marcas e a variedade de opções.

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina e com certeza seus preferidos estão por lá!

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!