Cuidados e dicas para cabelos finos

Recorrentes quando ficamos doentes e nosso sistema imunológico se enfraquece, os fios de cabelo costumam ficar mais finos e mostrar sinais de tudo o que está acontecendo com nosso organismo. No entanto, fios finos podem ser puramente parte de sua genética, além de serem algo perfeitamente normal de acontecer conforme ficamos mais velhos, juntamente com a queda de cabelo.

Seja qual for a sua história, fios finos costumam ser um pouco complicados de lidar já que diminuem um pouco a os penteados que você pode adotar sem que falhas apareçam. Vamos ressaltar que nada disso é um problema, principalmente se seus fios são assim naturalmente, mas lidar com eles é importante e viemos dar dicas simples e práticas para mudar a forma como você se relaciona com seus fios.

Corte

Basicamente, cortes curtos e próximos ao couro cabeludo são o ideal. Isso por que fios mais longos tendem a se juntar e ter caimento em cachos ou mechas, deixando o couro mais aparente. Por isso, invista um comprimento menor, seja este uniforme como o buzzcut, ou com as laterais menores e topo mais alongado como um undercut.

A segunda opção abre a possibilidade para pequenos topetes e quiffs, que ficam discretos e estilosos e, de quebra, escondem o couro cabeludo. Aqui você pode ter licença poética. Caso fios curtos não te agradem, você pode escolher fios médios com as pontas repicadas que, se modelados com um finalizador de volume ficam muito bem também.

Muito importante também, é aproveitar seu tipo de cabelo se ele for cacheado. Cabelos cacheados costumam ter mais volume e são uma mão na roda, tanto em estilo, quanto para disfarçar as falhas que podem ser ocasionadas por fios finos.

FINO1Modeladores

A hidratação excessiva é inimiga de cabelos finos, por isso, fuja de géis e modeladores com efeito molhado. Para cabelos finos terem maior volume e esconderem o couro cabeludo, é preciso que eles estejam saudáveis, mas nunca minimamente oleosos. Caso contrário, estejam eles molhados, oleosos ou com efeitos de brilho e escovados, os fios tendem a se juntar em grupos que deixam maior espaço entre si, mostrando bastante o couro cabeludo.

Aposte em modeladores que deem volume, como shampoos a seco e mousse, secando se necessário. Penteados mais bagunçados dão maior volume, e podem ser feitos com modeladores de efeito seco ou matte, ótimos para dar textura ao cabelo e a ilusão de espessura. Também aposte neles se você quiser um penteado mais clássico e organizado que, embora escovado, vai ganhar volume.

Se o seu gosto corre com visuais mais impactantes e de pegada o rock, como pontas e moicanos, uma opção legal é criar pontas no topo do cabelo com apenas algumas mechas, deixando as outras baixas, de forma que você consegue o visual que te agrada sem arriscar mostrar demais o couro cabeludo.

FINO2

Cuidados

Claramente, se seus fios são decorrência de algum problema de saúde, sua maior chance para que eles voltem ao normal é focar sem sua recuperação. Mas, se eles já estão assim há algum tempo, ou são assim por natureza, você pode utilizar produtos que encorpam os fios, como shampoos e condicionadores. Normalmente, estes produtos nutrem e dão maior força para o cabelo, que fica visivelmente mais espesso, ou adquire esta aparência.

Além disso, é importante tomar cuidado com a oleosidade dos fios, como já foi mencionado anteriormente, e procurar shampoos para cabelos oleosos se este for o seu caso. Para cabelos cacheados, os cuidados são um pouco mais complexos. Cabelos crespos finos, por exemplo, costumam formar cachos bem pequenos que ganham volume quanto mais secos, e ficam definidos e com caimento mais alongado caso bastante hidratados.

Neste caso, depende de você decidir qual estilo prefere e, cuidar da saúde deles sem pecar para nenhum dos lados. Se você os curte bem volumosos e no estilo afro, por exemplo, aposte em umectações (hidratações menos agressivas) com óleos vegetais e naturais que não deixam faltar hidratação e não os deixam pesados.

FINO3

Agora que você conferiu nossas dicas, dá uma olhada na nossa seleção de produtos ideais para cuidar e modelar cabelos mais finos:

produtosfino

  1. Shampoo Keune Care Line Absolute Volume
  2. Shampoo Tea Tree Lemon Sage Thickening
  3. Cera Modeladora Keune Matt Effect
  4. Cera em Pó Osis+ Dust It