Irritação pós-barba: o que fazer para evitar alergias?

Tem irritação pós-barba: mas não sabe o que fazer?

Se você estiver enfrentando muitos problemas com as lâminas de barbear manuais, talvez a solução seja optar por uma máquina elétrica para remover ou aparar os pelos.

Mesmo com essa mudança, é necessário tomar alguns cuidados extras para prevenir a sensação de barba irritada e coçando e pelos encravados após o barbear. Confira algumas dicas:

Como evitar irritação após barbear

irritacao-pele-barbear

 

1. Esfoliação

A esfoliação periódica do rosto é importante para a remoção da pele morta que se acumula devido a exposição da pele ao sol e poluição. Essa pele morta deixa a pele propensa ao surgimento de pelos encravados que podem gerar inchaços e irritações.

Então a dica do que fazer para evitar a irritação pós barba é usar um esfoliante facial no banho antes de se barbear para preparar a pele. O legal é que esse produto pode ser usado com frequência, não só quando for se barbear, para manter a pele limpa e saudável.

Uma dica de produto bacana é o Esfoliante Facial da Men’s:

esfoliante-mens-facial-mens

Esfoliante Facial da Men’s. Veja mais.

Confira o passo a passo completo de como usar o produto no post: ‘Dicas para esfoliar o rosto‘.

2. Técnica de barbear

Se você não tiver cuidado e passar a lâmina do jeito correto na direção do crescimento dos pelos, você acabará arranhando a pele.

Isso pode aumentar o risco de cortes e erupções que causam as irritação pós-barba. Usando um barbeador elétrico (em movimentos circulares) você não precisa fazer tanta pressão sobre a pele, fazendo com que os pelos se levantem com mais facilidade e o barbear seja mais fácil e sem dor.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como a qualidade da lâmina também ajuda a evitar irritação-pós barba:

3. Descarte as lâminas velhas

Outra dica sobre irritação pós-barba e o que fazer não evitá-la é trocar o aparelho de barbear com mais frequência.  Na média, use a lâmina por no máximo quatro semanas.

Usando um aparelho afiado, ele vai deslizar melhor na pele e você não vai precisar fazer força, diminuindo as chances de lesões, cortes e coceira depois de fazer a barba.

DICA: para aproveitar um pouco mais sua lâmina manual, dê uma “afiada” nela na sua calça jeans. Passe o barbeador na coxa 10 vezes para baixo e 10 vezes para cima. Esse truque ajuda a afiar a lâmina novamente, evitando a típica irritação da barba no pescoço

4. Use uma mão para segurar a pele

Esse é um truque antigo, mas que serve como dica para evitar a irritação pós-barba. O que você vai fazer é o seguinte: com a mão que livre, puxe levemente para esticar a pele enquanto passa a lâmina ou o aparelho de barbear.

A pele esticada ajuda a criar uma superfície reta facilitando a passagem do barbeador.

5. Pós-barba

Após se barbear, é muito importante lavar a pele com água fria e secar suavemente, pressionando a toalha sobre o rosto (sem esfregar!).

Depois de todo esse procedimento, é só aplicar um hidratante ou uma loção pós-barba, mas evite produtos que contenham álcool, o que pode causar ardência, irritação e vermelhidão na pele.

loco-pos-barba-bay-rum-cavalera

Loção Pós-Barba Cavalera Bay Rum 100ml. Veja mais.

Entenda a função do hidratante e como escolher o ideal com as dicas do post: ‘Hidratante facial masculino: como escolher + dicas’.

Gostou das dicas sobre irritação pós-barba e o que fazer?

Com todas essas dicas para evitar irritação pós barba fica bem mais fácil manter a pele saudável e a manutenção do barbear fica muito mais prática. 😉 Falta algum produto para você cuidar bem da sua pele?

Aproveite as dicas e encontre os produtos ideais para o grooming da sua pele e cabelo na Men’s.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.