Como cuidar de tatuagens novas/antigas? Dicas e Orientações

Tatuagem nova é tudo de bom, não é mesmo? Traços bem definidos, cores vibrantes e aquele orgulho de mostrar para todo mundo a arte em sua pele. Mas você sabe como cuidar da tatuagem nova para que ela permaneça bonita ao longo dos anos?

A pele tatuada requer cuidados especiais, e isso não vale apenas para os primeiros dias, mas para a vida toda.

Sem esses cuidados, além de correr o risco de infecção no início, com o tempo, sua tattoo acabará perdendo definição, as cores vão ficando desbotadas e logo você perceberá que o desenho já não está mais tão bonito quanto antes.

Para te ajudar a manter sua tattoo sempre bonita como nova, o Blog da Men’s preparou um guia com dicas essenciais de como cuidar das tatuagens novas e antigas. Se liga só no conteúdo!

Como cuidar das tatuagens novas e antigas?

o qe não pode comer quando faz tatuagem

Imagine que, depois de analisar diversos estilos de tatuagens masculinas, você finalmente escolhe o desenho perfeito para gravar em sua pele. Após tatuar, você fica todo feliz com o resultado, mas com o passar do tempo, percebe que sua tattoo está ficando desbotada e sem vida. Em geral, isso ocorre por falta de cuidados.

A solução que muitos arranjam para “corrigir” o problema é retocar ou tatuar outra coisa em cima. Mas adivinha só: se você não cuidar, vai acontecer novamente!

Então bora conferir como cuidar de tatuagens antigas e novas para não cometer este erro?

Primeiros Cuidados com uma Tatuagem Nova

Como você já deve saber, o processo de realização da tatuagem consiste em “machucar” a pele, inserindo o pigmento que dá forma ao desenho.

Por conta disso, o risco de infecção logo nas primeiras horas é maior. É por isso que se utiliza plástico filme sobre a tattoo, a fim de evitar que a área fique exposta a ação de vírus e bactérias.

Mas é claro que esse plástico também não pode ficar o tempo todo abafando a pele, pois assim acabará criando o ambiente perfeito para que as bactérias presentes no local se multipliquem. Como esse tempo varia de acordo com o tamanho e tipo de tatuagem, é importante seguir as orientações do tatuador a esse respeito.

Cuidados na primeira lavagem de uma tatuagem nova

como cuidar tatuagem nova

Algumas horas após o procedimento, você deve remover o plástico filme e lavar e secar o local cuidadosamente. Essa primeira lavagem é muito importante, pois ela irá remover impurezas, que estiverem acumuladas no local. Neste sentido, os passos para esta primeira lavagem são:

  • primeiramente, lave bem as mãos com sabão, a fim de eliminar sujeira e bactérias;
  • deixe a área da nova tatuagem sob água corrente, evitando água quente;
  • com cuidado, passe os dedos sobre o local e só depois aplique algum tipo de sabão neutro ou anti bactericida, massageando a área cuidadosamente;
  • após enxaguar na água corrente, enxugue a área com uma toalha limpa e macia ou uma toalha de papel.

O que passar na tatuagem para cicatrizar?

Para ajudar na recuperação da pele, com ela seca, utilize um cicatrizante, como o Restaurador Dérmico Extreme Skincare, aplicando-o de três a quatro vezes ao dia, de acordo com a orientações presentes na embalagem.

o que passar na tatuagem para cicatrizar

Restaurador Dérmico Extreme Skincare 50g

Além de ajudar na proteção da sua pele, esse produto contribuirá para mantê-la hidratada, que é outro cuidado super importante com tatuagens novas e antigas.

O que não fazer nos primeiros dias de uma tatuagem nova?

Muitos pensam que a tatuagem está finalizada no momento em que o tatuador completa o último traço ou ponto, no entanto, o processo de cicatrização define muita coisa na aparência da sua tattoo. Por isso, entender como cuidar de uma tatuagem nova nos primeiros dias é crucial para que tudo dê certo.

Veja alguns comportamentos que você deve evitar nos primeiros dias/semanas de tatuagem nova:

Fique longe do sol

Sabe quando você toma sol e fica com a pele vermelha e ardendo? Isso nada mais é do que um processo de inflamação causado pelos raios UV. Agora, imagine esta ação na pele recém tatuada. Além de dificultar a cicatrização, ainda pode causar infecções e deslocar a tinta por entre as camadas da pele, estragando sua tattoo.

Dê um tempo da praia, sauna e piscinas

Além da questão do sol, mencionada anteriormente, a água é um ambiente que favorece a multiplicação de bactérias. Você já deve imaginar o que pode acontecer ao mergulhar sua tattoo nessa água, não é mesmo?

Cuidado com o suor

Assim como as águas da praia ou piscina, o suor também contém bactérias, além de deixar o ambiente úmido, o que é um prato cheio para a multiplicação desses organismos. Além disso, o ato de suas pode gerar o deslocamento da tinta sob a pele. Portanto, dê um tempinho nas atividades físicas para evitar esse problema.

Resista à coceira!

Esse é um grande desafio dos cuidados com uma tatuagem nova. Acredite, sabemos como é difícil, mas evite coçar área tatuada!

Ao coçar, além de agredir a pele, você estará depositando bactérias que estão debaixo de suas unhas, irritando a pele e aumentando as chances de gerar infecções.

Mas então, o que fazer para aliviar a coceira na tatuagem?

Essa coceira está ligada ao ressecamento da pele e ao surgimento das famigeradas casquinhas, uma etapa importante do processo de cicatrização. Portanto, quando se trata do cuidado com tatuagens novas, uma forma extremamente eficiente de aliviar essa coceira é aplicando um bom hidratante para tatuagem na região.

Mas atenção! Nem todo creme hidratante pode ser utilizado para esta função, pois estamos falando de uma pele danificada, que precisa respirar para se recuperar.

Agora você deve estar pensando: “o que passar para hidratar a tatuagem?” ou “qual é o melhor hidratante para tatuagem?”. A ideia é usar produtos próprios para esta função.

Uma sugestão é a Tattoo Butter David Dandi, uma manteiga natural de hidratação, voltada especificamente para a manutenção e revitalização de peles tatuadas. Sua tecnologia Skin Revitalization Active System contribui para revitalizar a cor da tattoo, deixando-a mais viva e evidente.

melhor hidratante para tatuagem

Tattoo Butter David Dandi 75g

Jamais arranque as casquinhas!

Aqui está outro desafio dos cuidados com tatuagens novas. Muitos não resistem a uma casquinha e querem logo arrancar. Não faça isso! Se a pele ainda não estiver bem cicatrizada, você pode acabar fazendo um grande estrago na sua tattoo.

Resista aos impulsos! Essas casquinhas cairão naturalmente com o tempo e, após esse período de tentação, você será recompensado com uma tatuagem bonita e saudável.

Deixe sua pele respirar e evite atrito

Para que a tatuagem realmente fique bonita, o processo de cicatrização da pele precisa ser respeitado. Para isso, a pele precisa respirar. Portanto, evite deixar o local abafado, seja pelo uso de roupas muito coladas ou pelo excesso de hidratantes, pois isso prejudica a cicatrização e recuperação do tecido.

Cuidados com a alimentação após fazer uma tatuagem

Outro aspecto importante sobre como cuidar de tatuagens novas se refere a alimentação. Você, por um acaso, já se perguntou o que pode e o que não pode comer quando faz tatuagem? Pois fique sabendo que os cuidados com a alimentação influenciam diretamente na recuperação da sua pele.

Por exemplo, nas duas primeiras semanas é bom reduzir o consumo de alimentos gordurosos, o que inclui alguns tipos de carnes, frituras, chocolates, fast food, etc., uma vez que esse tipo de alimento favorece processos inflamatórios.

Por outro lado, há alimentos que podem contribuir para o processo de cicatrização, como é o caso dos que ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, como é o caso de frutas cítricas, frutas vermelhas, tomate, açafrão, atum, etc.

Como cuidar das tatuagens antigas?

o que passar para hidratar a tatuagem

Se você está pensando que após esse período inicial, pode relaxar e deixar a tattoo por conta própria, fique sabendo que tão importante quanto saber como cuidar da tatuagem nova é entender como cuidar das tatuagens antigas!

Uma tattoo mal cuidada prejudica o seu estilo, portanto, para que esta obra de arte na sua pele se mantenha bonita ao longo dos anos, é importante cuidar da pele. Para isso, tenha sempre à mão um bom hidratante para tatuagem, a fim de evitar o ressecamento e a manutenção da vivacidade das cores.

Além disso, o protetor solar deve ser o melhor amigo de uma tatuagem, uma vez que a exposição prolongada ao sol sem proteção faz com que a tinta vá ficando desbotada, perdendo o brilho e também a beleza ao longo do tempo. Considerando que ela ficará na sua pele para sempre, cuidado nunca é de mais, não é mesmo?

como cuidar tatuagem antiga

Protetor Solar Facial Medicatriz DermoSun FPS32 50ml

Protetor Solar Medicatriz Sun Clair Blue FPS21 30g

Protetor Solar Aerosol My Health Sun Prime FPS50 150ml

Se você quer entender um pouco mais sobre os cuidados com tatuagens novas ou antigas, confira o vídeo abaixo:

Em nosso Facebook você encontra mais dicas de como cuidar das tatuagens antigas e novas, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? Aprendeu como cuidar das suas tatuagens?

Se você quer que sua tattoo se mantenha sempre bonita, precisará seguir uma rotina de cuidados, principalmente no início. Práticas como cuidar da alimentação, evitar exposição ao sol, usar protetor solar, cicatrizante e um bom hidratante para tatuagem são cuidados básicos, mas fundamentais!

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e as melhores ideias de tatuagem masculina.

Com as dicas deste post você certamente irá pôr um fim nesse problema de cabelo oleoso masculino. Mas que tal mais algumas dicas de cuidados para com os fios? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Melhores lugares para fazer tatuagem masculina COM FOTOS
  2. Estilos de Tatuagens Masculinas: 6 principais [COM FOTOS]
  3. Tatuagens para pele negra masculina: dicas + 15 inspirações COM FOTOS

Aprendeu como cuidar de tatuagens novas e antigas? Você já teve alguma experiência diferente? Tem alguma outra dica? Conta pra gente aqui nos comentários!