Qualificação profissional gratuita: cursos e a importância de se qualificar

A qualificação profissional é investimento permanente depois que entramos no mercado de trabalho. E isso não significa fazer apenas cursos caros. Buscar se qualificar profissionalmente de forma gratuita é igualmente valioso.

Uma pesquisa da Korum Transição de Carreira apontou que os profissionais que são especialistas são os mais requisitados no mercado de trabalho, com 46,9% das vagas oferecidas tendo essa especificação.

Por isso, mesmo com o mercado retraído e a alta concorrência pela busca de um emprego, investir em qualificação profissional é uma decisão estratégica.

Seja para se realocar no mercado de trabalho ou conseguir uma posição melhor na empresa na qual trabalha, escolher em que você vai empregar seu tempo pode ajudá-lo a ir além na carreira.

Para te ajudar nesse objetivo, reunimos neste post dicas de como se qualificar profissionalmente de forma gratuita ou econômica e a importância que a qualificação tem na carreira de todo profissional 

O que significa qualificação profissional?

A qualificação profissional é a atualização constante de habilidades técnicas e/ou teóricas na sua área de atuação.

Habilidades relacionadas como inglês avançado ou fluente é uma das qualificações que os empregadores mais buscam nos profissionais, também de acordo com a pesquisa da Korum Transição de Carreira.

Então, ir além da educação básica ou do ensino superior é uma estratégia para se manter relevante e atualizado. Além disso, a qualificação profissional valoriza o currículo.

Para investir seu tempo de forma produtiva, conheça as empresas onde você gostaria de trabalhar, quais habilidades são valorizadas e o que pode te destacar para conquistar a próxima vaga.

Tipos de qualificação profissional

A qualificação profissional pode ser dividida em três categorias diferentes:

1. Aperfeiçoamento

O aperfeiçoamento é uma categoria de qualificação profissional mais simples e rápida que pode servir para reforçar algo que já foi aprendido.

Dessa forma, você relembra conceitos e ferramentas importantes para desempenhar melhor sua função. 

2. Capacitação/Cursos livres

A capacitação e os cursos livres são categorias de qualificação profissional mais específicas. Geralmente, eles focam em uma área para trabalhar os conceitos, aplicações e ferramentas (antigas e novas).

Então se o seu objetivo é se especializar em uma determinada disciplina da sua área de atuação, um curso de capacitação profissional ou curso livre é a opção ideal.

3. Atualização

O curso de atualização é parecido com o de aperfeiçoamento, porém a carga horária é maior, o que permite aprofundar o conteúdo que vai ser reforçado.

Além disso, nessa qualificação profissional aprende-se novas habilidades que permitem evoluir no trabalho realizado.

Como se qualificar profissionalmente?

como-se-qualificar-profissionalmente

As categorias acima vão ajudá-lo a se orientar para saber a profundidade do conteúdo de cada opção de qualificação profissional que você encontrar.

Mas como se qualificar profissionalmente gastando pouco (ou nada!)? Independentemente de a grana estar curta ou não, é bom estar atento a oportunidades. 

Cursos gratuitos do governo

Se no momento você precisa de opções de qualificação profissional gratuita, pesquise pelas oportunidades de cursos gratuitos do governo federal.

Esses cursos nem sempre são muito divulgados, mas existem e podem ajudá-lo a aprender de inglês até como usar o Excel.

Atualmente, o governo federal mantém a plataforma Todos por Todos, onde oferece cursos de capacitação a distância.

No site, os cursos estão divididos por categoria, o que facilita achar algo na sua área. Várias instituições privadas e públicas têm parcerias e oferecem chances para aprender sem gastar nada.

Além do governo, outras instituições públicas como Sebrae, Senai e outras também são fontes com credibilidade para ensino.

As universidades federais oferecem cursos de verão, cursos de inverno abertos para alunos fora da instituição. Então, pesquise sobre o que você quer aprender, onde oferece o curso, opções baratas, etc.

Bolsas de estudo ou descontos

Quando não for possível conseguir uma qualificação profissional 100% gratuita, pesquise bolsa de estudo e descontos em instituições onde você gostaria de estudar.

Alguns exemplos de instituições que oferecem bolsas para mestrado, doutorado e pós-graduação são:

> Fundação Estudar;

> Fundação Lemann

> Fundação Carolina

> Erasmus Mundus, entre outras.

Se você não pretende arrumar as malas, as faculdades particulares também têm seus programas de bolsas de estudo ou oferecem descontos e financiamentos nos cursos.

Para investir seu tempo e dinheiro com segurança, faça uma pesquisa criteriosa e organize-se financeiramente.

Cursos grátis de empresas privadas

Muitas empresas de cursos usam os cursos grátis como forma de atrair novos alunos. E quem sai ganhando, claro, é você.

Com certeza, você tem uma lista com os cursos que gostaria de fazer em várias escolas diferentes.

Pesquise se elas oferecem cursos EAD e se existe algum curso gratuito. Grande parte oferece cursos de qualificação profissional completos e com certificado.

DICA: depois de entrar no mailing da empresa, você pode aproveitar as ofertas e descontos para os cursos pagos que você vai começar a receber. 😉

Importância da qualificação profissional

Todo esse empenho na qualificação profissional vai se reverter em benefícios para sua carreira como:

Ter reconhecimento profissional

Ao investir na sua qualificação profissional você ganha muito individualmente, mas a empresa (se você está na ativa) também.

Reforçar ou aprender novas habilidades é uma oportunidade para exercer a criatividade e propor ideias diferentes para o trabalho ter mais resultado e reconhecimento da chefia. 

Manter-se atualizado na área

Um profissional desatualizado, dificilmente consegue se destacar. Por isso, manter-se atualizado e investir tempo para saber o que existe de novo no mercado, as atualizações de processos e ferramentas vai te ajudar a desempenhar melhor o seu trabalho. 

Aumentar o network

Mesmo se você investir na qualificação profissional online é possível conhecer pessoas novas, ter contato com professores qualificados e expandir seu network.

Essa vantagem é estratégica, principalmente se você está em busca de uma recolocação no mercado. 

Mudar de área na carreira

Quer mudar de área dentro da sua profissão? Nada melhor que investir em qualificação profissional para turbinar o currículo e chamar a atenção dos recrutadores.

Para mudanças mais significativas, é preciso mostrar que você está pronto e conhece o novo setor para o qual está se candidatando. 

Ganhar novas habilidades

Sonha em ir de analista a gestor e se tornar líder de uma equipe de alta performance? Então, saber quais habilidades são necessárias e investir nelas pode abrir portas para uma futura promoção dentro da empresa.

Curtiu as dicas de qualificação profissional?

Investir na qualificação profissional vai agregar novas habilidades e conhecimentos úteis para crescer na carreira.

Na hora de se apresentar nas entrevistas, você também não pode errar! Estar com a roupa adequada, a barba e o cabelo bem cuidado vai mostrar que você valoriza sua imagem pessoal.

E de cuidados pessoais masculinos, a gente entende! A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!

Separamos outros posts do blog que você pode gostar:

– Saiba como ir do trabalho para a balada;

– Como usar acessórios no trabalho;

Checklist matinal: o que fazer antes de sair para o trabalho.