9 curiosidades sobre a cerveja: de bebida a shampoo para barba e cabelo

Sai verão, entra outono, chega inverno, volta a primavera e a cerveja continua sendo a preferida de nove entre dez brasileiros. Não é a toa que a bebida é paixão nacional junto com o futebol. E existem muitas curiosidades sobre cerveja interessantes de descobrir.

O último levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Cerveja, por exemplo, mostrou que o Brasil tem um consumo anual de 14,1 bilhões de litros da bebida. E sabia que no país já existem 1.209 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Estabelecimento?

Quer saber mais curiosidades sobre cerveja? Então se ajeita no sofá, abre uma long neck gelada e aprecie a leitura deste post!

Curiosidades sobre cerveja que você deveria saber

Além da refrescância, as curiosidades sobre cerveja rendem bons papos na mesa de bar com os amigos. Prepare o copo e vem conferir:

1. A bebida mais antiga do mundo

Começamos as curiosidades sobre cerveja falando sobre a origem da bebida. Se você imaginava que ela fosse antiga, talvez não soubesse que a cerveja é produzida desde 6.000 a.C.

As civilizações do Egito, da Mesopotâmia e da Suméria já consumiam um líquido fermentado, produzido a partir de cereais.

Segundo a pesquisa do arqueologista Patrick McGovern, os egípcios que trabalharam na construção das pirâmides recebiam cerca de quatro litros de cerveja por dia. O resultado deu certo, concorda? 😅

2. Principais tipos de cerveja

Malte, lúpulo e fermento é a base para a produção de todos os tipos de cerveja. A diferença entre os diversos rótulos está no tipo de fermentação pelo qual a mistura de ingredientes passa. Os dois principais tipos de famílias são:

– Lager: são as cervejas de baixa fermentação. O processo teve origem na região da Baviera na Alemanha no século XIX. Esse é o tipo de cerveja mais consumido no mundo. A cerveja Pilsen, popular aqui no Brasil, é dessa família.

– Ale: são as cervejas de alta fermentação, pois as leveduras “trabalham” especificamente em altas temperaturas. O resultado é um aroma mais frutado, característicos das cervejas antigas.

3. As cervejas mais tomadas em cada país

Para quem gosta de viajar e experimentar sabores diferentes e característicos de cada região do mundo, o infográfico abaixo vai ajudá-lo nessa missão.

O site Vinepair fez um infográfico com o mapa mundi dos rótulos mais populares e consumidos em cada país do globo. Olha só:

mapa-da-cerveja-mundo-grande

Clique aqui para ampliar a imagem.

Já experimentou algum? Conta pra gente nos comentários!

4. Países que mais consomem cerveja

Uma das curiosidades sobre cerveja que muita gente acha fácil de cravar uma resposta é sobre o país que mais consome cerveja no mundo. Se você já falou “Brasil” aí do outro lado da tela, saiba que errou feio. Mas calma que estamos na lista!

No TOP 5 países que mais consomem cerveja, de acordo com o último relatório da Kirin Beer University estão:

1. China (39.362.000 litros);

2. Estados Unidos (24.029.000 litros);

3. Brasil (12.662.000 litros);

4. México (8.982.000 litros);

5. Alemanha (8.321.000 litros).

5. Ciência da cerveja

A cerveja não seria esse sucesso todo e passaria batido pelas análises dos cientistas. A área que estuda a cerveja é chamada de zitologia. A palavra de origem latina/grega significa “fermentação da cevada germinada”.

O objetivo dessa ciência é entender como cada ingrediente e alterações genéticas feitas neles podem resultar em textura, cor e aroma melhores.

Não existe uma universidade para se formar nessa área exatamente. Mas outros campos incorporam esses estudo como a Zitogastronomia uma vertente que estuda a harmonização e a utilização da cerveja nas receitas.

zitogastronomia

Foto: Revista Habitare.

Leia também: Cerveja e queijo: um novo olhar para a harmonização.

6. Rótulo mais caro do mundo

Quando se trata de cerveja sempre estamos atrás do melhor rótulo. Aquele para mostrar com orgulho para os amigos que adquirimos com exclusividade.

Nesse caso, prepare o bolso, pois para levar uma garrafa de 500 ml de Vieille Bon Secours, a cerveja mais cara do mundo, é necessário desembolsar US$ 1.000.

Ah! No orçamento também entra a passagem de ida e volta para Londres, pois a cerveja é vendida única e exclusivamente no bar Bierdrome na capital britânica.

7. Oktoberfest recebe + de 6 milhões de pessoas todo ano

Essa é outras das curiosidades sobre cerveja interessante. Já imaginou outro evento que reúne todo ano tanto gente quanto o Oktoberfest?

A edição alemã, a mais tradicional do evento, dura 16 dias em Munique e reúne mais de seis milhões de pessoas a cada edição. Quem é cervejeiro não pode perder!

8. Cervejaria mais antiga do mundo é alemã

Não à toa, a cervejaria mais antiga do mundo também fica na Alemanha. A Abadia de Weihenstephan existe em Munique desde o ano de 1040 d.C. A cerveja feita pelos monges ainda é produzida até hoje.

9. Piscina de cerveja não é um sonho

Essa é uma das curiosidades engraçadas sobre cerveja e não é pegadinha. Quem promove esse entretenimento inusitado, porém que faz muito bem para a pele (segundo os donos) é a cervejaria Schloss Starkenberger.

.

A piscina tem colarinho e tudo e é exatamente a espuma que deixa a cútis mais saudável. Toparia esse mergulho?

Cosméticos com cerveja no necessaire?

Curtiram as curiosidades sobre cerveja? Então se você gosta de degustar a bebida, saiba que os cosméticos feitos a base de cerveja e lúpulo resultam em produtos excelentes — os donos da Schloss Starkenberger não estão errados!

Separamos duas dicas do Mensmarket que valem a pena testar:

Shampoo de cerveja – Barba de Respeito

shampoo-de-cerveja-barba-de-respeito

Shampoo de Cerveja Barba de Respeito 170ml. Veja mais.

Esse shampoo de cerveja para cabelo possui extratos de Germe de Trigo em sua fórmula, a parte mais nobre do grão de trigo, que tem função hidratante, nutritiva e regenerativa.

Além de contar também com o Pantenol que atua na redução irritações no couro cabeludo.

Shampoo de cerveja para barba – Viking

shampoo-barba-mar-viking

Shampoo de Barba Viking Mar 200ml. Veja mais.

Já esse shampoo de cerveja para barba é rico em alantoína, leveduras de cerveja e própolis que juntos possuem propriedades hidratantes, remineralizantes, bactericidas, anti-inflamatórias.

Também promovem a síntese de colágeno e elastina que proporcionam uma extrema maciez para os fios e para a pele e fragrância refrescante.

Gostou de saber das curiosidades sobre cerveja?

Como toda bebida popular, a cerveja tem muitas histórias e curiosidades sobre seu uso e desenvolvimento ao longo dos anos.

Se você curtiu as dicas de cosméticos que demos acima. Aproveite para conferir outras opções e kits de produtos disponíveis no e-commerce da Men’s.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja de produtos masculinos agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.