9 curiosidades sobre a cerveja: de bebida a shampoo para barba e cabelo

Sai verão, entra outono, chega inverno, volta a primavera e a cerveja continua sendo a preferida de nove entre dez brasileiros. Não é a toa que a bebida é paixão nacional junto com o futebol. E existem muitas curiosidades sobre cerveja interessantes de descobrir.

O √ļltimo levantamento da Associa√ß√£o Brasileira da Ind√ļstria de Cerveja, por exemplo, mostrou que o Brasil tem um consumo anual de 14,1 bilh√Ķes de litros da bebida. E sabia que no pa√≠s j√° existem 1.209 cervejarias registradas no Minist√©rio da Agricultura, Pecu√°ria e Estabelecimento?

Quer saber mais curiosidades sobre cerveja? Ent√£o se ajeita no sof√°, abre uma long neck gelada e aprecie a leitura deste post!

Curiosidades sobre cerveja que você deveria saber

Al√©m da refresc√Ęncia, as curiosidades sobre cerveja rendem bons papos na mesa de bar com os amigos. Prepare o copo e vem conferir:

1. A bebida mais antiga do mundo

Começamos as curiosidades sobre cerveja falando sobre a origem da bebida. Se você imaginava que ela fosse antiga, talvez não soubesse que a cerveja é produzida desde 6.000 a.C.

As civiliza√ß√Ķes do Egito, da Mesopot√Ęmia e da Sum√©ria j√° consumiam um l√≠quido fermentado, produzido a partir de cereais.

Segundo a pesquisa do arqueologista Patrick McGovern, os eg√≠pcios que trabalharam na constru√ß√£o das pir√Ęmides recebiam cerca de quatro litros de cerveja por dia. O resultado deu certo, concorda? ūüėÖ

2. Principais tipos de cerveja

Malte, l√ļpulo e fermento √© a base para a produ√ß√£o de todos os tipos de cerveja. A diferen√ßa entre os diversos r√≥tulos est√° no tipo de fermenta√ß√£o pelo qual a mistura de ingredientes passa. Os dois principais tipos de fam√≠lias s√£o:

РLager: são as cervejas de baixa fermentação. O processo teve origem na região da Baviera na Alemanha no século XIX. Esse é o tipo de cerveja mais consumido no mundo. A cerveja Pilsen, popular aqui no Brasil, é dessa família.

– Ale: s√£o as cervejas de alta fermenta√ß√£o, pois as leveduras ‚Äútrabalham‚ÄĚ especificamente em altas temperaturas. O resultado √© um aroma mais frutado, caracter√≠sticos das cervejas antigas.

3. As cervejas mais tomadas em cada país

Para quem gosta de viajar e experimentar sabores diferentes e característicos de cada região do mundo, o infográfico abaixo vai ajudá-lo nessa missão.

O site Vinepair fez um infográfico com o mapa mundi dos rótulos mais populares e consumidos em cada país do globo. Olha só:

mapa-da-cerveja-mundo-grande

Clique aqui para ampliar a imagem.

J√° experimentou algum? Conta pra gente nos coment√°rios!

4. Países que mais consomem cerveja

Uma das curiosidades sobre cerveja que muita gente acha f√°cil de cravar uma resposta √© sobre o pa√≠s que mais consome cerveja no mundo. Se voc√™ j√° falou ‚ÄúBrasil‚ÄĚ a√≠ do outro lado da tela, saiba que errou feio. Mas calma que estamos na lista!

No TOP 5 pa√≠ses que mais consomem cerveja, de acordo com o √ļltimo relat√≥rio da Kirin Beer University est√£o:

1. China (39.362.000 litros);

2. Estados Unidos (24.029.000 litros);

3. Brasil (12.662.000 litros);

4. México (8.982.000 litros);

5. Alemanha (8.321.000 litros).

5. Ciência da cerveja

A cerveja n√£o seria esse sucesso todo e passaria batido pelas an√°lises dos cientistas. A √°rea que estuda a cerveja √© chamada de zitologia. A palavra de origem latina/grega significa ‚Äúfermenta√ß√£o da cevada germinada‚ÄĚ.

O objetivo dessa ci√™ncia √© entender como cada ingrediente e altera√ß√Ķes gen√©ticas feitas neles podem resultar em textura, cor e aroma melhores.

Não existe uma universidade para se formar nessa área exatamente. Mas outros campos incorporam esses estudo como a Zitogastronomia uma vertente que estuda a harmonização e a utilização da cerveja nas receitas.

zitogastronomia

Foto: Revista Habitare.

Leia também: Cerveja e queijo: um novo olhar para a harmonização.

6. Rótulo mais caro do mundo

Quando se trata de cerveja sempre estamos atrás do melhor rótulo. Aquele para mostrar com orgulho para os amigos que adquirimos com exclusividade.

Nesse caso, prepare o bolso, pois para levar uma garrafa de 500 ml de Vieille Bon Secours, a cerveja mais cara do mundo, é necessário desembolsar US$ 1.000.

Ah! No or√ßamento tamb√©m entra a passagem de ida e volta para Londres, pois a cerveja √© vendida √ļnica e exclusivamente no bar Bierdrome na capital brit√Ęnica.

7. Oktoberfest recebe + de 6 milh√Ķes de pessoas todo ano

Essa √© outras das curiosidades sobre cerveja interessante. J√° imaginou outro evento que re√ļne todo ano tanto gente quanto o Oktoberfest?

A edi√ß√£o alem√£, a mais tradicional do evento, dura 16 dias em Munique e re√ļne mais de seis milh√Ķes de pessoas a cada edi√ß√£o. Quem √© cervejeiro n√£o pode perder!

8. Cervejaria mais antiga do mundo é alemã

Não à toa, a cervejaria mais antiga do mundo também fica na Alemanha. A Abadia de Weihenstephan existe em Munique desde o ano de 1040 d.C. A cerveja feita pelos monges ainda é produzida até hoje.

9. Piscina de cerveja não é um sonho

Essa é uma das curiosidades engraçadas sobre cerveja e não é pegadinha. Quem promove esse entretenimento inusitado, porém que faz muito bem para a pele (segundo os donos) é a cervejaria Schloss Starkenberger.

.

A piscina tem colarinho e tudo e √© exatamente a espuma que deixa a c√ļtis mais saud√°vel. Toparia esse mergulho?

Cosméticos com cerveja no necessaire?

Curtiram as curiosidades sobre cerveja? Ent√£o se voc√™ gosta de degustar a bebida, saiba que os cosm√©ticos feitos a base de cerveja e l√ļpulo resultam em produtos excelentes ‚ÄĒ os donos da Schloss Starkenberger n√£o est√£o errados!

Separamos duas dicas do Mensmarket que valem a pena testar:

Shampoo de cerveja – Barba de Respeito

shampoo-de-cerveja-barba-de-respeito

Shampoo de Cerveja Barba de Respeito 170ml. Veja mais.

Esse shampoo de cerveja para cabelo possui extratos de Germe de Trigo em sua fórmula, a parte mais nobre do grão de trigo, que tem função hidratante, nutritiva e regenerativa.

Al√©m de contar tamb√©m com o Pantenol que atua na redu√ß√£o irrita√ß√Ķes no couro cabeludo.

Shampoo de cerveja para barba – Viking

shampoo-barba-mar-viking

Shampoo de Barba Viking Mar 200ml. Veja mais.

Já esse shampoo de cerveja para barba é rico em alantoína, leveduras de cerveja e própolis que juntos possuem propriedades hidratantes, remineralizantes, bactericidas, anti-inflamatórias.

Tamb√©m promovem a s√≠ntese de col√°geno e elastina que proporcionam uma extrema maciez para os fios e para a pele e fragr√Ęncia refrescante.

Gostou de saber das curiosidades sobre cerveja?

Como toda bebida popular, a cerveja tem muitas histórias e curiosidades sobre seu uso e desenvolvimento ao longo dos anos.

Se voc√™ curtiu as dicas de cosm√©ticos que demos acima. Aproveite para conferir outras op√ß√Ķes e kits de produtos dispon√≠veis no e-commerce da Men‚Äôs.

A Men‚Äôs Market √© uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o p√ļblico masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja de produtos masculinos agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.