Conheça os principais tipos de cerveja

A cerveja é a terceira bebida mais famosa e consumida no mundo todo, estando atrás apenas da água e do café.

Hoje ela pode ser encontrada feita por diversas marcas, com álcool ou sem, tradicionais ou artesanais, seguindo uma infinidade de variações que cativam cada dia mais os amantes da cerveja.

Com esse post, do Blog da Men’s, você vai conferir quais são os tipos de cerveja mais consumidos, qual o melhor copo para apreciar a bebida, quais são as principais – e melhores – marcas disponíveis hoje e muito mais!

Tipos de cerveja mais consumidos

A princípio, existem mais de 150 tipos diferentes de cerveja por aí e, se você embarcar em viagem ao redor do mundo provando a bebida, com certeza encontrará muitos outros!

Por ser uma bebida fermentada, alcoólica – com suas exceções poucos amadas – e com poucos ingredientes principais (água, malte, lúpulo e fermento), criar um novo tipo, especialmente artesanais, não é algo tão difícil.

No entanto, existem diversas categorias de cerveja por aí, sendo as principais, e mais conhecidas dos brasileiros essas a seguir:

Pilsen

Levemente amargas e claras, seu teor alcoólico é baixo e ela possui um toque seco;

American Lager:

pouco amargas e fácil de beber, essas são as mais consumidas no Brasil, sendo distribuídas pela Skol, Brahma e Antárctica;

Premium Lager

Quase dourada, essa tem um corpo médio e são comumente distribuídas pela Heineken e Stella Artois.

Helles

Produzida na Alemanha, em Bavaria, ela é pouco amarga e é muito consumida no café da manhã na região.

Munich Dunkel

Com uma cor mais escura, sua fermentação é baixa e ela ainda conta com notas de chocolate, caramelo e nozes.

American Dark Lager

Essas são bem escuras mas com uma espuma dourada, e são consideradas muito refrescantes.

Malzbier

Muito famosa no Brasil, ela pode ser encontrada por marcas como Itaipava e Antarctica, seu teor alcoólico é baixo e ela possui xarope de caramelo em sua composição.

Traditional Bock

O estilo Bock costuma ser indicado para ser consumido no inverno, contando com notas de pão e caramelo.

Doppelbock

Sua cor chama muita atenção por ser um vermelho forte e, além de contar com um colarinho super cremoso, ela ainda tem um teor alcoólico entre 7% e 10%.

Helles Bock

Dourada e com um aroma marcante, ela é perfeita para ser consumida na primavera européia.

Vienna

Em referência ao próprio nome, ela vem de Viena, na Áustria, e por lá seu sabor é mais doce do que as do mesmo tipo encontradas nos Estados Unidos, por exemplo.

American Pale Ale

Sendo bem mais encorpadas do que outras, as cervejas Ale possuem diversos tipos dentro da categoria e o American Pale Ale é um dos mais famosos nos EUA.

English IPA

Com baixo teor de álcool e coloração marcante, dizem que foi criada pelos ingleses em uma de suas viagens para a Índia.

American Amber Ale

Conhecida também como ”Red Ale”, essa se parece muito com a American Ale, se diferenciando apenas em seu tom e sabor mais suave e menos alcoólico.

*Atenção! Vale destacar que esses são apenas alguns tipos de cerveja disponíveis hoje no mercado. Além delas, existem ainda diversas categorias e subcategorias dentro de cada uma delas.

Qual copo é o ideal para a cerveja?

Existem inúmeros copos diferentes que foram desenhados especialmente para o consumo da cerveja, com um formato e espessura desenvolvidos apenas para a bebida.

Porém, é quase unânime que o famoso copo americano é o melhor de todos para se tomar uma boa cerveja, contando até mesmo com uma borda perfeita para o colarinho! E quem não ama tomar um café com leite no copo americano?

Representação: Pinterest

Mas, além dele, outros copos são característicos de certos lugares. Por exemplo, na Irlanda, é muito comum que a cerveja seja consumida em canecas enormes.

Já em muitos bares, mesmo no Brasil, taças e copos do modelo Lager também são muito comuns ao servir a bebida, especialmente quando se procura degustar ainda mais de seu sabor.

Representação: Pinterest

Quais são as principais e melhores marcas

Indo além de Budweiser, Corona Extra e Heineken, existem diversas cervejas que são muito famosas ao redor do mundo, como a Snow Beer.

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar dela, mas a marca Chinesa vende, em média, cerca de 74,8 milhões de barris!

Já Skol, Brahma e Antarctica, são algumas das mais vendidas e consumidas no Brasil, sendo algumas das mais famosas nos churrascos de família.

Já Amstel e Stella Artois, por exemplo, também são muito conhecidas no país, ficando um pouco atrás da outras apenas pelo preço comumente mais salgado, especialmente por serem importadas de outros países.

As marcas mais consumidas no Brasil

Em um ranking das cervejas mais vendidas e consumidas do Brasil, de acordo com o portal Meio Norte, se destacam as seguintes:

10 – Chopp Brahma
9 – Bavária
8 – Bohemia
7 – Crystal
6 – Kaiser
5 – Itaipava
4 – Schin
3 – Antarctica
2 – Brahma
1 – Skol

Então, qual delas é a sua preferida?

Com tantos tipos de cerveja disponíveis no mercado às vezes pode até ficar difícil escolher qual experimentar, a menos que você seja um sommelier, rs!

Mas, afinal, com tantas cervejas diferentes, qual delas é a sua preferida? Ou você prefere as artesanais? Ou então aprecia mais um vinho no fim do dia?

Comente qual é o seu estilo preferido de bebida e aproveite para conhecer receitas de drinks que você pode fazer em casa!