Cerveja e Queijo – Um novo olhar para a harmonização

Nós sempre gostamos de degustar nossas cervejas com alguma coisa para beliscar, isso já está na cultura do brasileiro. Geralmente optamos por petiscos prontos que encontramos nos bares ou em casa como azeitonas, amendoim, frios e pãezinhos.

Mas quando o assunto é a harmonização com a cerveja, o queijo está conquistando cada vez mais adeptos. Como nós da Men’s Market não somos especialistas no assunto, batemos um papo com a Taiga Cazarine, Beer Huntress da Wbeer.com.br.

A Beer Huntress viaja por vários países e é responsável por selecionar rótulos novos e exclusivos para os clientes da Wbeer. Com a ajuda dela, separamos algumas dicas de combinações de queijos com cerveja para você aproveitar no seu happy hour com os amigos:

Cerveja suave – (Heilige Pilsen – 500ml)

Uma ótima combinação com uma cerveja suave são os queijos mais frescos, como Ricota, Cottage, e Minas. Como cerveja, recomendamos a Heilige Pilsen. Sutil e delicada apresenta aromas de lúpulo dominante, com notas de malte, cereais e miolo de pão.

Cerveja maltada – (Coruja Strix – 500ml)

Uma cerveja maltada vai bem com queijos maturados e com notas amendoadas, como o tradicional queijo Gouda. A Coruja Strix, uma cerveja bem maltada com notas frutadas e amargor suave, harmoniza muito bem com esse queijo.

Cerveja lupulada / amarga – (Barco Beach Please – 600 ml)

Com as cervejas mais lupuladas – amargas – a dica é harmonizar com queijos mais salgados e azedos, como o queijo de Cabra e o Cheddar. A cerveja Barco Beach Please, exclusiva da Wbeer, é uma excelente opção nesse quesito.

Cerveja mais forte / encorpada – (Morada Coyol Cocoa Cream Porter – 355 ml)

Para quem gosta de cervejas mais fortes e encorpadas, uma boa pedida são os chamados queijos azuis. Os queijos Roquefort, Stilton e Gorgonzola vão muito bem com esse tipo de cerveja. A Morada Coyol Cocoa Cream Porter é uma cerveja preta de chocolate que combina muito bem com esses queijos.

A dica geral é harmonizar de acordo com a força do sabor: para queijos suaves, cervejas suaves e para cervejas fortes, queijos fortes. Claro que outras combinações que estejam fora desta linha são possíveis, podendo até mesmo ter o contraste de sabores, como o doce e o amargo. O legal é realmente sentir o que você acha mais bacana e aproveitar o máximo possível essa experiência da harmonização.

E aí, curtiu as nossas dicas? Então deixa nos comentários qual é o seu petisco favorito na hora de saborear aquela breja com os amigos e, se for o queijo, quais são as suas combinações preferidas?

 

Sobre a Wbeer.com.br

Criada em 2015, a Wbeer é uma webstore de cervejas que tem como objetivo democratizar a experiência e a cultura cervejeira no Brasil. Com a colaboração da Beer Huntress e do Beer Sommelier a empresa proporciona aos apaixonados por cerveja rótulos novos e exclusivos, do mundo inteiro, com entrega em todo país. O Clube Wbeer oferece para os sócios uma seleção de cervejas mensal além da revista Wbeer, bolachas personalizadas e 15% de desconto em todo o site, proporcionando uma nova experiência para os consumidores da bebida.