Tabu masculino: liberte-se desses 5 preconceitos

De origem germânico-polinésia, o termo tabu certamente permeia nossas vidas desde os primeiros respiros — e até mesmo antes, quando nossos pais idealizaram nossas vidas —, por isso, o tabu masculino ser tão presente.

Freud, pai da psicanálise, dedicou um de seus principais livros ao estudo deste fenômeno cultural. Em ‘Totem e Tabu’ (1913), ele postula que o conceito advém de dogmas religiosos e impregnou-se na sociedade como preceito de misterioso e proibido. Para povos antigos, violar um tabu acarretaria em maldição.

Hoje, milhares de anos após essas sociedades, ainda encontramos convicções desse tipo acerca de coisas que podemos fazer e coisas que devemos evitar. Na moda e no universo masculino, isso não poderia ser diferente, para não dizer pior.

O maior exemplo para os homens é, sem dúvida, o modelo de virilidade que deve ser seguido. O homem forte, protetor e provedor de insumos que as sociedades esculpiram ao longo dos anos tornou-se utópico, mas ainda sim enraizado na cultura ocidental.

Como isso reflete no nosso dia-a-dia e mais curiosamente na vestimenta? Calças justas, variações de decotes, diferentes modelagens, comprimento das peças, calçados diferentes e combinação de cores. Tudo isso, e muitos outros, são exemplos de tabus masculinos impostos sobre nossas roupas.

Com o objetivo de quebrar esses tabus de masculinidade, separei para vocês (em diferentes graus, uns mais simples outros mais complexos) os mais comuns e de que maneira podemos passar por cima dessas regras tão antigas e desnecessárias quanto nossos preconceitos.

Tabu masculino: 5 ideias ultrapassadas de masculinidade

1. Combinação de cores

Essa tabu masculino é de praxe. Todo homem já presenciou uma situação na qual quis usar determinada cor mas teve medo ou sofreu represália de amigos/namorada(o) e familiares porque não podiam ser usadas juntas ou eram cores de mulher.

A lista é longa, indo desde a dupla preto e azul-marinho, passando pelo preto e marrom, chegando ao temido (ou amado) rosa.

shorts-mic-fun-flamingando-mensmarket

Shorts Mic Fun Flamingando. Veja mais.

Preto, azul-marinho e marrom são cores superelegantes e podem sim ficar ótimas juntas. O rosa, em grau diferente, também pode ser usada sem medo.

Quer deixar esse tabu de masculinidade de lado? Leia o post: ‘Combinação de cores de roupas masculinas: aprenda como fazer’.

tabu-masculino-cores-roupa

Da esquerda: preto e azul-marinho, preto e marrom e rosa.

2. Depilação

Esse é um tabu masculino complexo. Há quem defenda e há quem diga que é desnecessário! Meu ponto de vista é: depila-se quem quer.

creme-depilatorio-depil-homme-mensmarket

Creme Depilatório Depil Homme 150g. Veja mais.

Não há certo nem errado, apenas o que te agrada e te faz mais feliz. Enquanto a sociedade obriga as mulheres a se depilarem, os homens têm a liberdade de escolherem.

Para não errar, conheça os ‘Melhores produtos para depilação masculina: como usar creme removedor.

tabu-depilacao-masculina

Da esquerda: Stefano Franco para Numéro Homme F/W15, um dos irmãos Sampaio para GQ Portugal e Jason Morgan para a Man Malaysia.

3. Alisamento

Muitos homens com cabelos crespos costumam recorrer a intervenções químicas para conquistarem o aclamado liso por causa do tabu masculino, que assim como o feminino, coloca o cabelo liso como o ideal.

Essa projeção, que advém de uma cultura com ideal estético caucasiano, delineia o cabelo crespo como àquele extremo ao liso deve ser alisado.

creme-keune-style-curl-cream-200ml-mensmarket

Creme Keune Style Curl Cream 200ml. Veja mais.

Entendam a diferença: para fins estéticos (um penteado específico, por exemplo), recorrer ao alisamento temporário (como o uso de pranchas alisadoras, as famosas chapinhas, e produtos que relaxam os fios) é plausível, mas intervenções extremas, baseadas num ideal imposto, não são benéficas.

Mantenha seu crespo com orgulho com as dicas do post: ‘Cuidados com o cabelo crespo masculino: dicas e produtos’.

cabelo-afro-masculino-tabu

O’Shea Robertson para GQ britânica F/W15, Luka Sabbat para SSENSE 2015 e Fetty Wep para CR Men’s Book Issue 1.

4. Maquiagem

Ainda hoje é considerado um tabu masculino o homem se maquiar. Mas por quê?

Alberti, arquiteto e teórico de arte romano (1404-1472), recomenda, em seu livro ‘De Re Aedificatoria’ (em tradução livre, A Arte da Edificação), aos homens que não são naturalmente tão belos o uso de ornamentos para ocultar as imperfeições e realçar seus atrativos.

Ora, se no século XIII já havia essa discussão, porque hoje, no século XXI, ainda é tabu do homem o uso de recursos para enaltecer nossas belezas? Fazer uma maquiagem nada mais é do que uma forma de melhorar a aparência. Deixa de neura!

tabu-masculino-maquiagem

5. Modificações corporais

Piercings, tatuagens, alargadores e implantes subcutâneos. A lista de modificações que fazemos em nossos corpos, para fins estéticos ou outros é vasta. Mas todas possuem um aspecto em comum: o preconceito alheio.

Como não vivemos num mundo ideal e utópico, para quem quer seguir carreira formal, vale ressaltar a cautela na hora de explorar esse universo, pois é um tabu masculino. Para quem segue carreira mais artística, sem problemas.

 

tatuagem-masculina-tabu

Liberte-se dos tabus de masculinidade!

O assunto é extenso e eu poderia dissertar durante dias sobre o tabu masculino, mas uma coisa é certa e resume tudo isso que explicitei: não tenha medo de usar as coisas que você quer e de ser quem você é. No século XXI o homem que quebra tabus de masculinidade, outrora amaldiçoado, é abençoado.


A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja de produtos masculinos agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.