Como usar suspensório masculino: 5 dicas para acertar

Como usar suspensório? Calma, você não entrou em uma máquina do tempo e foi parar em um blog de looks com suspensório masculino do início do século XX.

estilo masculino com suspensório fez sucesso assim que foi apresentado ao mundo, mas deixou de ser moda nos anos 20, apesar de ter continuado em uso até os anos 60, mesmo com menos força. Porém, nada impediu que este acessório voltasse com tudo na vida do homem moderno.

Atualmente, a moda tem buscado muitas influências em décadas passadas e muitos estilistas vêm pensando em diversas formas para que os suspensórios sejam mais divulgados e voltem a ser moda.

Agora podemos vê-los por aí combinados a clássica calça jeans ou com camisas cores vivas e estampas descontraídas. Quer aprender como usar suspensório? Continue lendo e confira as dicas para acertar no look!

Para que serve o suspensório?

Antes de aprender como usar suspensório, é importante retomar pra que serve o acessório. O objetivo principal de usar o acessório é para manter a calça na altura certa da cinturaAlém de também ser útil para manter a postura correta.

Com isso, os looks com suspensório masculino são opções coringas do vestuário, podendo ser usados como alternativa aos cintos para dar acabamento no visual.

Suas alças podem ser elásticas, unidas nas costas e presas às calças por botões ou clipes de metal.

Apesar de ser uma ótima opção no lugar do cinto, o suspensório deixou de ser apenas uma peça que te ajudará a manter as calças suspensas. Tornou-se um ícone de estilo.

Já vemos por aí várias celebridades incluindo o acessório no visual. Todas as terças-feiras, quem acompanha o Masterchef Brasil já se acostumou com os suspensórios e gravatas borboleta usados pelo chef Erick Jacquin.

erick-jacquin-suspensorio

Jacquin calminho em um dos episódios do Masterchef — suspensórios também são ótimos para demonstrar emoções.

Tipos de suspensório

estilo-masculino-suspensorio

Outra detalhe importante de saber antes de aprender como usar suspensório é em relação ao tipo de suspensório ideal já que existem diferentes modelos.

Suspensório preso por clipes

O suspensório clipado é aquele preso por clipes na calça. São práticos de colocar e tirar e possuem acabamentos de metal (prata ou dourado) combinando com diversos estilos de alça: colorida, estampado, preto, de elástico, de couro, etc.

usar-suspensorio-formal

Suspensório preso por botão

Já o suspensório preso por botão é fixado na calça através de um botão na parte de dentro da calça. O que fica visível é a parte em U invertido que se une ao restante da alça.

suspensorio-gravata-borboleta

Modelos de suspensório masculino

Os modelos de suspensório encontrados são os em formato de “X”, “Y” ou “H”  — o ideal é o que fizer se sentir confortável, der o suporte adequado e tiver o tipo de fecho mais seguro para você.

Mesmo sendo uma opção, nossa dica é que você dê preferência aos modelos em “X” ou “Y” que são os mais universais e se encaixam em diversas ocasiões.

modelos-suspensorio

O modelo “X” cruza as duas faixas nas costas e as duas pontas são presas na cintura. Já o modelo “Y” cruza as tiras no meio das costas e apenas uma ponta é presa na parte de trás da calça.

Por isso, o modelo “Y” é o preferido dos fanáticos por suspensórios. Porém se você tiver algum problema de coluna como má postura, por exemplo, vale tentar o “X”.

Como usar suspensório masculino?

1. Nunca use suspensório com cinto

A primeira regra — e é regra mesmo! — de como usar suspensório é NUNCA usá-lo com cinto. De todos os erros em looks com suspensório masculino esse é o mais terrível.

Afinal, por que você usaria dois acessórios com a mesma função? A questão vai além da função, visualmente os dois juntos não dão liga.

suspensorio-cinto

Uma imagem vale mais! ^

2. Looks com suspensório masculino no trabalho

Quando o assunto é como usar suspensório no trabalho, um truque simples ajuda a acertar na composição das peças. Escolha um suspensório em um tom mais clássico (marinho, preto, cinza claro) que combine com a cor de seus sapatos.

Essa combinação cria um visual equilibrado e profissional, tanto para profissionais de empresas com dress code mais rígido quanto aquelas mais informais.

3. Use sempre com smoking em ocasiões de festa

Do trabalho para ocasiões formais, como usar suspensório também é fácil. De maneira geral, use o estilo masculino com suspensório com uma camisa de qualidade e com punhos franceses que são naturalmente elegantes.

Para valorizar ainda mais o seu smoking, adicione abotoaduras de punho especiais para que o conjunto fique ainda mais sofisticado.

.

Leia também: O que é fraque? E smoking? E casaca? Entenda as diferenças!

4. Escolha suspensórios mais finos para looks casuais

Para sair por aí esbanjando estilo, dê preferência para suspensórios mais finos. Combine com calça jeans e camisa social com a manga dobrada ou até com bermuda jeans e camisa de manga xadrez, se fizer seu estilo.

5. Prefira os suspensórios com clipes

Quanto mais fácil for usar um suspensório melhor. Por isso, escolha os suspensórios com clipes e com ajuste mais folgado que vão se ajustar facilmente em todas as calças e bermudas do seu armário.

DICA: para usar suspensórios de botão será necessário colocar botões na parte interna das roupas ou comprá-las já com botões. Não é um grande trabalho extra, mas se você não tem habilidade com linha e agulha, facilite sua vida. 😉

Fotos de looks com suspensório masculino

Agora que você sabe dicas certeiras de como usar suspensórios, é hora de se inspirar com alguns looks que separamos:

suspensorio-masculino

suspensorio-casual

look-suspensorio-jeans

suspensorio-masculino-casual

Foto: Daily Mister.

homem-usar-suspensorio

look-casual-suspensorio-masculino

estilo-suspensorio-moderno

dicaprio-gatsby-look-suspensorio

Gostou das dicas de como usar suspensório

Agora você pode usar  looks com suspensório masculino com mais segurança e criando composições certeiras para ter um visual moderno e estiloso.

Aproveite as dicas e confira a categoria completa de Moda e acessórios da Men’s e também encontre os produtos ideais para o seu grooming.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.