Como acelerar o crescimento da barba em 10 passos

Ter barba grande virou moda, inclusive alguns estudos já comprovaram que mulheres preferem homens com barba. Justamente por isso, aqueles que tem uma barba que demora para crescer ou que cresce falhada querem saber como acelerar o crescimento da barba.

Muitas pesquisas relacionadas a métodos de como estimular o crescimento da barba naturalmente já foram feitas e alguns fatores foram considerados mais importantes.

Fizemos uma coletânea de informações e separamos algumas práticas de como acelerar o crescimento da barba.

10 dicas de como acelerar crescimento da barba

sem-barba

Acelerar o crescimento da barba é uma escolha que envolve diversos fatores, principalmente o genético. Não adianta querer uma barba volumosa e fechada se os pelos não crescem corretamente.

Caso sua barba possua falhas, vale a pena procurar o dermatologista para corrigi-las. Entretanto, se os pelos crescerem uniformemente, dicas simples para deixar a barba crescer podem ser suficientes.

Antes de qualquer coisa, se você é do tipo ansioso, relaxa e anote nossas sugestões de como acelerar o crescimento da barba.

1. Produto para acelerar o crescimento da barba

Abaixo, indicamos dois tônicos que irão ajudá-lo a cuidar da barba e deixar que ela cresça mais rápido.

produto-barba-de-respeito

Blend Barba de Respeito

produto-tonico-dicolore

Tônico Antifalhas Barba e Cabelo 4×4 Dicolore Barber Shop

2. Evite coçar

cocar-barba

Essa é a dica de como acelerar o crescimento da barba mais barata de todas!

Assim que a sua barba começar a crescer, pode ser que ela comece a coçar, então resista à tentação. Usar as unhas para aliviar a sensação pode ocasionar pelos encravados que, além de incomodar, atrapalham o crescimento dos fios.

Usar os produtos estimulantes para barba, como pré e pós-barba, pode te proporcionar uma sensação de conforto por mais tempo, evitando esse incômodo.

Balm Pós Barba Dicolore Barber Shop

3. O barbear faz toda diferença

fazer-barba-frequencia

Você já deve ter ouvido muito que fazer a barba no sentido contrário faz com que os pelos cresçam mais fortes e mais rápido.

Muitos dizem que é mito, mas muitos também afirmam que funciona, e com os homens aqui da Men’s funcionou!

A dica para manter uma barba bonita é umedecer bastante os pelos com água morna antes do barbear, para que eles fiquem mais macios e maleáveis.

Atenção: se deixar a barba crescer exige cuidados, tirá-la também merece atenção especial, inclusive com uso de produtos especiais para cuidar da barba grande.

4. Número de vezes que deve aparar a barba

frequencia-aparar-barba

Isso depende de como a sua barba cresce e qual o tamanho você quer atingir.

Barbas curtas devem ser aparadas a cada duas semanas, mais ou menos, enquanto as longas podem ficar mais tempo sem o corte, com períodos de 3 semanas a um mês.

Com a correria do dia a dia, fica difícil fazer a barba todos os dias, mas o recomendável é pelo menos 3 vezes na semana. Não há necessidade fazer a barba todo dia.

A maioria dos homens não costumam manter essa frequência, mas se você quer que a sua barba cresça mais rápido é bom começar a se adaptar a esse hábito.

Ao contrário do que dizem, isso não prejudica a pele, desde que você faça da maneira correta, usando um gel pré-barbear, um gel ou creme para barbear e um pós-barba.

No começo, o ideal é que você vá 2 ou 3 vezes a um barbeiro para moldar o desenho da barba até que ela esteja do jeito que você quer.

5. Não deixe a barba crescer descontroladamente

barba-grande

Deixar a barba grande é algo que demanda certo trabalho, não adianta deixá-la crescer descontroladamente até chegar no tamanho que você quer.

É preciso cuidar do desenho dos pelos regularmente.

As laterais, por exemplo, costumam crescer muito mais rápido, por isso o ideal é aparar frequentemente com aparelhos ou lâminas de barbear ou mesmo com o auxílio de uma tesourinha e pente para barba.

6. Limpe bem a sua barba!

limpeza-barba

Não importa o tamanho, uma barba suja fica com um aspecto horrível.

Se você pensa que só aquela aguinha do banho já vai deixar a barba limpa, está muito enganado.

A região acumula muitas impurezas, por isso são necessários alguns cuidados específicos para mantê-la bonita e acelerar crescimento da barba.

Antigamente usávamos shampoos e condicionadores comuns, ou até mesmo um sabonete neutro para limparmos os pelos faciais. Hoje já contamos com produtos específicos para essa região.

Os shampoos para barba ajudam a remover completamente as impurezas acumuladas durante o dia, deixando a barba limpa, hidratada e prevenindo que os pelos fiquem cheios de frizz e desarrumados.

produto-shampoo-barba-2

Shampoo Barba e Cabelo Men’s

7. O que fazer para controlar os pelos rebeldes?

problemas-barba

É normal que mesmo com o uso do shampoo para a barba, os pelos não fiquem completamente controlados no desenho que você escolheu. O uso regular de uma loção para barba pode ser uma ótima solução.

8. Nada de deixar o bigode caindo na boca

cuidados-bigode-barba

O bigode é uma das partes mais importantes na hora de cuidar da barba.

Por ficar muito perto da boca, é a região que mais acumula sujeira durante o dia todo. Por isso, fique atento para não deixar os fios caídos sobre a boca.

Para isso não acontecer, basta aparar o bigode regularmente e penteá-lo para que ele fique no lugar durante o dia.

Outra saída é usar uma cera para bigode, para fixar o bicho no lugar.

9. Posso modelar a minha barba?

modelar-barba

Se você quer saber como acelerar crescimento da barba, precisa saber que, assim como os cabelos, elas agora podem ser modeladas.

Para isso, conte com um pente para a barba e uma cera para bigodes (que pode ser usada em toda a barba).

Com essa prática você pode atingir um modelo de barba mais ousado, mas, se bem desenhado, o resultado fica muito moderno e elegante.

10. Use um óleo para barba

oleo-barba

Os pelos ficam em contato com a poluição, sol, vento, comida… Por isso, costumam ficar danificados e ressecados com o tempo.

O uso de um óleo para a barba diariamente ajuda a repor os nutrientes dos fios, garantindo que seu tipo de barba fique bem definido. Também auxilia a manter a região hidratada e com aparência saudável.

Mas, cuidado: não passe o óleo na raiz dos fios. Isso pode deixar a pele oleosa e colaborar no surgimento de espinhas.

Dúvidas comuns de quem quer manter uma barba bonita

A seguir separamos três dúvidas de quem deseja acelerar crescimento da barba e ter barba grande.

1. Barba envelhece?

barba-envelhecimento

Ah, sabe aquela história de que “barba envelhece”? Pois é, ela pode até te deixar com uma aparência mais madura, mas preserva sua juventude facial.

A presença dos pelos no rosto faz com que essa região fique mais bem protegida do vento e a pele fique hidratada por mais tempo.

2. Uma barba longa faz bem à saúde!

barba-saudavel

Os bigodes são ótimas barreiras de proteção contra bactérias que estão no ar e que podem acabar causando doenças como a asma.

Se você for adepto da barba grande que cobre até o pescoço, aqueles ataques chatos de tosse provocados por inflamações na garganta não serão mais tão incômodos assim, pois podem durar menos tempo já que a barba mantém essa região bem aquecida.

Não está acreditando? Leia nosso artigo: “Estudo mostra que ter barba faz bem à saúde

3. Não, a sua barba não tem coliformes fecais

duvidas-barba

Ao contrário do que disseram alguns estudos divulgados há algum tempo, a barba não é tão suja quanto uma privada.

A barba contém, sim, sujeiras e acúmulo de resíduos, assim como seu computador, smartphone, etc.

Como dissemos anteriormente, a barba fica em contato com a poluição e agressões externas, mas basta ter o mínimo de higiene que vai ficar tudo bem!

barba-dicas-manter

Seguindo essas dicas de como acelerar crescimento da barba, você não vai ser apenas mais um barbudo, mas será motivos de comentários sobre a beleza da sua barba!

Dicas bônus para barba grande

Se a sua barba começou a crescer agora, observar e entender em qual direção os pelos crescem é muito importante.

Outras dicas para acelerar crescimento da barba é observar sua espessura e comprimento. Isso te ajudará muito na hora de definir qual procedimento vai ser melhor pra acelerar o crescimento da sua barba.

Se você decidiu que quer deixar a barba crescer, mas ainda não definiu o modelo que vai adotar, nós temos algumas dicas no post “Estilos de barba que estão em alta nesse verão“.

Curtiu nossas dicas mas ainda ficou com alguma dúvida? Manda a sua pergunta pra gente no nosso Instagram!

Além dos produtos para cuidar da barba que indicamos neste artigo, a Men’s Market, possui uma coleção completa para cuidados com os pelos do seu rosto.

Somos uma loja virtual reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno. Acesse nosso site e confira todo nosso acervo.