Tatuagens e sua imunidade: qual a relação?

No século XX, as tatuagens eram símbolo de marinheiros aventureiros e culturas ditas exóticas, foram relacionadas a grupos rebeldes como motoqueiros e roqueiros nos anos oitenta, e se tornaram características de grupos alternativos até ficarem bem difundidas, como hoje, em que é difícil até mesmo encontrar desenhos originais.Tatoo

No entanto, pela primeira vez, tatuagens estão sendo relacionadas a saúde! Segundo uma pesquisa feita por ex-alunos e professores da Universidade do Alabama nos Estados Unidos, pessoas com bastante tatuagens têm maior resistência à resfriados e gripes.

Segundo o estudo, embora o estresse causado por tatuagens de fato enfraqueça o sistema imunológico, ele também conclui que a prática constante de marcar o corpo causa o efeito contrário.

O estudo coletou, antes e depois de realizadas as tatuagens, a saliva de clientes que foram a estúdios para serem tatuados nas cidades de Leeds e Tuscaloosa, no Alabama.

Depois de concluído o procedimento, foi notada a queda do nível de imunoglobulina A, um anticorpo importante no combate a infecções simples como resfriados; e aumento de cortisol, hormônio liberado em situações de estresse que suprime a ação dos anticorpos. Uma situação propícia para doenças.

Tatoo2

No entanto, esta queda de imunoglobulina era notavelmente menor em clientes que haviam se tatuado várias vezes. Segundo a teoria do professor de antropologia Christopher Lynn, um dos três responsáveis pelo estudo, isso acontece porque, ao se “acostumar” às tatuagens, o organismo prepara uma série de anticorpos para proteger o corpo de possíveis infecções causadas por ela.

Sendo assim, embora o corpo reaja negativamente às tatuagens iniciais, ele se tornaria mais forte imunologicamente conforme a prática se torna mais comum. Um mecanismo parecido com as dores musculares após os primeiros exercícios físicos, que somem quando o treino se torna regular, como dito por Lynn.

tatoo3

Embora o estudo não vá mudar o que pensam aqueles que agregam tatuagens à falta de cuidados pessoas, este é o incentivo perfeito para fazer aquela tattoo que você adiou há algum tempo, né? Ou, quem sabe, convencer um amigo a tomar coragem e fazer a dele!