Fazer tatuagem baixa a imunidade? Qual a relação?

No século XX, as tatuagens eram símbolo de marinheiros aventureiros e culturas ditas exóticas. Foram também relacionadas a grupos rebeldes como motoqueiros e roqueiros nos anos 80. Depois, se tornaram características de grupos alternativos até ficarem bem difundidas como hoje em que é difícil até mesmo encontrar desenhos originais. E será que fazer tatuagem baixa a imunidade?

Neste post vamos falar sobre tatuagem e imunidade. Continue lendo e confira!

Fazer tatuagem baixa a imunidade?

tatuagem-aumenta-imunidade

Pela primeira vez, tatuagens estão sendo relacionadas a saúde! Segundo uma pesquisa feita por ex-alunos e professores da Universidade do Alabama nos Estados Unidos, pessoas com bastante tatuagens têm maior resistência à resfriados e gripes.

Segundo o estudo, embora o estresse causado por tatuagens de fato enfraqueça o sistema imunológico, ele também conclui que a prática constante de marcar o corpo causa o efeito contrário, ou seja, tatuagem aumenta imunidade.

O estudo coletou, antes e depois de realizadas as tatuagens, a saliva de clientes que foram a estúdios para serem tatuados nas cidades de Leeds e Tuscaloosa, no Alabama.

Depois de concluído o procedimento, foi notada:

– a queda do nível de imunoglobulina A, um anticorpo importante no combate a infecções simples como resfriados;

– aumento de cortisol, hormônio liberado em situações de estresse que suprime a ação dos anticorpos. Uma situação propícia para doenças.

tatuagem-imunidade

No entanto, esta queda de imunoglobulina era notavelmente menor em clientes que haviam se tatuado várias vezes.

Segundo a teoria do professor de antropologia Christopher Lynn, um dos três responsáveis pelo estudo, isso acontece porque, ao se acostumar às tatuagens, o organismo prepara uma série de anticorpos para proteger o corpo de possíveis infecções causadas por ela.

Sendo assim, embora o corpo reaja negativamente às tatuagens iniciais, ele se tornaria mais forte imunologicamente conforme a prática se torna mais comum.

Um mecanismo parecido com as dores musculares após os primeiros exercícios físicos que somem quando o treino se torna regular, como dito por Lynn.

Embora o estudo não vá mudar o que pensam aqueles que agregam tatuagens à falta de cuidados pessoas, este é o incentivo perfeito para fazer aquela tattoo que você adiou há algum tempo, né? Ou quem sabe convencer um amigo a tomar coragem e fazer a dele!

Pensando em fazer uma tatuagem? Confira outros posts aqui do blog para te ajudar na escolha:

Melhores lugares para fazer tatuagem masculina com fotos
Melhores ideias de tatuagem masculina: inspirações com fotos
Estilos de tatuagens masculinas: 6 tipos
Tatuagens para pele negra masculina: Dicas + 15 inspirações com fotos

Curtiu saber como tatuagem aumenta imunidade?

Para ter tatuagens vívidas e brilhantes mesmo depois de muitos anos é preciso cuidar delas desde o primeiro dia.

A primeira coisa que você precisa é de um restaurador dérmico como o ‘Restaurador Dérmico Extreme Skincare‘ que protege, repara e hidrata a pele, ajudando na cicatrização.

No dia a dia, também é preciso proteger a pele com protetor solar. Para isso, você pode usar um produto prático em spray como o ‘Protetor Solar Aerosol My Health Sun Prime FPS50‘.

Confira outras opções de produtos para cuidados com a tatuagem e produtos de proteção solar no site da Men’s Market.


A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja de produtos masculinos agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.