Como ter um sorriso lindo e cativante: entenda os diferentes significados

Na era das redes sociais, nunca vimos tanto o rosto das pessoas e seus sorrisos quanto agora. Mas como ter um sorriso lindo e cativar vários likes com a nossa persona online?

Claro que a nossa persona física também importa, afinal, o sorriso é uma forma de comunicação não-verbal que abre muitas portas.

Além disso, é uma expressão que, quando verdadeira e espontânea, é realmente cativante nas fotos e em qualquer situação da vida real também.

Para entender melhor como ter um sorriso lindo e sua influência na linguagem corporal, além do significado dos tipos de sorriso, continue lendo este post! 😬

Sorriso verdadeiro vs. falso: como ter um sorriso lindo?

Não existe exatamente uma fórmula de como ter um sorriso cativante. Isso porque o ato de sorrir é um reflexo do nosso estado emocional.

Sorrimos para demonstrar satisfação de conhecer alguém, para posar em uma foto, para rir de uma piada engraçada e até quando estamos nervosos ou em uma situação constrangedora.

Por isso, é importante saber que o sorriso significa sim felicidade, contentamento e outras situações positivas, mas o sorriso também pode ser usado para expressar medo, maldade, falsidade e tristeza.

Sorriso verdadeiro vs. falso

Nos primeiros meses de vida, quando somos bebês fofinhos, a tendência é ter um sorriso lindo por puro instinto. Alguém ri, o bebê ri de volta — o que pode gerar um ciclo sem fim. 😂

Depois, à medida que vamos crescendo, paramos de sorrir por reflexo e passamos a sorrir voluntariamente, pois a criança passa a entender que sorrindo ela ganha atenção das pessoas.

Na fase adulta, o ato de sorrir passa a ser ainda mais raciocinado, pois ganhamos traquejo social, convivendo com outras pessoas e vamos explorando as formas de sorrir de acordo com as emoções.

Assim, é possível perceber um sorriso verdadeiro — que movimenta os músculos centrais e laterais da face, expondo os dentes superiores e comprimindo os olhos — de um sorriso falso que contrai a musculatura do rosto, ao invés de relaxá-la. 

Por isso, com um pouco de atenção ao contexto de uma conversa e a linguagem corporal das pessoas envolvidas, dá para perceber se existe algum desconforto ou se todos estão à vontade.

Essa atenção, inclusive, é uma forma de poder ajudar pessoas a saírem de alguma situação pouco agradável, mudando o rumo de uma conversa. Ou até de acudir alguém diante de um assédio moral ou sexual.

.

Um artigo da BBC americana destacou que:

“Embora sorrisos verdadeiros e felizes existam como uma recompensa quando fazemos algo útil para nossa sobrevivência, os sorrisos falsos são menos relacionados ao que estamos sentindo e mais ao que queremos demonstrar para os outros”.

Mas entre um sorriso verdadeiro e falso existem alguns outros tipos que expressam emoções e significados diferentes.

Como ter um sorriso cativante: significado dos tipos de sorriso

como-ter-sorriso-cativante

Então, para ter um sorriso lindo é preciso de uma boa dose de autoconhecimento para entender emoções e como usamos o sorriso para expressá-las.

O mesmo artigo da BBC americana que citamos acima mostra que dos 19 tipos de sorrisos registrados, apenas seis acontecem em situações felizes. 

Conheça o significado desses tipos de sorriso abaixo:

1. Sorriso Duchenne

Apesar de ser um tipo de sorriso positivo, o ‘sorriso Duchenne’ foi identificado por um método bem controverso.

O neurologista francês Duchenne de Boulogne conduzia experiências para descobrir como os mecanismos faciais e musculares se contraem para produzir o sorriso com eletrochoque

A expressão capturada que recebeu o nome de sorriso Duchenne mostra um sorriso largo, feliz, com as bochechas elevadas para cima e pés de galinha ao redor dos olhos.

Dois músculos faciais são usados: primeiro, o músculo zigomático maior e, segundo, o músculo orbicular do olho. 

Acionar esses músculos é a receita de como ter um sorriso lindo. Mas será que funciona em todo lugar do mundo? O artigo da BBC questiona também como é a expressão de um sorriso cativante em diferentes culturas.

2. Sorriso contido

Sabe quando você está em uma reunião ou em outra situação social em que não pode rir, então apenas eleva a bochecha e mantém os lábios pressionados para disfarçar?

Esse é o sorriso contido. Há muitos séculos atrás a nobreza desprezava quem ria mostrando os dentes. Então esse era o padrão de como ter um sorriso lindo na época.

Lembra que falamos acima sobre diferenças culturais em relação ao sorriso? A BBC destacou o hábito dos japoneses de não demonstrar emoções em público e que, por isso, é comum ver os sorrisos contidos, que marcam muito a expressão dos olhos.

Isso influencia até a forma como eles digitam o sorriso em conversas online que é assim ^_^ ao invés de assim :). 

3. Sorriso acanhado

O sorriso acanhado ou envergonhado é parecido com o contido, mas ganha um movimento extra que é voltar a cabeça para baixo e para a esquerda, evitando o contato visual.

4. Sorriso flertante

O sorriso da Mona Lisa no clássico quadro de Leonardo Da Vinci é considerado um sorriso flertante ou de paquera. Mais uma vez o sorriso não vem só com a boa. O olhar lateral intensifica o ar de mistério do riso contido. Aposto que esse você já fez, não é mesmo? 😏

5. Sorriso de surpresa

É aquele sorriso que você dá quando revê um amigo que não via há muito tempo ou se surpreende com a surpresa positiva que alguém fez pra você, tipo uma festa de aniversário. 

O sorriso de surpresa é um sorriso Duchenne mais uma abertura de boca que faz arregalar os olhos ao mesmo tempo. Algumas pessoas ainda cobrem a boca com uma das mãos.

6. Sorriso de emoção

O sorriso de emoção é aquele sorriso que damos quando algo agradável acontece e rimos um belo sorriso Duchenne, com o diferencial que neste elevamos a pálpebra para abrir os olhos. 

Leia também >>> Sorriso branco: técnicas e cuidados.

Gostou de saber como ter um sorriso lindo?

Deu para perceber que como ter um sorriso lindo passa diretamente pelo entendimento das nossas emoções. Existe um pouco de técnica envolvida, mas tentar forçá-la pode parecer falso. 

E falando de prática, seguir os cuidados básicos de higiene bucal corretamente vai ajudar o seu sorriso a se tornar ainda mais cativante.

Na Men’s Market, temos uma categoria completa só de produtos para Higiene bucal para te ajudar no dia a dia.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja de produtos masculinos agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.