Como fazer a linha da barba: 2 etapas pra acabar com o mistério

Se você optou por ser um barbudo, um dos processos mais complicados para cultivar uma barba perfeita e manter sua aparência em dia, é aprender como fazer a linha da barba.

A primeira impressão, pode parecer simples como alinhar a barba corretamente, entretanto, ter uma barba não é uma das tarefas mais fáceis que um homem pode se comprometer a cumprir. Isso é especialmente verdade quando, para economizar um pouco ou simplesmente para ter controle sobre a própria aparência, optamos por aparar e mantê-la em casa sozinhos.

Nesses casos, é necessário saber como desenhar a barba sozinho!

Aprender como fazer a barba desenhada exige bastante pesquisa e prática até que fiquemos satisfeitos.

A dificuldade em como fazer a linha da barba começa com a falta de habilidade com a lâmina ou máquina. Como se não bastasse ser difícil ter uma visão geral sobre nosso próprio rosto, uma máquina de cortar a barba não é exatamente segura, quando ainda somos iniciantes.

Leia também: Trocando a lâmina pelo barbeador

Mas o dia chegou, meus caros senhores! Fizemos um guia definitivo de como fazer a linha da barba e te ensinar como desenhar a barba corretamente, sem grandes dramas e com regras fáceis de seguir.

Como fazer a linha da barba

1. Regra dos dois dedos

O primeiro passo de como fazer uma barba perfeita é encontrar o ponto central no pescoço em que sua barba irá terminar.

Esse ponto irá, além de definir os limites da barba, servir de referência para o resto do corte.

Leve sua cabeça para trás, deixando o pescoço bem em evidência e coloque seus dedos do meio e indicador logo acima do pomo de adão.

A altura marcada pelo dedo de cima é onde sua barba deve terminar. Você acabou de aprender o primeiro caminho de como desenhar a barba no pescoço.

como fazer a linha da barba

Com a cabeça baixa, em posição natural, essa linha deve ficar quase inteiramente escondida pelo queixo, com as laterais um pouco mais visíveis.

Caso você fique na dúvida de como fazer a barba no pescoço, sempre apare um pouco abaixo da linha do que acima, para não arriscar cortar demais.

E nada de pânico: Se sua barba não crescer até este ponto ou apresentar falhas, deixe a região da forma como está.

Tome muito cuidado para não deixar a barba nem muito baixa, dando a impressão de desleixo, nem muito alta, já que você corre o risco de aparentar ter queixo duplo, além de se destacar demais no rosto e entregar que tem algo errado com o corte.

Apresentada a primeira dica de como barbear o pescoço, seguimos para os próximos passos.

como fazer a linha da barba

2. Aparando laterais e linha da bochecha

O próximo passo de como fazer a linha da barba é aparar a barba nas laterais, onde a linha deve acompanhar seu maxilar, contida entre sua costeleta e a linha definida no pescoço anteriormente.

A forma correta de como alinhar a barba é sempre cobrir o ângulo do maxilar, para ela não ficar curta demais e dar a impressão de queixo duplo.

Separamos um passo a passo de como deixar uma barba perfeita, para ficar mais claro como começar:

como fazer a linha da barba

1) Linha do Pescoço

Seguindo a linha do seu maxilar, apare a barba de forma que ela termine na altura do ponto definido anteriormente. Cortando desta forma, ela criará um formato arredondado olhando de frente, sendo mais baixa no pescoço, e mais alta nas laterais.

2) Linha da Bochecha

Aparar a linha da bochecha é totalmente opcional e depende do visual que você quer. Caso você curta um contorno de barba bem definido e o formato de seu rosto delineado, é uma boa opção.

Para isso, veja onde sua costeleta se dobra e trace uma linha deste ponto até o fim do bigode, perto da boca.

3) Arredondando o Canto Inferior

Por último, o passo de como fazer a linha da barba, para que o canto inferior de sua barba não fique quadrado e dê a impressão de você tem um maxilar um pouco desproporcional, arredonde o canto para que ele envolva seu maxilar e pareça certo.

Isso serve para que a barba pareça mais natural e inerente ao seu rosto, mas caso você curta um recorte de barba quadrada, pode manter as linhas quadradas.

Se neste passo você estava esperando uma dica mais simples de como alinhar a barba, sugerimos que acesse o post; Como usar o novo alinhador de barba da Vito.

Se você ainda tem dúvidas sobre seu estilo de barba, indicamos o artigo; “7 modelos de corte de barba masculina para um novo visual”.

Você pode estar pensando que é melhor adotar o estilo de barba por fazer. Realmente ela dá menos trabalho do que diz respeito a como acertar a barba no pescoço e nas demais linhas, mas também tem exige cuidados, como aparar periodicamente e manter a limpeza.

E aí, curtiram as dicas de como fazer a linha da barba?

Para completar o guia de como aparar a barba corretamente, separamos um kit de produtos para cuidados com a barba e alguns equipamentos necessários para facilitar o processo de como desenhar acertar a barba no pescoço e desenhar a barba sozinho, fazendo uma verdadeira barbearia particular:

Aparelho de barbear Gillette Mach 3 Sensitive. Veja mais.

Esperamos ter te ajudado a aprender como fazer a linha da barba embaixo do queixo e nas laterias, para alcançar uma barba com linha reta.

Se ficou com alguma dúvida deixe em nossos comentários.

Conheça o site da Men’s Market e confira nossa seleção de produtos para cuidar de barba, cabelo e bigode! Temos todos os produtos para a sua rotina.

Nosso estoque é exclusivo de produtos para cuidados masculinos e também conta com marcas consagradas no mercado, como Keune, Paul Mitchell, L’anza e Osis+.

Men’s Market  é o e-commerce do homem moderno, prático e antenado!