Como cuidar e finalizar o cabelo crespo masculino?

O cabelo crespo é um dos mais versáteis e com maior imponência entre os tipos de fios, e cada vez mais homens aceitam seu estilo natural e buscam formas de cuidar melhor dele. Dentre a escala de cachos definida por especialistas, o crespo é considerado o que se encontra entre o tipo 4 A, B e C, como vemos na imagem a seguir:

Tipos de cabelo

Quando bem cuidados, eles dão inveja em qualquer um, mas precisam de alguns tratamentos especiais para chegar no ápice da boa aparência. Isso porque o cabelo crespo pode acabar sendo mais suscetível a quebra e ressecamento, então alguns hábitos são úteis para aproveitar apenas o melhor dele. Vamos ver alguns deles? Bora!

Atenção na hora de lavar o cabelo crespo!

Como comentamos, o cabelo crespo acaba sendo mais ressecado, isso porque com suas curvas a oleosidade natural criada no couro cabeludo tem dificuldade de passar por todo o comprimento dos fios. Isso, além de facilitar quebra e criação de pontas duplas, ainda facilita o frizz, que nem sempre é desejado na ora de ostentar o cabelo crespo. 

Para resolver isso temos algumas maneiras: a primeira seria prestar atenção na frequência que você lava seu cabelo com shampoo. Por mais que seja indiscutivelmente uma boa prática manter a higiene capilar, uma alta frequência contribui para o ressecamento de qualquer fio, tanto por retirar a oleosidade antes que ela possa oferecer os benefícios necessários para os fios, quanto a ação que o shampoo oferece, de abrir a fibra e cutícula capilar para retirar impurezas, mas também alguns nutrientes.

Portanto, não é necessário lavar o cabelo crespo com shampoo diariamente, podendo ter intervalos de 1 a 2 dias, dependendo do comprimento dos fios. Alternativamente, dá para manter uma maior frequência se o shampoo utilizado for um Shampoo Hidratante, como o Instant Moisture da Paul Mitchell.

 

Já o Condicionador é recomendado de forma mais frequente, já que ele vai ser um dos maiores aliados na missão de hidratar e dar forma aos fios, além de mantê-los mais nutridos e reforçados. Uma boa recomendação é evitar que esse produto entre em contato excessivo com o couro cabeludo, focando em deixá-lo agir nos fios. Um Condicionador com Tea Tree é uma ótima opção para alcançar um cabelo mais bem cuidado e hidratado, sem correr o risco de prejudicar a raiz do cabelo.

Muitos especialistas ainda recomendam que ao menos uma vez por semana se faça uma hidratação mais pesada com a ajuda de uma Máscara Capilar de Hidratação, que tem ativos capazes de tratar mais profundamente os fios, além de nutri-los com suas fórmulas complexas.

Escolha um bom corte

corte moicano masculino crespo

Fonte: Pinterest

Escolher um bom corte de cabelo crespo é essencial, já que assim você consegue modelar e cuidar dos fios e manter o estilo que mais conversa com você. Além disso, o corte e aparação recorrente dos fios deixa-os mais fortes, então vale a pena aquela visita ao seu barbeiro de confiança quando for possível!

luzes-cabelo-crespo-masculino

Finalize com Leave In e Pomada Modeladora

Mesmo se seu corte tiver menos definição, como num black power, é importante encontrar uma forma de finalizar o haircare para manter o cuidado com os fios ao longo do dia, além de dar aquele toque final no seu estilo. Caso seu corte esteja mais puxado para evitar o frizz e manter os fios no lugar, uma pomada modeladora vai vir a calhar, já que dá um acabamento natural e de fixação média enquanto nutre, hidrata e possui propriedades antioxidantes.

Babu Santana Estilo

Já o leave in ajuda na nutrição profunda dos fios, mantendo-os hidratados por mais tempo, repondo proteínas e aminoácidos que vão reforçar a fibra capilar. Mesmo para cortes mais curtos ainda pode ser interessante adotar esse costume, já que mantém uma rotina de reforço para o cabelo crespo que vai mantê-lo com uma aparência mais viva e saudável.

Gostou dessas dicas de cuidado para cabelo crespo masculino?

Com a mudança ou maior atenção em alguns hábitos dá para melhorar e muito a saúde e aparência de qualquer cabelo, e trouxemos nessa matéria como deixar seu cabelo crespo ainda mais poderoso. Você tem outros macetes e segredos de cuidado? Conta aqui para a gente nos comentários e compartilhe esse conhecimento!

Deu para notar que escolher os produtos certos é peça chave para um cuidado capilar de maior qualidade, certo? Os que mostramos no post são líderes de mercado, e se você quer a dica de onde encontrar outros produtos ideais para seu grooming, aqui vai: Conheça o e-commerce da Men’s Market!

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.