Cores de barba diferente do cabelo é normal?

A resposta é simples: SIM. É natural que a cor da barba seja diferente da cor do cabelo. Existem homens que tem o fio ruivo, loiro, castanho claro, preto e até o temido branco.

Alguns caras se incomodam com essa variação na cor e mantém a barba curta para deixar o visual mais homogêneo.

Tem também quem prefira tingir os fios da barba porque gosta dela maior ou mais cheia, mas quer que a cor seja uniforme.

Já deu perceber que cada um tem um jeito de lidar com as cores de barba e essa é realmente a graça da coisa, inclusive, aceitar o visual diferente e ponto.

Seu estilo pessoal tem que ser como você se sente mais confortável. Mas vamos entender melhor porque as cores de barba variam e as soluções e cuidados que mantém a saúde e a beleza dos fios.

Por que as cores de barba e do cabelo podem ser diferentes?

As cores da barba podem ser diferentes da cor do cabelo porque os pelos de cada parte do corpo possuem características próprias de textura, tamanho, cor, etc.

Repare, por exemplo, na textura dos fios do seu cabelo e da sua barba. O toque é diferente.

Então dependendo de onde o pelo nasce, ele tem propriedades diferentes. E isso acontece com a barba.

Os melanócitos — células que ficam na raiz do pelo — produzem os pigmentos que dão cor tanto a pele quanto os pelos.

Esses pigmentos são chamados de eumelanina e feomelanina. O primeiro é responsável pelas cores mais escuras e o segundo pelas cores mais claras.

A predominância de um tom sobre o outro é determinada pela genética de cada pessoa. Mas como os dois se misturam, um homem de cabelo loiro pode ter uma barba preta ou um com os fios ruivos pode ter pelos loiros na barba.

Além da genética, fatores externos como a quantidade de sol a que você se expõe também podem interferir na cor da barba. Geralmente, os fios tendem a ficar mais claros.

E quando a cor de barba fica branca?

barba-branca-tingir

Esse é outro dilema que muitos homens enfrentam e é uma cortesia da sua genética também quando essa alteração vai começar.

A medida que envelhecemos os melanócitos (responsáveis pela pigmentação, lembra?) vão parando de produzir pigmentos e os fios começam a ficar branco.

Os primeiros sinais podem aparecer no cabelo e depois na barba, mas não existe regra em relação a onde e quando isso pode acontecer.

Algumas doenças vitiligo e tireoidites podem influenciar o surgimento precoce de pelos brancos e até o estilo de vida e alimentação interferem no aspecto da barba.

O caminho é ter uma vida saudável, sem vícios e cuidar da sua barba o melhor possível com produtos de qualidade.

Se a diferença de cores de barba para o cabelo te incomodarem, você pode optar por tingir os fios.

Cuidados ao tingir a barba

cor-de-barba

Muitos homens escolhem tingir para que a cor da barba fique igual a do cabelo, para disfarçar os brancos que começam a aparecer ou até para disfarçar falhas na barba.

Antes de sair aplicando o primeiro produto, se liga os cuidados essenciais para manter sua barba saudável:

Sobre a escolha da cor:

– Como a diferença das cores de barba para o cabelo são sutis, uma regra geral é: escolha um tom mais próximo da cor natural dos fios.

– Se os fios estão brancos, uma cor muito escura não vai deixar o resultado natural. Escolha um tom ou dois mais claro para harmonizar o tom da barba com o do cabelo.

– Quem tem cabelo preto pode optar por tons de marrom escuro; outros tons de cabelo escuro podem tingir a barba com um tom abaixo da cor natural e os de cabelo loiro podem fazer o match com uma cor bem próxima do seu tom natural.

Sobre os ingredientes da tinta:

– Escolha tintas hipoalergênicas.

– A pele do rosto é mais sensível que o couro cabeludo, portanto, faça um teste de alergia para ter certeza de que sua pele não vai se sensibilizar com a fórmula.

– A amônia é uma substância usada nas tinturas para abrir o folículo capilar e facilitar a aderência da cor, mas pode causar irritação na pele e nos olhos. Use apenas a quantidade recomendada na embalagem.

Sobre a duração da cor de barba:

– Existem tinturas e tonalizantes para barba. A tinta dura mais e não precisa ser reaplicada. Já o tonalizante sai mais rápido, durando algumas semanas e precisando ser reaplicado depois.

– Para fazer um teste, vale apostar em um tonalizante, já que o resultado da tintura é algo permanente com o qual você terá que conviver por mais tempo.

Sobre a aplicação do produto:

– Leia com atenção o passo a passo de aplicação do produto e quanto mais simples for melhor. Principalmente, se você vai fazer sozinho.

– Caso você ache o processo complicado e tenha receio de fazer sozinho, não hesite em procurar a ajuda de um profissional. Seu barbeiro pode te dar essa ajuda!

Confira no vídeo abaixo como é o passo a passo para tingir a barba em casa — o cara tem a barba grande e tira de letra:

Sobre a manutenção da cor

– Mantenha uma rotina de limpeza usando um shampoo para barba e um condicionador para manter os fios limpos, hidratados e macios. Assim, a barba segura a cor por mais tempo.

shampoo-condicionador-para-barba

1. Shampoo de Barba Sobrebarba Light My Fire | 2. Condicionador de Barba Sobrebarba Light My Fire.

– Finalizar o grooming com um óleo para barba também contribui para a hidratação, evitando a coceira ou o ressecamento dos fios.

oleo-para-barba-danger-barba-forte

Óleo para Barba Danger Barba Forte.

Gostou de saber mais sobre cores de barba?

Agora que você sabe porque a cor da barba é diferente do cabelo, o segredo é investir nos melhores cuidados para o seu visual.

Aproveite as dicas e encontre os produtos ideais para seu grooming no e-commerce da Men’s Market.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.