Qual a diferença entre blazer e paletó? É importante saber?

Você sabe qual a diferença entre blazer e paletó? Não? Relaxa! Saiba que quando falamos em roupas de alfaiataria masculina, essa é uma dúvida muito comum.

Se você faz parte desse time, está no lugar certo, pois neste post vamos explicar direitinho qual a diferença entre blazer e paletó! Se liga ae!

Mas por que é tão importante saber qual a diferença entre blazer e paletó?

“Qual a diferença entre um blazer, um paletó e um terno?” 

Sem dúvida essa é uma pergunta que paira na cabeça de muitos homens, mas você também deve estar se perguntando: “mas por que eu preciso saber isso?”

A resposta é até simples:

Saber o nome certo de cada peça de vestuário, principalmente quando se trata de traje formal, é muito importante para não errar na hora de comprar, ou ficar mais ou menos formal em uma determinada ocasião que exige um estilo específico.

Dito isso, vamos finalmente entender qual a diferença entre blazer e paletó!

Afinal, qual a diferença entre blazer e paletó?

Primeiro, é importante saber que terno é o conjunto de calça, paletó e colete sociais de mesmo material. É o máximo da elegância e formalidade em trajes.

Um detalhe importante é que ternos são sempre confeccionados em lã, mais especificamente, lã penteada, uma versão sofisticada e mais leve.

Mas para resolver definitivamente o conflito paletó x blazer, vamos entender cada um deles separadamente:

Paletó

Como coletes não são muito usados hoje em dia, a maioria das lojas já consideram terno somente a calça e paletó, embora o nome correto para o conjunto de apenas duas peças seja costume.

paletóoficialfoto

Sendo assim, o paletó nada mais é do que a parte de cima do terno, ou costume.

Mas existem paletós que são vendidos avulsos, sem calças ou colete para combinar, os chamados paletó esportivo.

Menos formais, eles podem ser usados sem gravata, com calças de outras cores, camisas ou camisetas. Além disso ele é encontrado em outros tecidos, como tweed ou lã comum, além de serem mais plurais nas cores.

No entanto, eles seguem a modelagem de paletós de ternos: ombros estruturados, caimento ajustado na cintura e comprimento um pouco abaixo dos quadris.

Há também o paletó slim, que segue uma modelagem mais justa ao corpo, que também pode ser usado no estilo terno sem gravata. Você deveria experimentar!

paletóprodutosPaletó Benneton Cinza; Paletó VR Office Branco

Se você curte esse estilo e quer algumas dicas de como comprar um terno, confere o vídeo abaixo:

Blazer

Por fim, a peça que tem crescido exponencialmente no visual masculino, é o blazer, que por ser uma peça mais casual, não tem muitas regras de tecido ou modelagem, podendo ser de algodão, linho, até mesmo couro. Além disso, ele também pode ser mais justo ou folgado no corpo.

paletó c blazer

A grande graça desta peça é poder ser usada tanto em composições formais quanto casuais, de tênis e calça jeans à camisas e sapatos sociais, dando um ar sofisticado no primeiro caso e despojado no segundo, mas sempre mantendo a elegância.

Os mais populares hoje em dia têm uma modelagem slim, mais justa ao corpo, com tecidos de algodão, linho e cetim.

Um belo blazer com camisa certamente podem dar um look elegante e cheio de estilo!

paletó esportivoBlazer Zapälla Xadrez Azul; Blazer Ellus Gabardine

Se você quer mais algumas dicas de como usar blazer masculino, confere o vídeo abaixo:

Paletó x Blazer, qual escolher?

O ponto principal que você deve ter em mente ao escolher entre paletó x blazer, é o caimento.

Tenha sempre em mente que uma peça que caia bem no corpo faz toda a diferença. Certifique-se de que os ombros estão certos, de que a manga termina nos pulsos com os braços abaixados, e que não ele não fique estranho fechado.

Levando isso em conta, a escolha entre paletó x blazer só depende da sua preferência!

Em nosso Facebook você encontra mais dicas e informações como estas, de qual a diferença entre paletó e blazer, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia. É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? Deu pra sacar qual a diferença entre blazer e paletó?

Como você pode perceber, a diferença entre paletó x blazer pode estar relacionada tanto a formalidade da peça quanto ao material do qual ela é confeccionada.

Agora que você já sabe qual a diferença entre blazer e paletó, já está apto a escolher qual combina mais com o seu estilo (e também com a ocasião). Com isso, é só dar um trato no cabelo e na barba que você estará pronto para atrair olhares!

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender desde como usar terno até como montar um guarda roupa masculino.

Com as dicas deste post você certamente deve ter aprendido qual a diferença entre blazer e paletó e  irá acertar nos look. Mas que tal mais algumas dicas para incrementar o seu estilo? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Estilo esporte fino masculino: camisa polo funciona?
  2. Look Masculino Casual: homem sofisticado no estilo social casual
  3. Terno sem gravata? Blazer sem gravata? Pode usar?

Gostou dessa nossa explicação sobre qual a diferença entre blazer e paletó? Você costuma usar essas peças? Curte o estilo? Conta pra gente aqui nos comentários!