Qual a diferença entre EDP (Eau de Parfum), EDT (Eau de Toilette) e EDC (Eau de Cologne)?

Muitas pessoas escolhem seus perfumes através da experimentação, e não tem nada de errado nisso. Mas se você deseja se aprofundar mais no mundo das fragrâncias para não errar no uso dos perfumes dependendo da ocasião nem ter mais dúvidas na hora de escolher um novo, é preciso conhecer alguns conceitos, como a diferença entre os diferentes tipos de perfume! 

 

As concentrações: EDP, EDT e EDC 

Os perfumes são classificados de acordo com a porcentagem de fragrâncias e de diluentes. Por isso, saber qual mais te agrada é importante na hora de uma nova aquisição. 

Essas classificações não significam que um perfume é “pior” ou “melhor”, apenas se referem à concentração de fragrâncias no todo. A qualidade tem muito mais a ver com a combinação de notas criadas pelos perfumistas e às matérias-primas. 

Vamos às tais classificações: 

Eau de Parfum ou EDP: os mais “fortes”, podem possuir de 10 a 25% de fragrâncias. Por conta disso, geralmente têm fixação, projeção e silagem maiores. 

Eau de Toilette ou EDT: têm um pouco menos de fragrância, variando de 4 a 15% e também podem ser encontrados por seu nome em português, “água de banho”. 

Eau de Cologne ou EDC: ou ainda, em português, “água de colônia” ou só “colônia”, têm até 5% de fragrância. 

 

→ Leia também: Perfumes masculinos para cada ocasião: como escolher? 

 

Conheça também: as principais famílias olfativas masculinas

Amadeirados ou boisée: essa família é uma das mais procuradas pelos homens por ser bastante versátil, mas sempre elegante. Estima-se que ¾ das novidades masculinas são desta família! As suas notas podem ser quentes, secas, úmidas… Tudo varia de acordo com a fragrância em questão. Exemplo de matérias-primas para esses perfumes são o sândalo, vetiver e essência de pinho. 

Dica de perfume: Se essa é a sua família preferida, vale a pena conferir o Perfume Began Selvagem Men Eau de Parfum, que é um amadeirado especiado. Possui como notas de topo pomelo, menta picante e mandarina; notas de corpo rosas, canela e acordes condimentados e como notas de fundo, couro aveludado, madeiras brancas, âmbar e patchouli da Indonésia.

Perfume Began Selvagem Men Eau de Parfum

 

Aromáticos ou fougère:  é um acorde composto por notas de lavanda e de cumarina. As principais matérias-primas desta família são a lavanda, o patchuli e o absoluto de musgo de carvalho. Por ter um certo frescor, é ótima para dias mais quentes. 

Dica de perfume: Se você gosta dessa família, aposte no Began Selvagem Men Vip Eau de Parfum, que é um Aromático Fougère Masculino. Suas notas de topo são absinto, anis e erva-doce, sua nota de coração é uma lavanda bem trabalhada e, por fim, suas notas de fundo são almíscar e casca de baunilha negra. 

Perfume Began Selvagem Men Vip Eau de Parfum

Perfume Began Selvagem Men Vip Eau de Parfum

Cítricos ou hespéridée: como o próprio nome já diz, são notas que derivam de frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina. São notas bem refrescantes, perfeitas para temperaturas quentes, que tem tudo a ver com qualquer hora do dia ou da noite. 

Florais masculinos: se engana quem pensa que os perfumes florais são somente femininos! Algumas das matérias-primas naturais mais utilizadas nesta família são os absolutos de jasmim, tuberosa, rosa turca, flor de laranjeira.

Dica de perfume: Se você gosta do poder e da sutileza dos florais masculinos, com certeza sua escolha é o Eau de Toilette Shiseido Men Zen For Men. Para as notas de topo, o destaque é a combinação de pêra e bergamota. Nas notas de coração, violeta e noz moscada e, de fundo, o intenso e masculino rhododendron.

Eau de Toilette Shiseido Men Zen For Men

Eau de Toilette Shiseido Men Zen For Men

Chipre: O nome vem de um perfume que François Coty lançou em 1917, chamado Chypre. O sucesso dessa fragrância nomeia toda a família que agrupa perfumes baseados em acordes com bergamota, rosa musgo de carvalho, patchouli, castóreo e resina de labdanum. Suas notas quentes são ótimas para dias mais frios. 

Orientais, ambreados ou ambrée: o nome vem de âmbar, ingrediente originalmente proveniente do intestino da baleia cachalote. Hoje, a substância natural não é mais utilizada, mas sim a versão sintética. Os perfumes desta família são bem aveludados, especiados, almiscarados, como a canela e a baunilha. Também são adequados para dias frios. 

Dica de perfume: Se os orientais são a sua cara, o Bvlgari Man In Black Eau de Parfum definitivamente é a sua escolha! Suas vibrantes notas de cabeça, especiarias, rum e tabaco, de coração couro, íris e tuberosa, e, de fundo, fava tonka, madeira guaiac e benjoim.

Perfume Masculino Bvlgari Man In Black Eau de Parfum

Perfume Masculino Bvlgari Man In Black Eau de Parfum

Couro, ou cuir: notas mais secas que buscam reproduzir o aroma do couro, com notas como fumaça, madeira queimada, tabaco… Essas notas são perfeitas  para uso a noite ou em temperaturas mais frias! 

Dica de perfume: Deo Colônia Viking Midgard é a escolha de quem gosta da família olfativa cuir! Com notas de couro, tabaco, canela, bergamota e especiarias únicas, tem um efeito viril, ardente e amadeirado.

Deo Colônia Viking Midgard

Deo Colônia Viking Midgard

 

→ Leia também: Como escolher perfume pela internet: 4 dicas antes de comprar

 

Lembrando que você encontra diversos perfumes, nacionais e importados, lá na Men’s Market!

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

 

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←