Combatendo acne corporal

Embora muitos de nós achemos que somos azarados por não ter uma pele lisinha e sem espinhas, a verdade é que a grande maioria dos homens sofre com acne corporal e, se você é um dos sortudos que não se incomoda com isso, é um dos poucos também. Pode parecer bobo, mas a gente sabe que é meio frustrante querer ter as costas malhadas e perceber que, mesmo puxando muito ferro, é possível que as espinhas ainda estejam lá para atrapalhar a sua onda.

Mas, chega de hesitar na hora de tirar a camiseta no calor do cão, ou ficar contorcendo o pescoço para olhar suas costas no espelho. A acne corporal, embora possa ser causada por problemas hormonais que exigiriam auxílio médico, também pode ser causada por coisas mais simples de resolver, como uma simples alergia ou uso da roupa errada na hora de malhar.

Por isso, separamos algumas coisas básicas que você pode ficar de olho na rua rotina para evitar ter mais espinhas pelo resto do corpo, ou pelo menos diminuí-las.

Tomar uma ducha depois do exercício

A primeira regra para refrear a acne, seja ela corporal ou facial, é evitar ao máximo a oleosidade excessiva. Talvez pareça indiferente, mas tomar uma ducha para tirar o suor do corpo depois da academia pode fazer toda a diferença porque, em vez de ir para casa cozinhando a oleosidade na pele, você já tira isso do caminho, e não facilita para os poros ficarem obstruídos.

Usando o sabonete certo

Só passar uma água no corpo para tirar o suor já ajuda muito, mas combinar isso com produtos que ajudem a combater a acne no banho ajuda ainda mais. Procure por sabonetes ou géis de banho que tenham ingredientes naturais que ajudam a manter a pele limpa e livre de resíduos pesados, ou com ácido salicílico e enxofre, que ajudam a controlar a oleosidade.

Troque os lençóis com frequência

Ok, solteiros, a gente sabe como isso pode ser um pouco complicado, mas ainda assim reiteramos sua importância. Homens suam bastante enquanto dormem – atire a primeira pedra quem nunca acordou com as costas úmidas – o que significa que nosso lençol e pijama ficam sujos com nosso suor de maneira bem rápida, infelizmente. Por isso, para evitar que a pele fique em contato constante com lençol e pijama sujos de suor, é importante trocar os mesmos de duas a três vezes por semana, dependendo de quanto você sua a noite.

Saiba escolher tecidos

Sabe aquilo que dissemos sobre cozinhar no seu suor depois de sair da academia? Ajuda muito se você não usar roupas que prendam a transpiração como poliéster. Prefira peças de tecidos leves e que permitem a transpiração, já que eles podem ficar um pouco molhados mas não fazem com que sua pele fique mais oleosa em contato constante com o suor.

Hidratante corporal pode ajudar

Para quem tem erupções pequenas nos braços e costas, a hidratação com cremes hidratantes depois do banho podem ajudar bastante. Quando a pele se sente desidratada, ela começa a produzir ainda mais sebosidade, o que pode acabar causando espinhas, e por isso a hidratação é uma boa alternativa.

Esfolie-se

Por último, algo que pode parecer óbvio mas não é tanto assim: esfoliar o corpo, assim como o rosto, é uma das melhores maneiras de evitar acne. Com buchas vegetais e sabonetes com esferas esfoliantes você faz uma limpeza profunda abrasiva e retira quaisquer resíduos que possam obstruir seus poros, causando a acne.