Tipos de golas de camiseta masculina: conheça os principais!

Já reparou nos tipos de golas de camiseta masculina? Você pode ter o seu favorito, assim como também nunca ter se ligado muito nesse detalhe das suas camisetas.

Mas pode acreditar que conhecer a diferença entre camiseta gola canoa e gola redonda vai ajudar a escolher os modelos que mais te favorecem.

Para te ajudar a entender e identificar o formato dos tipos de golas de camiseta masculina, continue lendo este post. 👕

7 tipos de golas de camiseta masculina

A camiseta é hors-concours no guarda roupa masculino. Versátil, fácil de combinar e com várias opções de cores e tecidos.

Da praia à cidade, é fácil achar um modelo para combinar em um look básico até o mais arrumado.

Os tipos de golas de camiseta masculina influenciam na aparência e também ajudam a valorizar os formatos de corpo e rosto. Olha só!

1. Camiseta gola redonda ou careca

O primeiro tipo de gola de camiseta masculina é a gola redonda, também chamada de gola careca. É a opção mais clássica e democrática entre os modelos de camiseta. Provavelmente, você tem algumas no seu armário.

A linha da gola redonda fica mais próxima do pescoço, contornando toda a base. Isso cria um formato de camiseta que dá a impressão de ombros mais largos.

Esse desenho favorece os caras altos e magros, mas pode ser usado por homens de todos os biótipos.

camiseta-gola-redonda

Camiseta La Moustache Deep Branca | Veja mais.

DICA: uma camiseta branca, preta ou cinza de gola redonda são peças básicas e versáteis de ter no armário. #podeapostar

2. Camiseta gola V

Outro tipo de gola de camiseta masculina muito usado é a gola V. Se você logo lembra dos modelos com corte hiper cavado, eles também existem, mas não são os únicos.

Os modelos de camisetas em gola V moderados deixam o pescoço e um pouco do colo à mostra. Isso faz com que a silhueta fique mais alongada, o que favorece muito os homens mais baixos ou gordinhos.

A gola V também favorece os caras de rosto redondo, porque alonga o pescoço, deixando mais pele à mostra. 

camiseta-gola-v

3. Camiseta gola canoa

A gola canoa tem uma abertura mais larga que lembra muito uma elipse. Mas para ficar bem ajustado, o recomendado é que a abertura vá apenas até a metade do trapézio.

Nesse tipo de gola de camiseta masculina, o acabamento da bainha da gola pode deixar a peça mais casual ou arrumada. 

As peças com corte a fio são mais despojadas, mas é preciso de cuidado na hora de lavar para não esgarçar. 

camiseta-gola-canoa

DICA: como é um modelo que fica um pouco mais próximo ao corpo, a gola canoa valoriza o shape de quem está musculoso.

4. Camiseta gola polo

A gola polo é o tipo de gola de camiseta masculina mais arrumadinho da lista ao lado da camiseta com gola alta (falaremos sobre ela mais adiante). 

Então, se quiser ficar mais alinhado para algum programa que não exige traje formal, um jeans com camisa polo faz bem esse serviço.

camiseta-gola-polo

Polo Tortuga Co. Verde Militar | Veja mais.

Curiosidade: a camiseta polo é uma herança dos anos 1920 e quem popularizou o modelo nessa época foi o tenista René Lacoste — fundador da marca Lacoste — e, depois, quem bombou o modelo nos anos 70 foi a marca americana Ralph Lauren.

5. Gola U

A gola U segue o formato mais alongado, como o próprio desenho da letra sugere. Esse tipo é muito usado nas camisetas tipo regata

Para o calorão brasileiro, esse modelo é super confortável e fresco, perfeito para as malas de praia, para a academia ou para uma corrida ao ar livre. 

As cavas laterais da camiseta regata, que não tem manga, complementam muito bem a gola U, facilitando na hora de vestir.

camiseta-gola-u

Outros tipos de gola de camiseta

Os tipos de golas de camiseta masculina que acabamos de ver são mais comuns nas camisetas de manga curta, os dois abaixo são mais encontrados nas blusas de manga longa. Olha só!

6. Gola henley

A gola henley é uma mistura da gola redonda com uma abertura central com botões, que variam de quantidade de acordo com a marca.

Isso torna esse formato muito versátil, pois pode ser usado abotoado ou aberto para mostrar um pouco mais de pele e alongar o pescoço.

Se até o Capitão usa

A camiseta com gola henley valoriza muito o tronco, especialmente o peito. Então, essa é uma ótima peça para mostrar os resultados que você conquistou na academia. 

7. Gola alta ou rolê

As camisetas gola alta ou gola rolê lembram instantaneamente as blusas de manga comprida que deixam os looks mais quentinhos no inverno.

Mas esse tipo de gola de camiseta masculina também transita para a meia estação, já que é possível encontrá-lo nos modelos de camiseta de manga curta.

A gola rolê cobre todo o pescoço e cria uma camada extra de tecido nessa área. Então, se o seu pescoço é mais magro e longo, ela se acomoda melhor.

Já quem tem o pescoço mais curto, o volume extra da gola não valoriza tanto o visual, mas, claro, não impede que você use uma camiseta desse estilo se gostar.

camiseta-gola-lata-role

Cuidado com a gola esgarçada! 

Alguns modelos de camisetas masculinas como as destroyed parecem que foram esgarçados, mas não chegam a parecer uma camiseta velha que foi lavada repetidamente.

Então, atenção na hora de lavar e, principalmente, de pendurar suas camisetas. Para que elas sequem alinhadas, coloque-as em cabides. Além de evitar que a gola fique esgarçada e alargada, ajuda a secar a peça mais rápido. 

Curtiu as dicas de tipos de gola de camiseta masculina?

Cada um dos tipos de golas de camiseta masculina podem ser usados por qualquer pessoa, mas todo homem tem o seu preferido, que favorece o seu visual. É assim com você também?

Neste outro post aqui do blog, damos dicas que podem te ajudar na hora da compra. Confira: Como encontrar a camiseta perfeita

Precisa atualizar sua coleção de camiseta masculina? Confira todos os modelos da categoria ‘Camisetas’ do nosso site!

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

.

Temos a maior coleção de categorias e produtos específicos para as necessidades dos homens, incluindo Fazer a barba e Cuidar da barba

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!