Como cuidar da pós-tatuagem: 4 dicas práticas

Existe todo um ritual para fazer uma nova tatuagem, né? Escolher um estilo de tatuagem que combine com você, encontrar um profissional de confiança, se preparar para a aplicação, são muitas etapas! Mas o orgulho de ver aquele desenho bem feito e do jeito que você imaginou no fim compensa tudo isso. O que não é tão bacana é quando todo esse processo acaba perdendo qualidade por falta de cuidados posteriores!

 

Vamos te contar mais nessa matéria sobre os cuidados no pós-tatuagem que especialistas recomendam e como você pode manter a cor e definição por mais tempo! Essa é sua primeira tatuagem e você está curioso para saber se fazer tatuagem abaixa a imunidade?

Spoiler: Quanto mais fizer, mais resistente seu corpo fica, até para gripes e resfriados, segundo um estudo da Universidade do Alabama!

Mas chega de enrolação, quer entender o que fazer no pós-tatuagem? Vem com a gente!

Acabei de fazer minha tattoo nova, e agora?

Talvez você já saiba disso, mas o processo de tatuar consiste em “machucar” a pele enquanto insere pigmento na pele, permitindo o desenho e coloração. Por criar furos para isso, o maior cuidado nas primeiras horas é para se evitar infecções na pele, que agora está mais exposta. É por isso que normalmente já se saí do estúdio com filme plástico (ou em alguns casos até gaze) envolvendo a região, para que exista uma camada que protege a derme de vírus ou bactérias.

O tempo que esse filme deve se manter em contato com a pele e a frequência com que deve ser substituído varia de acordo com o tipo e tamanho da tatuagem feita. A recomendação mais comum é de até 3 dias para tatuagens pequenas e médias e de até 5 dias para tatuagens grandes, como as que cobrem as costas ou fecham o braço (mas a palavra do seu tatuador sempre vai ser a final, já que é ele que melhor conhece seu caso!).

Mas essa camada protetora não pode cobrir a pele durante esse tempo todo, afinal ela precisa respirar! Além disso, essa cobertura, aliada a transpiração natural, pode acabar se tornando um risco, já que com isso cria-se uma zona abafada e úmida, uma condição mais propícia para proliferação de microorganismos. O recomendado é que substitua o plástico ou gaze no mínimo 2 vezes ao dia, e deixar a pele respirar quando a exposição a agentes externos (ou seja, quando for ficar tranquilo em casa, e longe do Sol).

Como deve ser a primeira lavagem?

A primeira lavagem da tatuagem também é muito importante, já que a pele ficou coberta durante um bom tempo e estará exposta pela primeira vez após o procedimento. Confira o passo a passo de como fazer a primeira higienização:

  1. Lave bem as mãos com um sabonete neutro e antibactericida, a fim de eliminar sujeira e bactérias;
  2. Deixe a área da sua mais nova tatuagem sob água corrente em temperatura ambiente, evitando água quente;
  3. Passe os dedos sobre o local com calma, e só depois aplique algum tipo de sabonete neutro, massageando a área cuidadosamente;
  4. Após enxaguar na água corrente, enxugue a área com uma toalha limpa e macia ou uma toalha de papel;
  5. O recomendado é deixar a pele respirar após isso por alguns minutos.

Qual a alimentação recomendada para os primeiros dias?

Você já deve ter ouvido falar (talvez até de um amigo ou parente que fez uma tatuagem) que os especialistas recomendam que se evite alimentos nos primeiros dias após o processo. E é verdade! Bom, para ser preciso é menos do que se DEVE comer e mais sobre o que NÃO se deve comer, mas vamos explicar.

African American Food GIF - Find & Share on GIPHY

Como já comentamos, após fazer sua tatuagem a pele ainda está machucada e cicatrizando, e além do risco de infecção existe o risco que haja algum tipo de rejeição do organismo aos pigmentos ou que quelóides sejam formadas para “te proteger” (o corpo humano é muito inteligente, mas às vezes…). O que os especialistas recomendam é que se evite alimentos rançosos e que podem contribuir para essas situações que comentamos.

Isso vai desde processados (sim, alguns dias sem aquela lasanha de microondas ou atum enlatado), frutos do mar, derivados de porco até frituras. Chocolates, pimentas, amendoim e outros alimentos mais “quentes” também precisam ser evitados, mas é por pouco tempo.

E quanto aos que curtem uma breja: Um consenso geral é que não há problema nenhum no pós, o problema está no pré e durante: O álcool tem a capacidade de afinar o sangue, tornando-o ralo e facilitando sangramento, então pode tornar o processo de tatuar parecido com um filme de terror se não tomar cuidado!

Simon Pegg Joke GIF by Working Title - Find & Share on GIPHY

 

Então enquanto a pele cicatriza pode ser um bom momento para começar uma alimentação mais saudável, com alimentos frescos e leves.

Como evitar uma tatuagem desbotada?

Talvez a dúvida que tenha ficado é: quanto tempo dura essa cicatrização? Bom, cada corpo irá agir de uma forma, mas a regra geral é que sua pele vai precisar de 30 dias para cicatrização, e para que o resultado fique ainda mais vivo (e você consiga fugir daquele efeito desbotado) você precisará hidratar a pele diariamente. 

 

A hidratação também deve ajudar em outro comentário comum entre os tatuados: o desenho coça e descasca! Você deve, obviamente, evitar ao máximo tocar na tatuagem, mesmo quando não estiver mais protegendo ela com filme plástico, e nem pensar em coçar ou tirar a “casquinha” que se forma, por isso qualquer maneira de evitar os desconfortos é bem vinda.

Como conseguir isso? Temos uma recomendação: O Balm de Tattoo Viking Origem!

Balm de Tatuagem Origem

Ele foi desenvolvido especialmente para o cuidado diário da tatuagem já cicatrizada, possuindo em sua formulação poderosos ativos como o D-Pantenol e a Vitamina E, além de um exclusivo blend de óleos naturais. Juntos, protegem a tatuagem, previnem o desbotamento proveniente da oxidação dos pigmentos, e promovem profunda hidratação, realçando e intensificando as cores da tatuagem imediatamente após a aplicação.

Dicas dadas, queremos que todas as suas tatuagens a partir de agora fiquem com aquele resultado incrível! Não exite em comentar aqui como foram suas experiências no pós-tatuagem até agora,  compartilhe essas dicas com seus amigos!

E se você se interessou pelos produtos que apareceram nessa matéria, saiba que eles são apenas algumas das soluções que a Men’s Market tem em estoque para os cuidados necessários do homem moderno.

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e as melhores ideias de tatuagem masculina.