Novembro azul: formas de se cuidar melhor no mês da prevenção contra o câncer de próstata

A grande maioria dos homens acredita que o câncer de próstata é uma doença da terceira idade. Na verdade, a doença é algo sério e vem crescendo em um público mais jovem.  Só para termos uma ideia da relevância do tema, um estudo publicado pelo Observatório Oncológico mostrou que nos últimos anos houve um aumento de 5% no número de novos casos entre homens com idade entre 20 e 49 anos. 

Atualmente, o câncer de próstata é um dos mais comuns no país, chegando a 29% dos diagnósticos em relação à população masculina brasileira, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Já que chegamos ao mês em que a pauta é debatida, vale saber mais sobre como podemos nos prevenir da doença e manter a nossa saúde em dia. 

A campanha Novembro Azul

O movimento começou na Austrália, em 2003, com o nome “Movember”, uma junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro), durante o período de celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que foi realizado no dia 17 de novembro. 

Em vários países o movimento repercutiu para além de uma simples campanha de conscientização. Além do câncer de próstata, outras doenças também começaram a ser debatidas, como o câncer de testículo e depressão masculina. 

O risco entres os homens com sobrepeso

De acordo com uma pesquisa publicada pela revista BMC Medicine, existe um risco de morte por câncer de próstata maior entre os homens com sobrepeso. Ou seja, peso não é apenas uma questão estética, vale ficar atento e fazer uma visita ao médico para um check-up! 

No caso do câncer de próstata existe um teste específico, o PSA, que nada mais é do que um exame de sangue no qual a concentração de antígeno específico da próstata no sangue é medida. A chance de um homem ter câncer de próstata aumenta à medida que o nível de PSA se eleva. Aqui vale lembrar que apenas o médico pode confirmar se o paciente tem a doença (ou não).

A importância dos hábitos saudáveis 

Um dos fatores mais importantes de prevenção é manter hábitos de vida saudável. Embora o câncer não esteja relacionado diretamente ao sedentarismo, de um modo geral, é preciso ter certos cuidados para ser evitado, como manter uma vida saudável, buscar uma alimentação equilibrada, evitar uso de álcool, tabacos e cigarros eletrônicos. 

Aqui no blog, nós já trouxemos algumas dicas para colocar a prática da atividade física em dia. Sabemos que trabalhar e estudar consome muito do nosso tempo, mas já que estamos em Novembro, vale a pena aproveitar a campanha como um incentivo a mais. Confira tudo no post!

Como incluir atividade física em uma rotina corrida?