Como incluir atividade física em uma rotina corrida?

Trabalhar, estudar, ficar com a família, sair com os amigos, praticar esportes. Você diria que a sua vida segue essa ordem?

Com uma rotina corrida, nem sempre conseguimos colocar a atividade física como uma prioridade em nossas vidas, mesmo sabendo da sua importância para a saúde física e emocional. Por isso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa, vem conferir!

Dicas para ter uma vida saudável

Você sabia que a maneira com que a gente envelhece depende muito mais da forma como vivemos? Mais do que apenas a genética, os nossos hábitos de vida impactam em como seremos ao longo dos anos. 

Se você está vivendo um perīodo de estresse contínuo ou se alimentando de maneira desequilibrada, é provável que esteja transformando o seu corpo em uma máquina menos eficiente, deixando o seu organismo menos preparado para reagir de maneira apropriada aos desafios que enfrenta todos os dias. 

Antes de deixar qualquer hábito ruim comprometer a sua saúde, podemos mudar o jogo, alterando o nosso comportamento seguindo passos simples e transformadores, confira! 

 

  • O dia 1 começa no dia anterior

 

“Amanhã eu começo a academia!”

Quem nunca disse essa frase antes? E mais: quem nunca disse e deixou de frequentar a academia uma semana depois? Furar a academia é algo muito comum, mas existe um truque para não deixar isso acontecer mais!

Toda vez que decidir correr no parque no sábado de manhã ou cumprir aquela promessa de ir no crossfit com o seu amigo, lembre-se de se preparar no dia anterior.

Arrume a roupa de ginástica, deixe o tênis fora do armário e a garrafinha de água separada. Pensar de maneira sistemática e tomar essas pequenas ações ajudam o seu cérebro a entender que você pretende fazer uma tarefa específica no dia seguinte. Inclusive, isso pode diminuir as chances de colocar o despertador no soneca! 

Protetor Solar Facial Vichy Idéal Soleil Antiidade Toque Seco FPS50

 

  • Faça uma atividade física em grupo 

 

Mudar de hábitos é difícil para todo mundo, mas quando fazemos em conjunto com alguém, a chance de desistir é bem menor. Procure por grupos de corrida na sua cidade, chame um amigo para jogar bola na quarta-feira como costumavam fazer antes. Criar um compromisso com alguém nos mantém mais firmes na promessa de continuar firme na prática de atividade física.

 

  • Busque academias próximas do seu trabalho

 

De nada adianta começar um treino de corrida se você mora longe de um local acessível para treinos. Procure por escolas ou academias próximas do trabalho e da faculdade que oferecem horários alternativos, assim você vai eliminando obstáculos que te impedem de cumprir a sua meta. 

 

  • Faça exercícios em casa 

 

Com a pandemia, muitos personal trainers começaram a fazer lives em seus perfis nas redes sociais. É possível encontrar na internet aplicativos e aulas gratuitas repletas de exercícios que podem ser feitos na frente do sofá de casa, sem a necessidade de aparelhos. A regra de arrumar as coisas no dia anterior também funciona por aqui!

 

  • Crie metas progressivas 

 

Muitas vezes queremos mudar completamente de estilo de vida de uma hora para outra, mas a chance de desistir no meio do caminho é grande. Comece fazendo uma atividade apenas 1 vez na semana e depois vá aumentando a frequência e a intensidade.

Naturalmente, o seu corpo vai se acostumar com a prática e até sentir falta quando ficar sem praticar. Se preferir, busque por métodos como Pomodoro, que ajudam a treinar a sua concentração. 

 

  • Exercício é autocuidado

 

Fazer atividade física não ajuda apenas a sua saúde física, mas também a emocional. Quando praticamos um esporte, mesmo que pela primeira vez, mudamos a percepção que temos de nós mesmos. É um momento que tiramos para nós mesmos, para prestar atenção na respiração e o que somos capazes de fazer com o nosso corpo. 

Gostou das dicas? Qual é a sua estratégia para manter a prática da sua atividade física na rotina corrida?