Driblando o chulé: passos básico para combater o mau cheiro

Quando as temperaturas aumentam, seu corpo transpira mais – e isso inclui os pés. Sapatos fechados, clima quente, sudorese e até mesmo infecções, como o pé de atleta, são algumas das causas do chulé.

O odor nos pés e as infecções aparecem quando as bactérias que vivem na pele e nos sapatos metabolizam algumas substâncias do suor (como proteínas e ácidos graxos). Esse processo produz um subproduto ácido que tem cheiro desagradável.

Bactérias, fungos e todos esses pequenos insetos adoram calor, umidade e lugares escuros – e a parte interna do sapato é o lugar que reúne todos essas condições.

Se você está sofrendo com esse problema, aqui estão algumas dicas para evitar ou acabar com o chulé de uma vez por todas.

1. Gerencie o estresse

Uma das causas do chulé é o estresse do dia a dia. Não há dúvida de que quando as pessoas estão sob mais pressão, elas suam mais.

No entanto, o suor induzido pelo estresse é composto de ingredientes diferentes do suor induzido pelo calor comum, porque é produzido em um tipo diferente de glândula sudorípara, e geralmente leva a um cheiro pior.

Por isso, a dica é tentar gerenciar o estresse no dia a dia adotando atividades de relaxamento e lazer.

2. Mergulhe seus pés em uma solução caseira

Limpar bem os pés é mais do que simplesmente lavá-los em um banho rápido. A dica é mergulhar os pés em uma mistura de vinagre e água ou sal e água.

Para uma mistura com sal, dissolva meia xícara em uma banheira ou em uma tigela grande de água morna e deixe de molho por cerca de 10 a 20 minutos. O sal retira a umidade da pele, o que, por sua vez, torna o local menos convidativo para as bactérias sobreviverem.

Já para a mistura com vinagre, combine duas porções de água com uma porção de vinagre em uma banheira ou tigela grande de água morna e deixe de molho por 15 a 20 minutos uma vez por semana.

Você pode usar vinagre de cidra branco ou maçã. O vinagre torna sua pele inóspita às bactérias. Mas cuidado: não use essa imersão se os pés estiverem com feridas, arranhões ou cortes abertos ou se a imitação irritar a pele.

Se preferir fazer o processo no banho, é importante lavar bem os pés com um pano de limpeza e esfregar entre os dedos.

3. Mantenha os pés secos

Seja qual for o método escolhido, não se esqueça de secar bem os pés após o banho, a imersão ou a natação. O odor desagradável vem da umidade, por isso é importante manter os pés, sapatos e meias o mais seco possível.

Se seus pés ficarem suados com o passar do dia, coloque um par extra de meias na bolsa e troque as meias na hora do almoço ou após o treino.

Você também pode ajudar a manter os pés secos escolhendo meias de algodão e sapatos de materiais naturais, como algodão ou couro. Esses materiais naturais permitem que a umidade dos pés evapore. Materiais artificiais, como nylon ou plástico, retêm a umidade.

4. Desinfecte seus sapatos

Seus sapatos estão com um odor permanente, mesmo quando você não os usa? Não precisa jogá-los fora. Um spray desinfetante de uso geral, como o que você usa em sua cozinha, pode cuidar do cheiro desagradável dos seus calçados.

Procure um spray de cozinha que contenha etanol e outros ingredientes desinfetantes, que matem as bactérias.

A dica é retirar a palmilha do sapato, pulverizá-la levemente e deixar secar por 24 horas.

5. Use antitranspirante

Se você notar que seus pés estão suando, tente um antitranspirante sem receita. Ou siga o caminho do remédio caseiro e polvilhe um pouco de amido de milho no sapato para manter os pés secos.

Se você não conseguir resolver o problema do odor e estiver na hora de reforçar, peça ao seu médico um medicamento prescrito para tratar a umidade dos pés.

6. Faça tratamento com iontoforese ou botox

Se o antitranspirante não for suficiente para combater a transpiração do pé, a iontoforese pode ser uma boa opção. Ela é usada há mais de 50 anos para tratar a transpiração excessiva das mãos e pés.

A iontoforese funciona usando correntes elétricas para direcionar a medicação para a superfície da pele. É semelhante a uma injeção, mas sem as agulhas.

Já as injeções de botox (toxina botulínica) bloqueiam temporariamente os produtos químicos que ativam os nervos que causam a transpiração. As áreas afetadas de seus pés recebem injeções suficientes para garantir que todos os nervos tenham sido tratados.

Os efeitos duram entre três e quatro meses. Em seguida, os tratamentos devem ser repetidos

E aí, curtiu? Para mais sugestões e dicas de como cuidar da saúde e da aparência masculina, siga a gente no nosso Instagram! @mensmarket.