Como proteger a tatuagem do sol: 6 cuidados no verão

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a preocupação de como proteger a tatuagem do sol aumenta. Nessa época, os raios solares se tornam um grande inimigo dos tatuados, e fazem com que os desenhos percam o brilho e fiquem desbotados, forçando a volta ao estúdio mais vezes para fazer retoques.

Muitos dispensam o filtro solar na esperança de que só o creme hidratante para o corpo previna o desbotamento da tatuagem. Um grande engano!

Hoje existem produtos que tem a função de prolongar o brilho da tatuagem por mais tempo e proteger a pele, mas fique atento!

Se você fez uma tatuagem a pouco tempo, a nossa recomendação é evitar sol muito intenso por pelo menos 20 dias, mas se já faz um tempo que você fez a sua, confira as nossas dicas a seguir de como proteger a tatuagem do sol.

6 dicas de como proteger a tatuagem do sol

tattoo-cuidados-com-pele

Cuidar das tatuagens, sejam elas novas ou antigas, é também cuidar da saúde da sua pele. Quanto mais tempo você adiar a inclusão do skincare na sua rotina, mais dinheiro vai sair do seu bolso para retoques nas tattoos ou até para o tratamento de um problema mais grave, como o câncer de pele.

Aliás, o câncer de pele do tipo não melanoma (baixa letalidade) corresponde a 33% dos diagnósticos, cerca de 185 mil novos casos por ano, registrados no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Então se liga nas dicas abaixo de como proteger a tatuagem do sol e cuide-se durante o verão e também nas outras estações o ano.

Ah! As recomendações abaixo valem tanto para quem fez tatuagem recentemente quanto para quem já tem a mais tempo. Confira!

1. Evite atividades com alta exposição ao sol depois de tatuar

A primeira dica de como proteger a tatuagem do sol é para o período logo após fazer a tatuagem, etapa em que se inicia a cicatrização.

No início, a tatuagem é como se fosse uma lesão na pele e, por isso, precisa de tempo para se “curar”. A cicatrização leva um certo tempo e passa por fases. Então quem faz tatuagens no verão precisa ter atenção redobrada.

Durante o processo de cicatrização, evite expor as tatuagens a lugares com muitas bactérias como o mar e a areia da praia. Evite também piscinas com cloro.

Isso pode dificultar o processo de cicatrização ou até mesmo causar reações inflamatórias.

Fases da cicatrização da tatuagem

Fase 1: a pele da área tatuada está sensível, podendo ficar inchada e dolorida. Logo após a tatuagem é preciso limpar a pele, aplicar um restaurador dérmico e envolvê-la em um plástico filme. Troque essa cobertura com frequência. As crostas também se formam nessa fase.

Fase 2: as crostas da tatuagem começam a descamar naturalmente. Nunca puxe as casquinhas para não comprometer a fixação do pigmento da tatuagem e o processo de cicatrização. Mantenha a aplicação do restaurador dérmico, pois a pele tende a coçar. Por isso, hidratação é fundamental.

Fase 3: a cicatrização está na fase final, mas ainda existem resquícios de células mortas. Isso pode deixar a tatuagem menos brilhante, porém é normal. Mantenha os cuidados com a hidratação até a pele estar 100% recuperada.

Leia também: Melhores lugares para fazer tatuagem [COM FOTOS].

2. Não coce a tatuagem

No calor as tatuagens tendem a coçar mais. Evite coçar ou cutucar a tatuagem, pois isso pode tirar o pigmento da pele, deixando-a exposta para possíveis infecções.

Uma dica como proteger a tatuagem do sol nesses casos, é reforçar a hidratação que alivia a vontade de coçar, além de deixar a pele mais macia.

3. Proteja o corpo todo

Outro detalhe importante de como proteger a tatuagem do sol é que quando for aplicar os produtos para proteger as tattoos como hidratante e filtro solar, não se esqueça dos lugares onde não foram feitas tatuagens.

Muita gente esquece de que as outras partes do corpo também precisam receber aplicações de protetor solar, principalmente as partes que ficam expostas como rosto, pescoço, colo, braços, mãos, pernas e pés.

O verão brasileiro nunca está para brincadeira. Independentemente de ir pra praia ou não, proteja todo o corpo.

4. Use protetores solares com FPS 50 ou maior

Quando o objetivo é como proteger a tatuagem do sol, os protetores solares com fator de proteção (FPS) a partir de 50 são os mais indicados. Além de ser uma barreira contra a penetração dos raios ultravioleta (UVA e UVB), o protetor impede que a nossa pele queime.

O Fator de Proteção Solar (FPS) mostrado no rótulo dos produtos indica sua capacidade de proteção da pele comparado a quando não estamos com nenhuma proteção.

Dessa forma, um protetor solar com FPS 50 indica que a pele precisaria ficar exposta 50 vezes o tempo que levaria para causar vermelhidão para ter esse efeito. Quanto maior o FPS, maior o tempo de proteção.

Por isso, é recomendado reaplicar o produto a cada duas horas quando estiver fazendo atividades físicas ao ar livre, na piscina e na praia.

5. Espere o protetor agir para sair de casa

Sim, depois de aplicar o protetor solar é necessário esperar cerca de 30 minutos para que o produto seque e a proteção se torne realmente efetiva.

A dica de como proteger a tatuagem do sol aqui é: se for sair pela manhã para a praia ou uma corrida, por exemplo, tome seu banho e aplique o protetor solar na tatuagem e em todo o corpo.  

Em seguida, tome seu café da manhã e termine de se preparar para sair. Assim, o protetor já terá sido absorvido pela pele, secado e você pode se expor ao sol sem preocupação.

6. Use roupas com FPS

Isso mesmo, existem roupas com fator de proteção solar. No dia a dia, esse hábito é um pouco inviável, já que a maioria das roupas com esse diferencial são as roupas esportivas.

Então se você corre em parques ou na praia, faz caminhadas, trilhas ou qualquer outra atividade ao ar livre, dê preferência para blusas de manga comprida com FPS. O tecido é leve, não esquenta e ainda protege.

Gostou das dicas de como proteger a tatuagem do sol?

Quer colocar nossas dicas de proteção das tatuagens no verão em prática? Separamos duas dicas de produtos essenciais para proteger a tatuagem do sol.

O primeiro é o Restaurador Dérmico Extreme Skincare. O produto auxilia na reparação da pele tatuada com ativos como D-Pantenol, Vitamina E, Óleo de Coco, Alantoína e Extrato de Aloe Vera.

restaurador-dermico-extreme-skincare

O segundo produto é o Protetor Solar Facial Medicatriz DermoSun FPS32 que possui proteção UVA e UVB, efeito mate, textura soft e ação antioxidante e ainda ajuda a prevenir o fotoenvelhecimento, causado pelos efeitos nocivos do sol, deixando a pele com aspecto saudável e hidratada.

protetor-solar-facial-medicatriz-dermosun

Confira outras opções de produtos para cuidados com a tatuagem e produtos de proteção solar no site da Men’s Market.

Curtiu nossas e está  afim de sugerir um assunto ou tirar alguma duvida? Deixa aqui nos comentários! 🙂