A maneira certa de sentar e cruzar as pernas

Por mais automático que seja, e que possa parecer, cruzar as pernas não é uma tarefa tão simples.

Começando pelo transporte público, não é incomum encontrar homens sentados de uma forma um tanto mal educada, com as pernas muito abertas.

Sendo assim, o Blog da Men’s preparou esse post para explicar exatamente qual a maneira mais correta, de acordo com a etiqueta, para se sentar de maneira confortável e ainda muito respeitosa.

Além disso, aqui você ainda vai encontrar algumas dicas para manter a postura correta ao se sentar! Vamos lá?

Postura em primeiro lugar

Ao se sentar, seja em casa ou em um ambiente com pessoas diferentes, como um restaurante, é importante lembrar de ter uma boa postura.

Para isso, procure sempre deixar as costas alinhadas com o encosto da cadeira, mantendo o cóccix – osso localizado na parte inferior da coluna – bem próximo também do “fim da cadeira”.

Além disso, caso você esteja em um banco, por exemplo, sem nenhum encosto, procure manter as costas retas, evitando se curvar demais para evitar problemas na coluna e também na postura, se mantendo ainda mais elegante.

Referência: Pinterest

Não mostre a sola dos sapatos

Uma das maiores regras de etiqueta envolve não mostrar a sola dos sapatos ao se sentar, especialmente por ser visto de uma forma grosseira mesmo por outras culturas, em outros países.

Considerando que, normalmente, a sola do sapato vem da rua e é suja, algumas pessoas podem entender o ato como uma ofensa, já que você estaria apontando os pés para ela.

Sendo assim, ao se sentar e cruzar as pernas, evite colocar os tornozelos sobre as coxas, e sim uma por cima da outra. Assim, você pode curtir qualquer ambiente sem se preocupar em estar ferindo as regras de etiqueta!

Referência: Pinterest

*Reparou como as solas do sapato dele apontam para baixo? Essa é a forma correta de se sentar com as pernas cruzadas!

Sempre se levante ao cumprimentar alguém

Seja qual for o evento ou situação, se você estiver sentado em um restaurante, por exemplo, e algum conhecido se aproximar da mesa, não hesite em levantar para cumprimentá-lo.

Mulheres não necessariamente precisam seguir o mesmo “protocolo”, porém para os homens é sempre mais educado dessa maneira.

Assim você aparenta estar interessado e animado por ter encontrado essa pessoa e, claro, não precisam ficar horas conversando, dependendo do local, mas ao agir dessa forma você logo demonstra ser muito elegante.

Ah! E lembre-se também de manter o guardanapo no colo e não no pescoço!

Em um date, fiquem de lado

Uma regra muito interessante, ainda mais para quem está procurando um novo relacionamento é, ao se encontrarem para uma conversa ou almoço, por exemplo, procure sempre sentar ao lado de sua parceira.

Além disso mantê-los mais próximos e criar uma certa intimidade, o clima pode ficar mais tranquilo e agradável, promovendo um encontro inesquecível.

E vale lembrar também que, no caso de reuniões de negócios em outros ambientes, o ideal é que você se sente de frente para a pessoa, demonstrando profissionalismo e seriedade.

Quando reunido com os amigos, fique descontraído

Todas as regras citadas anteriormente são válidas especialmente para ocasiões mais sérias ou quando você deseja conquistar alguém. Porém, ao se reunir com amigos, o importante é ficar relaxado!

Claro que manter a postura correta é sempre importante, mas ao ficar em um ambiente descontraído, o ideal é relaxar e se divertir.

Seja em uma roda de conversa ou no bar, procure ser atencioso com todos, rindo e acompanhando a conversa para que o clima fique ainda mais gostoso e propício a relaxar!

Mexa-se sempre que possível

Especialmente se seu trabalho envolver ficar sentado por horas a fio, é muito importante tentar se mexer sempre que possível, mesmo que isso seja uma caminhada até a cozinha, no caso do home office.

Dessa forma, pelo menos uma vez por hora, você pode se alongar, ir buscar uma água e também relaxar os músculos que, por mais que não pareça, podem ficar exaustos ao se encontrarem tanto tempo na mesma posição.

Aproveite ainda para, ao se levantar e sair da frente do computador por alguns minutos, olhar pela janela e apreciar a paisagem lá longe, para que sua vista também possa descansar um pouco!

Pratique exercícios regularmente

Pode até não parecer, mas um dos fatores que mais influenciam na postura, é justamente a prática de atividades físicas.

Seja yoga, pilates, musculação ou exercícios aeróbicos, por exemplo, realizar atividades assim com frequência pode, além de ajudar a reduzir dores no corpo, melhorar sua postura!

No caso da musculação, é necessário manter a coluna em uma posição específica e reta para pegar os pesos. Assim, com o tempo, seu corpo vai se acostumando e a boa postura vem automaticamente!

Então, como é a sua postura?

Especialmente para quem faz home office, inserir algumas destas dicas na rotina pode parecer complicado mas, acredite, elas podem salvar sua coluna!

Considerando que manter uma boa postura também interfere na saúde da coluna, mantê-la sempre correta é algo que sempre deve ser trabalhado.

Além disso, caso você tenha dificuldades para manter a coluna ereta ou tenha alguma condição como a escoliose, a consulta com um médico ou profissional da área da saúde é indispensável!

Assim, além de obedecer regras de etiqueta e estar sempre como um verdadeiro cavalheiro, sua coluna ainda vai te agradecer!