Queda de cabelo: o que fazer? Entenda as causas desse problema

Constantemente, você se faz perguntas como “Estou com queda de cabelo. O que fazer?” ou “Por que meu cabelo está caindo?” ou ainda “É normal cabelo de homem cair?”.

Neste artigo, meu objetivo é responder esses e outros questionamentos como “Sou homem e meu cabelo está afinando muito e ficando ralo” e dar dicas para controlar a queda de cabelo.

Para quem não me conhece, sou Fabiano Okabayashi do canal Maquiagem de Homem, onde divido algumas dicas e truques de beleza que uso no meu dia a dia. Tenho 30 anos, sou maquiador e defensor da vaidade masculina e é por isso que estou aqui!

O assunto de hoje faz muita gente perder os cabelos literalmente: o que fazer para o cabelo parar de cair!

É normal o cabelo do homem cair. Naturalmente, perdemos mais de 100 fios por dia. É claro que não vamos ficar contando fio por fio, mas se você está percebendo, por exemplo, que seu cabelo cai muito no banho, no travesseiro, ao pentear os cabelos e está sentindo seu cabelo ralo, este post é para você!

Para tirar algumas dúvidas sobre queda de cabelo e o que fazer, conversei com o médico dermatologista Dr. André Adriano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), sobre a queda de cabelo em homens.

Juntos buscamos responder principalmente as dúvidas sobre queda de cabelo e o que fazer para tratar.

Então, se esse é o seu caso, continue acompanhando nosso artigo.

Quais as causas da queda de cabelo?

Mais de 50% dos homens desenvolverá em alguma fase da vida a alopecia androgenética, popularmente conhecida como a careca. No entanto, o que caracteriza a mesma é a diminuição do volume e da densidade capilar.

Nestes casos, o paciente percebe o cabelo ralo na frente (ou em outra região da cabeça). Situação diferente de quando o cabelo está caindo demais, quando se percebe muitos fios nas escovas e ralos do banheiro, o que caracteriza o eflúvio.

Afinamento

A alopecia androgenética é de origem genética e hormonal. A história familiar tanto do lado materno quanto paterno tem grande peso.

Os fios começam a afinar e saem em menor quantidade, por isso começa a ficar um cabelo ralo masculino, expondo o couro cabeludo e formando as famosas entradas.

Queda de cabelo

Já o eflúvio tem múltiplas causas.

Nossos cabelos passam por três fases, sendo que a maioria de nossos fios está na fase de crescimento. Por isso que o Fabiano consegue fazer todos os penteados, porque se a maioria dos fios estivesse em fase terminal telógena, não teríamos quantidade de cabelos suficientes para a realização de tudo o que ele inventa.

100 fios por dia é uma taxa normal do cabelo do homem cair, mas se você está com a sensação de medo que gera a dúvida, o que fazer com queda de cabelo”, é necessária uma investigação médica.

Entre os fatores que podem favorecer e ser causa da queda do cabelo temos:

  • alimentação;
  • doenças;
  • stress;
  • química demais;
  • tabagismo.

Dúvidas frequentes sobre o que fazer com cabelo caindo

1. Homens tendem a ter mais queda do que as mulheres?

Homens tendem a ter mais calvície e não queda, pois a calvície tem uma grande relação com a testosterona, o principal hormônio masculino.

2. Queda de cabelo e cabelo ralo em homens tem cura?

A alopécia androgenética tem controle. Estudos super recentes com células tronco estão com prognóstico favorável para que, em breve, tenhamos disponível essa opção terapêutica, o que seria a cura e principal tratamento de cabelo ralo e calvície.

Por enquanto, temos boas opções de tratamento com a combinação de medicamentos oral, tópicos e também injetados diretamente no couro cabeludo, além da cirurgia de transplante capilar.

O ideal é consultar um dermatologista, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) para avaliação de qual a melhor proposta terapêutica para cada caso de queda de cabelo e o que fazer.

Já o eflúvio tem que ter a causa investigada com exames laboratoriais, além do exame do couro cabeludo e histórico do paciente. Grandes responsáveis pelo cabelo afinando e caindo em homem, são:

  • cirurgias prévias;
  • doenças da tireoide;
  • dietas restritivas;
  • uso de hormônios.

3. Usar produtos como cera, pomada, spray, secador, chapinha etc. pode ser o motivo para a queda dos fios?

O uso de ceras, pomadas e spray sem uma higiene adequada pode favorecer o desenvolvimento de infecções e aumento de oleosidade capilar, o que favorece a queda dos cabelos.

pomada-mens-flex

Pomada Men’s Flex | Veja mais.

Por isso é importante que você adeque o tipo de cabelo ao tipo de shampoo correto. O tratamento de cabelos oleosos é diferente do para cabelos normais e secos, por exemplo.

shampoo-antiqueda-keune

Shampoo Antiqueda Keune So Pure Energizing | Veja mais.

Para compreender melhor o assunto e aprender como cuidar de seus fios, sugerimos que leia o artigo: ‘Cuidamos com o cabelo masculino: aprenda a cuidar dos fios’.

Já o uso constante de secador, chapinha, alisamentos favorece a quebra do fio, pois permanece no couro cabeludo, mas fica mais curto e fraco.

O ideal é manter os fios bem cuidados com a supervisão combinada de um bom cabeleireiro e de um dermatologista.

Cabelo caindo: o que fazer? Aprenda 4 dicas rápidas

1. Não se desespere! Hoje para quase tudo na vida existe uma boa opção, então se você está com cabelo caindo e não sabe o que fazer, é possível achar uma solução.

2. Descobrir se o cabelo está afinando e caindo ou apenas um dos dois. Para isso, você vai precisar consultar o dermatologista o mais cedo possível, principalmente se você tem histórico de calvície na família.

O tratamento de cabelo ralo precoce é o que tem maior e melhor resposta. Não espere avançar a careca para procurar ajuda. Pois, será mesmo que é dos carecas que elas gostam mais?!?!

Se a queda já está ficando perceptível, siga algumas dicas selecionadas no artigo: ‘Como disfarçar a careca? Dá para ter estilo com pouco cabelo?’.

3. Não investir em tratamentos caseiros, receitas que a vó da tia do vizinho ensinou, pois pode prejudicar ainda mais os fios e aumentar a queda, deixando mais nítida a sensação de cabelo caindo.

4. Tenha um bom cabeleireiro, que saberá orientar você quanto ao uso de química e afins.

Continue tirando suas dúvidas no artigo: ‘Cabelo afinando em homem: 10 coisas sobre queda de cabelo’.

Gostaria de agradecer a colaboração do Dr. André, profissional que confio muito! Para tirar qualquer outra dúvida sobre cabelo caindo e o que fazer basta entrar em contato com ele através do site www.andreadriano.com.br e também do Instagram @dermatologiapeledohomem.

E aí , gostaram? Se sim, deixe seu comentário aqui! Espero ter ajudado a tirar as dúvidas sobre o que fazer para o cabelo parar de cair.

Não esqueça de me seguir nas redes sociais @maquiagemdehomem e www.youtube.com/maquiagemdehomem, que lá vocês encontrarão muitas outras dicas!

Cuide do seu cabelo caindo com os melhores produtos

Agora que você sabe as causas do cabelo caindo e o que fazer, pode seguir as orientações do seu dermato e encontrar os produtos indicados por ele na Men’s Market.

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina e com certeza seus preferidos estão por lá!

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!