Cosméticos Eco Friendly

O vegetarianismo e o lifestyle vegano, tanto por questões de saúde quanto ecológicas, ganharam muito espaço nos últimos anos, sugerindo novas atitudes para transformar o modo como lidamos como o meio ambiente, criando espaço no mercado para produtos que seguissem a filosofia de menor impacto ambiental.

Não ficando de fora, o mercado de beleza criou espaço para tratamentos estéticos com produtos sustentáveis, como maquiagens e cosméticos não testados em animais, e os chamados cosméticos orgânicos: produzidos de sem agredir a natureza ou as comunidades próximas à área de produção, e com ingredientes retirados da natureza sem alterações feitas em laboratório.  Mas, embora cada vez mais comuns, ainda existem dúvidas quanto aos benefícios desses produtos.

A grande diferença entre produtos naturais e sintéticos comuns, além do cuidado com o meio ambiente, é a fórmula de seus produtos. Com composições majoritariamente constituídas por óleos e extratos naturais com propriedades antioxidantes, hidratantes e antissépticos, os orgânicos se relacionam melhor com o organismo. Isso significa que, diferentemente de cosméticos 100% sintéticos, derivados de químicos nocivos ao organismo, os eles são mais delicados com o corpo humano, menos propensos a causar alergias, manchas, envelhecimento precoce da pele e, até mesmo, menos prováveis de causar doenças cancerígenas.

Dentro deste universo estão tratamentos para a pele e cabelo, entre hidratantes e shampoos, e até mesmo produtos para cuidados básicos masculinos como gel de barbear e loção pós-barba, costumam ser mais suaves na pele e apropriados para peles sensíveis. A Alva, por exemplo, é uma empresa alemã conhecida no Brasil, especializada em cosméticos naturais e orgânicos que cobrem os cuidados básicos com a pele corporal, facial, cabelos, e até tratamentos mais específicos como anti-estresse. Sua linha de produtos para o barbear masculino é, não só natural, como vegana, também.

AlvaBlog

Da esquerda para a direita: Gel de Barbear Anti-Idade Alva; Bálsamo Anti-calos Alva; Pós-barba Anti-idade Alva

AlvaBlog2Argila de Limpeza Facial Alva; Creme Facial 24 horas AlvaÓleo Facial Anti-estresse Alva

O que muitos se perguntam é se produtos sustentáveis apresentam os mesmos efeitos esperados dos sintéticos comuns. Obviamente, o fato de terem fórmulas químicas tão distintas diferencia a forma de ação dos produtos orgânicos, que podem demorar mais para fazer efeito, mas eles deixam a pele mais hidratada, com boa aparência, e duram por mais tempo. Além, claro, de serem eco friendly, produzir menos resíduos, e não apresentarem qualquer ameaça aos animais, uma nova tendência mundial que beneficia a nós e ao meio ambiente.