Homens que inspiram – Dia do Homem 2020

O Dia do Homem, celebrado em 15 de julho no Brasil, possui basicamente o mesmo propósito do Dia Internacional do Homem, em 19 de novembro.

Implementada em 1992, a data existe principalmente com o intuito de voltar a atenção das pessoas para problemas que atingem os homens, por exemplo, o câncer de próstata.

Sendo assim, para celebrar este dia tão importante, o Blog da Men’s reuniu alguns homens que inspiram para contar um pouco sobre suas histórias.

Com certeza você conhece um homem inspirador, certo? Seja seu pai, tio, avô, amigo, chefe, um ídolo e assim por diante, provavelmente você já teve esse contato com alguém que te disse ou fez coisas marcantes.

Vamos conhecer mais alguns deles? Continue a leitura e conheça homens inspiram!

Rodrigo – @rasgachao

Rodrigo, 28, é um administrador nascido e criado em São Paulo. Em 2018, com outros sete amigos, ele realizou uma viagem de carro para a região noroeste da Argentina. Junto desta iniciativa, o grupo realizou um intercâmbio de cartas manuscritas entre alunos da rede pública de ensino de São Paulo e da Região da Cordilheira dos Andes.

O grupo, então já conhecido como Rasgachão, também foi a região nordeste do Brasil em 2019 e lá conheceram o Instituto Novo Sertão, que realiza projetos de capacitação e geração de renda no Piauí.

Em 2020, com a chegada da COVID-19 e o impedimento de realizar as viagens, alguns dos membros do grupo decidiram agir localmente!

Através de uma vaquinha online, o Rasgachão arrecadou dinheiro para realizar a compra de alimentos produzidos por pequenos produtores rurais no interior do estado de São Paulo, para poder distribuí-los em regiões carentes da capital.

Agora, em parceria com o Instituto Novo Sertão, eles visam arrecadar dinheiro para garantir a produção de famílias da região de Betânia-PI e destinar esses produtos para quem mais precisa, incentivando a produção local de alimentos e a geração de renda.

Desde junho Rodrigo faz parte do Beta, Venture Builder voltado para projetos de geração de renda em diversas regiões do Brasil.

Que história, não é mesmo? Aposto que só aqui você já deve ter se sentido inspirado!

Guilherme – @grupotoy

Guilherme, 28, mineiro, é fundador da Toy Formaturas e também trouxe uma parte de sua história para o Blog da Men’s!

Criada em 2017, sua empresa nasceu justamente com a intenção de inovar em um mercado praticamente estagnado com as mesmas ideias de sempre.

Procurando sempre pela inclusão social, a empresa realiza trabalhos com bolsistas e realiza formaturas conforme os alunos podem pagar. Incrível, né?

Com projetos como o crowdfunding, eles conseguem levantar o valor necessário para realizar o sonho de tantos jovens pelo país!

Por ser a primeira empresa a incluir bolsistas em bailes de formaturas, eles continuam inovando no mercado a cada dia.

Com o staff formado por transexuais, jovens com síndrome de down, albinos e até mesmo cadeirantes, a Toy Formaturas segue oferecendo oportunidades para que todos possam realizar seus sonhos!

Renato – @renatoleite10

Renato, atleta paralímpico e tetracampeão, considera como uma “fonte de inspiração ambulante” todos aqueles que, mesmo com suas dificuldades, escolhem ser atletas paralímpicos.

Com desafios e superações ao longo do caminho, ele perdeu uma de suas pernas aos 18 anos mas nunca desistiu de lutar para alcançar aquilo que queria.

Afirmando que, para inspirar ainda mais as pessoas, Renato procura sempre levar o bem para onde quer que ele vá, além de muita motivação!

Sempre entusiasmado e buscando levar alegria para os ambientes, ele é um verdadeiro exemplo de superação e de inspiração.

André – @spinvisivel

Com seu início em 2014, o SP Invisível é um projeto que começou com um grupo de adolescentes que precisavam fotografar o que era invisível na cidade.

Analisando a situação, logo André e Vinicius perceberam que as pessoas não eram invisíveis e deveriam ser vistas.

Realizando diversos trabalhos que envolvem ouvir histórias dos cidadãos, o projeto atua também com foco em ajudar pessoas em situação de rua, fazendo com que todos possam ser vistos e ouvidos.

Morando na cidade de São Paulo ou não, ao acessar SP Invisível você pode conferir como pode ajudar a ONG, seja com doações pontuais ou mensais.

Aproveite ainda para conhecer mais sobre o projeto e se torne um voluntário!

André – @piscodeluz

André, empresário e fundador da ONG Pisco de Luz, conta que tudo começou em 2017 quando ele ficou em uma casa sem energia elétrica, no interior de Goiás.

Considerando que milhares de famílias brasileiras ainda vivem sem energia elétrica, utilizando apenas velas e lamparinas, por exemplo, para iluminar seus caminhos à noite, a Pisco de Luz nasceu para mudar suas vidas.

Trabalhando com um sistema de baixo custo para a geração de energia solar, o grupo passou a montar kits com lâmpadas de LED e então, ainda em 2017, a primeira casa foi iluminada com a ajuda de voluntários.

Hoje, mais de 100 casas já receberam a Pisco de Luz e podem viver mais tranquilamente.

Que projeto incrível, não é mesmo? Aposto que você já deve estar louco para participar como um voluntário, assim como nós!

Thiago – @brotherhoodbrasil

Thiago, integrante do grupo Brotherhood Brasil, “irmandade” em sua tradução literal, está sempre buscando por uma equidade maior.

Realizando trabalhos com pessoas de diferentes gêneros, classes sociais, idades, Thiago é professor de yoga e, mesmo formado em engenharia civil, somente assim encontrou sua verdadeira felicidade.

Com eventos gratuitos, exclusivos para homens, no instagram do grupo é possível encontrar horários para aulas de capoeira, yoga, rodas de conversa sobre “branquitude”, racismo e muitos outros temas de relevância.

Discutindo sempre sobre a masculinidade, o grupo está sempre refletindo sobre integração e como cada um deles pode ser alguém melhor a cada dia. Realmente inspirador!

Dia do Homem 2020

Viu só quantas histórias mais do que inspiradoras trouxemos neste post? São homens com trajetórias marcadas pelos desafios e, principalmente, pela insistência de alcançar aquilo que desejam.

Para conferir outros detalhes sobre os projetos, você pode acompanhar o Facebook e o Instagram da Men’s Market e assistir a vídeos em que os homens citados acima falam um pouco mais de seus trabalhos.

Aproveite também para nos contar nos comentários quem é o homem que mais te inspira na vida e, acima de tudo, saiba que não desistir dos seus sonhos pode te levar mais longe do que você imagina!