Dicas para manter seu cérebro ativo e em boa forma

Todos nós sabemos que as práticas de exercícios físicos não ajudam só a manter seu corpo em boa forma, mas ajudam também um dos órgãos mais importantes do corpo humano: seu cérebro. De nada adianta um corpo bonito sem uma mente sã. Por isso, a revista Esquire preparou quatro dicas que podem te ajudar a manter o cérebro ativo e em boa forma e trouxemos essa lista para vocês, olha só:

Vinho tinto

cerebro1

As uvas de um vinho tinto contém resveratrol, uma substância benéfica à saúde que aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Então, suponhamos que você tome uma taça de vinho tinto por dia, isso possivelmente reduzirá o risco do surgimento do Alzheimer e perda de memória. E, vamos combinar, essa é um tentativa deliciosa para se manter saudável. Mas lembre-se, a moderação é fundamental! Cientistas afirmam que mais do que um copo por dia pode ter efeitos negativos sobre o cérebro (sem contar a ressaca no dia seguinte).

Controle seu estresse

cerebro3

Parece óbvio, mas o estresse cansa seu cérebro, levando a possíveis problemas mais sérios. O estresse, fisicamente falando, trava uma verdadeira guerra contra as células do cérebro, principalmente na região responsável pelas memórias. Por isso, se você valoriza suas lembranças mais antigas e preciosas, tente definir expectativas mais realistas e buscar uma rotina saudável e uma vida equilibrada.

Memória de peixe

cerebro4

É engraçado ouvir essa expressão, já que os peixes podem ser os melhores amigos da sua memória. A lista de alimentos que melhoram a memória é longa, variando de folhas verde escuras (como a couve) até grãos integrais. Mas, o melhor alimento para o cérebro parece ser mesmo o peixe. Um estudo descobriu que comer salmão de águas frias, atum, bacalhau, entre outros, pelo menos uma vez por semana, pode retardar o declínio cognitivo em 10% ao ano.

Meditação

cerebro2

A longo prazo – estamos falando de pelo menos 20 anos-, a meditação pode preservar melhor o cérebro contra o desgaste do envelhecimento. Se você não está completamente pronto para dedicar anos e anos para esvaziar a mente e praticar a calma, estudos também mostram que apenas algumas horas por semana de prática podem melhorar o foco e a memória.