Você conhece o Dia da Televisão?

Celebrado nacionalmente em 11 de agosto, o Dia da Televisão surgiu em homenagem à Santa Clara, a padroeira da TV.

Chegando no Brasil em 1950, não demorou para que a telinha fosse tomando os corações e lares brasileiros, levando ao estrelato apresentadores que jamais serão esquecidos, como a própria Hebe Camargo.

Nesse post do Blog da Men’s, você vai encontrar curiosidades sobre a televisão brasileira, relembrar de clássicos atemporais e se divertir novamente com programas que são eternos em nossos corações!

Vamos lá?

1950 – O início de tudo

Em 18 de setembro de 1950, a TV Tupi, primeira emissora de TV brasileira, ia ao ar para marcar a história. A princípio, todos os programas eram ao vivo e as novelas que conhecemos hoje não passavam de um sonho distante.

Mas foi somente em 1951 que a classe média realmente começou a ter acesso aos aparelhos que hoje estão presentes em milhares de casa pelo Brasil, enquanto os demais adquiriram apenas a partir dos anos 1970, consegue imaginar?

E foi justamente nessa época – entre 1960 e 1970 – que alguns dos programas de TV mais famosos e que conhecemos até hoje tiveram suas aparições, assim como figuras inesquecíveis como o próprio Silvio Santos.

Além disso, com a chegada de emissoras como a Rede Globo, TV Record e Rede Bandeirantes, um dos principais meios de comunicação conhecidos hoje começava a tomar forma.

A seguir, selecionamos alguns dos maiores nomes que marcaram a vida de todos os brasileiros com seus programas icônicos e você vai poder lembrar e reviver momentos únicos!

Se liga!

O eterno Chacrinha

Já conhecido por sua voz na Rádio Tupi, Chacrinha, ou José Abelardo Barbosa de Medeiros, estreou no mundo da televisão em 1956 passando por emissoras como a TV Tupi e TV Globo.

Famoso também por seu humor e alegria, uma de suas frases mais famosas dizia que “na televisão nada se cria, tudo se copia”, o que é fato especialmente hoje em dia, onde muitos dizem que até mesmo Hollywood não é a mesma de antes!

Passando também pelo cinema, Chacrinha foi homenageado em 1987 pela escola de samba do Rio do Janeiro Império Serrano e, no ano seguinte, um câncer de pulmão resultou em sua morte.

Aos 70 anos de idade ele faleceu mas, com certeza, deixou um legado que jamais será esquecido!

Representação: Pinterest

A estrela Hebe Camargo

É absolutamente impossível falar sobre a TV no Brasil sem citar Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani, a “Rainha da Televisão Brasileira”.

Além de apresentadora, ela também foi uma cantora, humorista, atriz e radialista, ou seja, é praticamente impossível conhecer alguém que nunca ouviu esse nome, especialmente quem nasceu até meados dos anos 1990.

E lembra que no começo deste texto falamos sobre a primeira exibição ao vivo da TV no país ter sido realizada em 1950? Hebe já estava lá mostrando que sua história ainda iria muito longe!

Já em 1955, o primeiro programa para mulheres surgiu, apresentado por ela, claro, e desde o primeiro momento já veio quebrando paradigmas no principal meio de comunicação do Brasil, onde ficou até 2012.

Vindo a falecer aos 83 anos de idade, Hebe deixou uma fortuna de cerca de US$180 milhões, além de marcos na história da televisão que nem mesmo o tempo pode apagar.

Vale destacar ainda que “Hebe – A Estrela do Brasil” é um filme feito em sua homenagem, onde Andréa Beltrão a representa com perfeição!

Representação: Pinterest

Silvio Santos

Fundador do SBT, Sistema Brasileiro de Televisão, Silvio Santos é um dos maiores nomes da TV no Brasil e hoje seu patrimônio chega a, aproximadamente, US$6 bilhões – sim, BILHÕES – o que o transformou em um dos poucos brasileiros à chegar na Forbes.

Tendo passagem até mesmo pela Rede Globo e TV Record, foi apenas em 1981 que o já então apresentador do “Programa Silvio Santos” conseguiu licença para ter seu próprio canal.

Já com Gugu Liberato ao seu lado, não demorou nada para que o “Domingo Legal” e tantos outros programas, e nomes, fossem tomando um espaço sem igual no coração dos brasileiros.

Além disso, mesmo hoje tendo mais de 60 anos de carreira e 89 anos de idade, o apresentador e empresário segue aumentando sua fortuna e construindo um patrimônio que, muito mais do que notas de dólares, é também parte importante da vida de milhares de brasileiros que acompanham sua carreira há tanto tempo!

Representação: Pinterest

Então, qual sua fase preferida da TV brasileira?

Hoje já com 70 anos no Brasil, a televisão continua sendo um dos meios de comunicação mais importantes do país, com programas jornalísticos e também de entretenimento.

Sendo assim, nós da Men’s Market queremos saber qual é a sua fase preferida da TV brasileira? E qual destas personalidades você mais admira?

Aproveite o Dia da Televisão para descansar com uma programação que seja bem a sua cara e continue ligado no Blog da Men’s para ter acesso a mais conteúdos incríveis!