Como uma rotina de autocuidado pode te ajudar a ter uma vida mais saudável?

Que tal incluir o  autocuidado na sua lista de metas para 2023?

Você está sentado no escritório; é uma semana movimentada no trabalho. Há uma reunião importante para a qual você deve se preparar, uma campanha de mídia social que você deve liderar, muita papelada e sua agenda está repleta de tarefas e eventos. Então, como você abre espaço para todas essas coisas? Você trabalha demais, cancela sua sessão de ioga, reduz a socialização e até chega a pular alguma refeição. 

Para acompanhar essa vida de workaholic, não pensamos duas vezes antes de colocar o autocuidado em segundo plano. Na maioria das vezes, é preciso um alerta para perceber o preço que esse tipo de estilo de vida cobra de nossas vidas.

Não importa o quão extravagante o termo possa parecer, o autocuidado é essencial para o nosso bem-estar físico, emocional e mental. E já que estamos na época de refletir sobre as nossas ações de 2022 e estabelecer novas metas para 2023, aqui vão algumas dicas para colocar o autocuidado como prioridade no ano que vem! 

  • Conheça o seu valor

O autocuidado é importante para manter um relacionamento saudável consigo mesmo, pois no momento em que cuidamos da nossa pele ou praticamos atividade física, aumentamos  a nossa confiança e autoestima. 

Além disso, ter pequenos momentos de autocuidado na agenda te ajudam a lembrar a si mesmo e aos outros que você e suas necessidades também são importantes. 

  • Busque por um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal

Ao contrário da crença comum, o vício em trabalho não é uma virtude. O excesso de trabalho, o estresse e a exaustão que o acompanham podem torná-lo menos produtivo, desorganizado e emocionalmente esgotado, além de levar a vários tipos de problemas de saúde, desde ansiedade e depressão a insônia e doenças cardíacas. Coisas que já estamos cansados de saber, mas sempre vale a pena relembrar!

  • Gerencie o estresse

Embora uma pequena dose de estresse seja uma maneira saudável de nos dar um empurrãozinho de que precisamos para cumprir os prazos ou terminar aquela tarefa atrasada, o estresse e a ansiedade constantes podem ter um efeito adverso em sua saúde mental e física. 

Hábitos inteligentes de autocuidado, como comer saudável, ligar para alguém querido na hora do almoço ou praticar meditação, reduzem os efeitos tóxicos do estresse, melhorando seu humor e aumentando seus níveis de energia e confiança. 

  • Comece a viver de maneira plena 

A vida é um presente precioso. Então, por que desperdiçá-lo quando temos a opção de ter uma existência mais significativa? Sim, você tem muitas responsabilidades, mas, mesmo com todas as cobranças, é importante lembrar que cuidar de si também é responsabilidade sua. 

Pequenas coisas como tomar um banho relaxante ou ler um livro são essenciais para sua felicidade diária. 

  • Melhore a sua saúde física 

O autocuidado não é apenas sobre sua saúde mental. Trata-se também de cuidar do seu corpo físico, comendo de forma saudável, dormindo adequadamente, cuidando da sua higiene, fazendo exercícios regularmente, etc.

E se você leu até aqui, acreditamos que você está pronto para colocar o autocuidado em ação! Não deixe para o próximo fim de semana, ou quando entrar de férias. Comece hoje e seja regular. Não vai demorar muito para você começar a ver a diferença!