5 exames que você não pode deixar de fazer

Novembro chegou e com ele vem um movimento muito importante: o Movember. Depois do Outubro Rosa que chamava atenção para a prevenção do câncer de mama, temos o Novembro Azul, que alerta os homens sobre a importância de realizar periodicamente o exame preventivo do câncer de próstata.

5exames

Mas os cuidados com a saúde masculina vão muito além. Um fato preocupante é que um grande número de homens que morrerá no próximo ano terá como causa de morte uma doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ou câncer. Cada médico indica um método de prevenção diferente, mas o fato é que você deve realizar alguns exames de rotina com certa frequência. Separamos 5 exames que você deve se atentar para cuidar da sua saúde:

Colesterol

A alteração no colesterol pode causar ataques cardíacos e derrames, por isso atente-se aos valores do seu HDL, triglicérides e LDL.

Pressão Sanguínea

Quem sofre de pressão alta ou baixa sabe o quão desconfortável podem ser os sintomas. Essas oscilações podem causar, assim como a variação de colesterol, ataques cardíacos e derrames. Existem aparelhos para medir a pressão em casa mesmo, e toda vez que você for ao médico peça para ele dar uma checada em sua pressão.

Glicose

Os altos níveis de glicose no sangue são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da diabetes e, consequentemente, fatores de risco para doenças cardíacas.

 Colonoscopia

Sim, nós sabemos que este é um exame extremamente desagradável, mas é também de extrema importância. A colonoscopia ajuda a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações no intestino, além de ser considerada como um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto.

Exame de Próstata

É justamente sobre esse exame que o Movember trata. Esse ainda é um procedimento tabu para muitos homens, mas isso precisa ser mudado com urgência! O câncer de próstata, no Brasil, é o 2º mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. No mundo, é o 6º mais comum.

O exame mais comum é o do toque retal, que dura menos de 15 segundos, é praticamente indolor e pode ajudar a descobrir a doença logo de início e tratá-la com agilidade. O exame deve ser feito todos os anos a partir do 50 anos de idade. Caso o urologista detecte alguma anomalia, outros exames complementares para confirmar o diagnóstico como o ultrassom transretal, o PSA (Antígeno Prostático Específico) – feito através de um exame de sangue – e uma biópsia podem ser solicitados*.

Se você tiver histórico familiar da doença, vá ao médico antes para fazer um acompanhamento e descobrir com antecedência qualquer indício de desenvolvimento do câncer de próstata.

*Fonte: http://www.novembroazul.com.br/