5 DICAS PARA ECONOMIZAR DINHEIRO!

Viagem, carro novo ou empresa própria. Você vive planejando fazer um desses sonhos virar realidade e sempre empaca no mesmo problema: dinheiro? Atualmente, mais de 59 milhões de brasileiros acumulam R$ 264,2 bilhões em dívidas atrasadas, segundo levantamento da Serasa Experian. Se você é um deles, é hora de rever as finanças! Assim, para fugir desses incômodos problemas, separamos 5 dicas para você deixar de gastar à toa e começar a economizar dinheiro agora! Se liga.

1. Anote tudo

O primeiro passo é fazer um planejamento. Para dar certo, comece calculando todas as suas despesas e quanto dinheiro pretende economizar. No dia a dia, anote todos os gastos. Todos mesmo, incluindo os centavos.

2. Abandone o cartão

Os cartões de crédito tornaram a vida das pessoas mais fácil, mas podem ser uma armadilha se não forem bem controlados. Para guardar dinheiro, deixe o cartão em casa e use apenas em emergências. Estudos mostram que as pessoas gastam 30% menos quando fazem compras em espécie.

3. Tenha sua lista de compras

Ir ao supermercado sem uma lista de compras é pedir para gastar mais. Hoje, os corredores são planejados para pegar os clientes desprevenidos. Por isso, não saia para as compras sem uma listinha e compre apenas o que precisar.

4. Espere três dias

Viu um produto e quer comprar na hora? Espere três dias. Este é um bom prazo para pensar melhor e avaliar se o item realmente é necessário. Em geral, depois deste período, muitos consumidores até se esquecem daquele desejo incontrolável de gastar.

5. Não pague. Faça!

Seja a manicure ou a diarista, não pague por coisas que você mesmo pode fazer. Aproveite e envolva a família nestas tarefas para que todos colaborem.

Ref.

Pequenas Empresas e Grandes Negócios: https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2016/07/7-truques-para-deixar-de-gastar-toa-e-economizar-dinheiro.html