Fibras e tecidos para o verão

O verão já está batendo na porta (desde o inverno, na verdade) e os dias estão cada vez mais quentes. Não é só por aqui que o sol está nos castigando: o estilista japonês Yohji Yamamoto, ao explicar sua última coleção desfilada na Semana de Moda de Paris (verão 2016) – semana retrasada -, disse que “a terra está brava, o verão está muito quente e as chuvas estão se tornando tempestades. Em tempos quentes, nós precisamos de roupas íntimas nas ruas”. Embora o termo “roupas íntimas” tenha sido usado aqui como metáfora, a mensagem ficou bem clara…

tecidosverao1

Fotografia feita por David Armstrong

Como driblar essas temperaturas dantescas? De que forma a moda pode nos auxiliar nos afazeres, entre o trabalho e o lazer? Através dos tecidos. São eles que vão definir, de forma direta, se a roupa será ou não apta ao clima. Separei para vocês uma lista com as melhores opções para não ter erro na hora das compras.

Isso, não é novidade nenhuma, mas vale o reforço: as opções mais indicadas são os tecidos compostos por fibras naturais (se não lembra a diferença entre tecido e fibra, releia esta matéria). Evite a todo custo (!) tecidos sintéticos: eles não deixam a pele respirar direito e são hidrofóbicos (não absorvem nem deixam o suor passar pela trama, deixando o calor “preso” no corpo, criando aquela sensação de “estufa”).

As opções mais indicadas são, para camisas, linho, tricoline (de algodão) e algodão egípcio (que, embora mais caro e difícil de encontrar, possui toque e flexibilidade único). O uso de camisas jeans deve ser evitado, mas para quem gosta desse tipo, uma alternativa é trocá-la por camisas confeccionadas em cambraia (encontrada em algodão e linho), que é mais leve mas possui aspecto visual semelhante. A gaze (sim, aquela usada em curativos) pode ser usada, em maior gramatura, para construção de camisas também: o tecido fica superleve, macio e possibilita maior passagem de ar.

tecidosverao2

Da esquerda: Igor Kolomiyets por Louis Botha e Gabriel Marques para campanha S/S 2016 da Felix

Para alfaiataria há também ótimas alternativas: lã fria e sarja em gramatura mais leve. Assim como nas camisas, o linho também pode te ajudar aqui. Para quem costuma usar costumes e terno no dia-a-dia, valem modelos mais leves e produzidos com essas fibras.

Camisetas básicas e lisas, bermudas cargo e jeans claro são outros itens-chave. As cores também não segredo: quanto mais clara, melhor. Branco, off white, variações de cinza e cáqui são suas melhores amigas nestes dias. Para que não abre mão da cartela de cores mais escura, valem tons de azul mais escuros, cinzas-chumbo e tons terrosos.

tecidosverao3

Irmãos Sampaio para GQ Portugal, outubro de 2015

Nos pés valem tênis baixos, loafers, mocassins, docksides, alpargatas, sandálias e até mesmo chinelos (para ambientes informais, claro). Mas, de tudo, o mais importante: protetor solar! Aplique várias vezes ao dia no rosto e nas áreas mais expostas, como mãos e braços, sobretudo para quem passa grande parte do dia no trânsito. Isso evita o envelhecimento precoce e previne a possibilidade de desenvolver câncer de pele. Boa sorte e bom verão!