Sónar São Paulo 2015: música, estilo e tecnologia

Já imaginou um evento que une música, tecnologia, cultura e vanguarda sensorial? O festival catalão Sónar é pioneiro nessa forma de interagir diferentes conceitos, resultando uma iniciativa única. Começou em 1994 na cidade de Barcelona, na Espanha. Com o objetivo de se tornar um evento mundial, o festival uniu talentos emergentes do panorama musical, tangendo criações digitais e audiovisuais.

Show Röyksopp & Robyn, Sónar 2014 em Barcelona – Foto: Ariel Martini

Globalizado, tende a fundir a filosofia da proposta com a cidade para qual vai, seja Nova York, Estocolmo, Seul ou Tóquio. Após duas bem-sucedidas edições no Brasil (2004 e 2012), o Sónar São Paulo volta em novo formato, que privilegia os três pilares do evento: música, criatividade e tecnologia. Entre os dias 4 e 28 de novembro, traz, além de shows (SónarClub), uma mostra audiovisual (SónarCinema) e uma conferência internacional voltada à indústria tecnológica, criativa e artística (Sónar+D).

Os shows do SónarClub vão acontecer no dia 28, no Espaço das Américas, com lineup composto por The Chemical Brothers, Hot Chip, Brodinski, Evian Christ, Valesuchi, Pional e Zopelar.

Daito Manabe @ Sonar Complex 2014, em Barcelona – foto Óscar García

Eu estarei lá para registrar, além dos shows, os looks dos caras mais legais! E, falando nisso, porque não dizer um pouco sobre quem compõe essas bandas tão interessantes?

The Chemical Brothers
O duo de DJ’s é composto pelos músicos ingleses Tom Rowlands e Ed Simons. Pioneiros do big beat (estilo de música eletrônica caracterizada por aceleradas batidas de hip-hop, juntamente com batidas de funk, podendo incluir distorções de riffs de guitarras), a banda é sucesso desde 1995 (ano em que lança seu álbum de estreia, Exit Planet Dust).

Tom Rowlands e Ed Simons

Tom Rowlands e Ed Simons

Os caras? Sempre super básicos, quase sempre de preto e com roupas lisas. Com forte referência às roupas dos anos 90, a dupla parece até ter parado no tempo com aqueles óculos de grau com lentes estreitas e esfumaçadas. Os shows, em contrapartida, são megaproduções audiovisuais.

Brodinski:
Pianista, compositor e produtor musical, o francês Louis Rogé é mais conhecido como Brodinski. Mesclando diversos gêneros sonoros, o DJ produziu diversas faixas que foram sucessos globais, trabalhando com nomes de peso, como Tiga e Kanye West.

Brodinski

Brodinski é o clássico produto da geração computer kid – referência que reflete diretamente em seus trabalhos e no seu visual. Sempre numa pegada street, costuma ser visto com roupas mais largas e com signos do hip-hop.

Evian Christ:
Sucesso mais recente, Evian Christ começou publicando vídeos sobre suas produções musicais no YouTube, no final de 2011, onde conseguiu os holofotes globais. Em julho de 2012 lança seu primeiro EP, Kings and Them, antevendo uma série de produções únicas.

Seus shows são famosos não apenas pela qualidade sonora e experimental, mas também pela iluminação. Em parceria com o famoso designer de iluminação, Emmanuel Biard, Evian tem em suas performances um excepcional painel luminoso, que mescla lasers e efeitos extra-sensoriais.

Evian Christ

Evian Christ

O compositor britânico, que tem cara de bom menino, costuma vestir roupas mais clássicas, com cartela de cores bem neutras e básicas: seja na camisa abotoada até o fim ou nas camisetas com gola careca.

Gostou da ideia? Corre que dá tempo de comprar seu ingresso.

SónarClub em São Paulo

Quando? 28 de novembro, sábado;

Onde? Espaço das Américas – Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda;

Quanto? R$ 550 (haverá meia-entrada para estudantes e para quem doar um livro em bom estado no dia do evento);

Mais informações: www.sonarsaopaulo.com.br