Relíquias de guerra: peças de estilo militar

Vocês já repararam que o estilo militar voltou a aparecer nas ruas e vitrines? Não é por acaso. Além do visual fino, as peças costumam ser bem confortáveis, práticas e funcionais. O bacana é misturar modelagens militares com peças mais urbanas.

O exército estava sempre experimentando tecnologias para desenvolver tecidos mais resistentes e, com o fim das guerras, essas peças foram incorporadas ao dia a dia. Nos anos 60 e 70, inclusive, viraram uma espécie de manifesto anti-guerra. Foi só depois da guerra do Vietnã que os uniformes dos campos de batalhas chegaram a brechós e casas vintage, invadindo os palcos e os clubes mais badalados da época.

Lá pelos anos 90, o militarismo voltou junto com o grunge em parkas e desert boots, acompanhando camisas de flanela e muito jeans. Agora, vem com inspiração nos uniformes do exército, mas adaptadas, principalmente, ao nosso clima, em tecidos mais leves.

Confira 4 peças de origem militar para fazer bonito:

  • Óculos aviador

Você sabia que os óculos estilo aviador vem de 1936? Eles foram desenvolvidos pela Bausch & Lomb para proteger os olhos dos pilotos durante o voo, evitando que sofressem com o sol e conseguissem enxergar melhor os inimigos.

Desde então, foi adotado como um dos estilos preferidos de óculos escuros.

Fotos: Pinteret
  • Bomber jacket

Talvez você se lembre da bomber jacket G-1, modelo que ficou famoso depois de Top Gun. O que você provavelmente não sabia é que essas jaquetas foram criadas durante a Primeira Guerra Mundial para proteger os pilotos de todos os tipos de clima.

O design original tinha uma gola virada e reforçada para proteger o pescoço dos pilotos do vento e punho com elástico para não atrapalhar durante o voo.

Fotos: The Idle Man, Lookastic e Pinterest
  • Chukka boots

De origem inglesa, as Chukka Boots foram inspiradas nos soldados sul-africanos, que usavam essas botas feitas no Cairo para que os calçados durassem mais no deserto. Com elas, o designer pretendia encontrar simplicidade e durabilidade num calçado só. Deu certo, tanto que virou um dos preferidos na Europa e chegou até aqui.

Fotos: Pinterest
  • Pea coat

O pea coat é daqueles casacos que voltam a cada ano por seu estilo – e por proteger de verdade do frio. Utilizado pela primeira vez no século XVIII pela marinha norte-americana, foi ganhando mais e mais adeptos com o tempo. Ele é mais comprido que uma jaqueta comum, mas também precisava ser curto o suficiente para que os soldados da marinha conseguissem escalar e se mover com agilidade pelos navios.

Fotos: Pinteret

Já usa algum deles? Comenta lá no nosso facebook!